Análise e Projeto de Sistemas Lexis André Chagas Filipe Martins Paulo Orlando Rafael Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo de Casos de Uso Diagrama de Casos de Uso
Advertisements

Como fazer um blog?.
APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA
APSOO Aula 03.
Modelagem de Software Orientado a Objetos
Especificação de Requisitos de Software (ERS) Sistema Estimate
SISTEMA EDUCACENSO CADASTRAMENTO.
SISCAN – Solicitação de Exames
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
PCS Laboratório de Engenharia de Software I Especificação de Requisitos de Software Apresentação Final – Parte 1 Sistema Ksibo Geovandro Firmino.
WHITE LABEL SHOPPING CENTER
Fórum Digital análise e projeto de sistemas – IF718
Automação da sua equipe de vendas. Controle em tempo real.
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Expansão dos Casos de Uso
Sistema de Gerenciamento de Pessoas e Projetos
N UT S TOK S ISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BIBLIOTECAS Bruno Cavalcante (bmsc) Diego Lima (dclal) Marcelo Andrade (mcma) Reynaldo Tibúrcio (rfrt)
Análise de Projeto RUP + SOA
Projeto de casos de uso RUP + Projeto de serviços SOA
SGE Sistema de Gerenciamento de Estabelecimentos
SGCH – Sistema de Gestão de Contratos Hospitalares
Expansão dos Casos de Uso
Guia para geração e importação do SPED FISCAL e PIS/COFINS
Flog Anywhere Rubens Lins Saulo Chalegre Thiago Jamir.
PLANO DE AÇÃO PARTICIPATIVO
ClinSOFT Augusto José Edson Guedes Guilherme Oikawa Paulo Roberto.
Planejamento e Projeto de Testes
Análise e Projeto de Sistemas
Engenharia de Software e Sistemas Danilo Veras e Rebeka Gomes.
Análise e Projeto de Sistemas
 - PSF Grupo: abc, agsj, fcac.
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Guia para configuração e envio da Nfe por
Tela Inicial Tela Inicial do Sistema OcoMon, caso você seja um usuário cadastrado faço o login colocando o Usuário e a Senha cadastrados, caso não tenha.
Equipe: Cássio Melo Igor Ramos Hially Sá Raoni Franco
Projeto de Gerenciamento de Fábrica de Bebida
Acesso ao Site Casa Magalhães
Análise Orientada Objeto
Análise e Projeto de Sistemas
N UT S TOK S ISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BIBLIOTECAS Bruno Cavalcante (bmsc) Diego Lima (dclal) Marcelo Andrade (mcma) Reynaldo Tibúrcio (rfrt)
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
N.O.i.S Núcleo Operacional de Implementação de Sistemas
Modelando Sistemas em UML
Retaguarda - Bloquear Programa
Projeto de Sistemas Alexandre Monteiro. Agenda 2. Análise 3. Projeto 1. Revisão 4. Exercícios.
Sistema de Otimização da Análise de Laudos André, Denyson, Gabriel e Welington.
Abr-17 Analisar Caso de Uso Analisar caso de uso.
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
PROJETO.  Hoje muitas pessoas estão procurando fazer atividades físicas por vários motivos diferentes e para que esses treinos sejam realmente eficientes.
InAction Team. Projeto AKADEMIE - Gerenciando o Bem Estar InAction Team Desenvolvimento de projeto para a disciplina de Engenharia de Software e Sistemas.
Modelo de Análise e Projeto
Análise de Casos de Uso Rafael Duarte Alexandre Mota [rmd,
Expansão dos Casos de Uso
SobPressão Anderson Jun Kodama Eduardo Barasal Morales
Diagrama Casos de Uso.
Manual Paciente Virtual para Aluno. Nessa parte do manual será apresentado ao usuário (Administrador) como criar um paciente Criar Paciente.
Departamento de Gestão de Documentos Públicos
Como Criar um Curso Utilizando o Editor de Aulas Viviane Guimarães Ribeiro.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
UML Requisitos, Casos de Uso e Diagrama de Atividades no Rational Rose Baseado nos slides de Tiago Vinícius & Gleibson Rodrigo Roberto Costa
Iniciar o sistema de votação Mesário e Urna
1 UML NO PROJETO DE COMPONENTES: 1 a PARTE  DIAGRAMA DE CASO DE USO REAL  PROJETO DE INTERFACE  DIAGRAMA DE CLASSES  ELABORANDO O DIAGRAMA DE CLASSES.
© Todos os direitos reservados para Icatu Seguros S/A Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, arquivada ou transmitida de nenhuma.
InspectorSW Atividades de Análise e Projeto Equipe: Juliana Sá Mariana Xavier Marília Oliveira Tarciana Dias.
Sistema de Gerenciamento de Conferências Tecnológicas Descrição de Casos de Uso e Plano de Projeto Grupo 2 Andre Esteve Henrique Baggio Rafael Cano Victor.
Autorizar Programas para Usuários Esse help servirá para ajudar a configurar as permissões para os funcionários da empresa.
Roteiro para acesso aos cursos EAD da SEFAZ/MS
❶ ACESSO AO SISTEMA ❶ ❷ EXECUÇÃO DE CONSULTA ❷ ❸ SOLICITAÇÃO/EXECUÇÃO DE SADT ❸ ❹ CADASTRO DE BIOMETRIA ❹ ❺ RELATÓRIO DE UTILIZAÇÃO / FICHA MÉDICA ❺ ❻.
Sistema de Gerenciamento Acadêmico Francieli Zanardi – Luis Henrique Forchesatto – Marcelo Garbin.
Transcrição da apresentação:

Análise e Projeto de Sistemas Lexis André Chagas Filipe Martins Paulo Orlando Rafael Santos

Lexis  Page 2 Roteiro  O Projeto;  Casos de Uso;  Análise: -Diagramas de Sequência; -Diagramas de Classe.  Projeto -Mapeamento; -Arquitetura.

Lexis  Page 3 O Projeto

Lexis  Dificuldades na correção e/ou fluência na leitura de palavras;  Baixa competência leitora e ortográfica. Objetivos  Software para auxiliar no aprendizado de crianças com dislexia;  Forma de aprendizado alternativa;  Aprendizado multissensorial;  Aprender brincando. Lexis  Page 4 Dislexia

Lexis  Dept. de Fonoaudiologia da UFPE;  Usuários: Administrador, Paciente e Profissional;  Estrutura Básica de Aprendizado: Seção;  Estrutura de Avaliação: Relatório Lexis  Page 5 Características

Lexis  Page 6 Casos de Uso

Lexis  Page 7

Lexis  Page 8

Lexis  Page 9 Análise

Cadastrar Profissional Lexis  Page 10 IdentificaçãoNomeStatus UC 01Cadastrar ProfissionalAguardando validação ReferênciasRF-01 Criado em02/09/2010Revisado em21/09/2010 Atores: Administrador Entradas:  Informações do profissional como o nome, grupo de pesquisa e etc;  Identificação do profissional (login);  Senha do profissional. Pré-condições:  O Administrador deve estar logado no sistema. Fluxo de eventos: 1.O administrador informa ao sistema as informações do profissional, uma identificação (login) para este e uma senha; 2.O sistema verifica a disponibilidade da identificação do profissional; 3.O sistema registra o profissional; 4.Sistema avisa ao administrador sobre o sucesso da operação. Fluxo Secundário:  No fluxo principal 1, caso os dados informados nos campos a serem preenchidos para o cadastro forem inválidos, uma mensagem de erro informará que a operação não pode ser realizada com sucesso devido à invalidez dos dados apresentados e o sitema retorna para a tela “Cadastrar Paciente” ;  No fluxo principal 1 é possivel o cancelamento da operação pelo administrador;  No fluxo principal 2, caso a identificação desejada não esteja disponivel, o sistema informa isso ao administrador e volta para a tela de cadastrar profissional. Saídas e pós condições:  Deve ser exibida uma tela de êxito ao final da operação;  Profissional cadastrado.

Lexis  Page 11 Cadastrar Profissional Classes de Análise

Lexis  Page 12 Cadastrar Profissional Diagrama de Sequência

Lexis  Page 13 Cadastrar Profissional Diagrama de Classes

Lexis  Page 14 Logar IdentificaçãoNomeStatus UC 02LogarAguardando validação ReferênciasRF-02 Criado em02/09/2010Revisado em21/09/2010 Atores: Administrador e Profissional Usuários: Administrador e Profissional Entradas:  Identificação do Usuário (Administrador ou Profissional);  Senha do Usuário. Pré-condições:  O usuário deve estar cadastrado no sistema [UC 01]. Fluxo de eventos: 1.O usuário digita seus dados necessários à autenticação (identificação e senha); 2.O sistema verifica os dados (se esse usuário existe no sistema e se a senha informada está correta); 3.O sistema abre a tela principal da aplicação com uma mensagem de bem-vindo. Fluxo Secundário:  No fluxo principal 1, caso os dados informados nos campos a serem preenchidos forem incorretos (por exemplo, digitar caracteres numéricos no campo “nome”), uma mensagem de erro informará que a operação não pode ser realizada com sucesso devido à incorretude dos dados apresentados e o sistema volta para a tela de login;  No fluxo principal 2, caso o usuário não esteja cadastrado ou sua senha esteja incorreta, uma mensagem informando o ocorrido é exibida e o sistema volta para a tela de login. Saídas e pós condições:  O usuário está autorizado a usar a aplicação;  Tela inicial do sistema é exibida.

Lexis  Page 15 Logar Classes de Análise

Lexis  Page 16 Logar Diagrama de Sequência

Lexis  Page 17 Logar Diagrama de Classes

Lexis  Page 18 Cadastrar Paciente IdentificaçãoNomeStatus UC 03Cadastrar perfil PacienteAguardando validação ReferênciasRF-03 Criado em02/09/2010Revisado em21/09/2010 Atores: Profissional Entradas:  Informações do paciente a ser cadastrado como nome, idade, nome do responsável, telefone e grau de escolaridade ) Pré-condições:  O profissional deve estar logado no sistema [UC 02] Fluxo de eventos: 1.O profissional escolhe a opção “Cadastrar Paciente” e informa os dados do paciente necessários para a realização do cadastro; 2.O sistema verifica o paciente já existe no sistema; 3.O sistema registra o cliente; 4.Uma mensagem de êxito é mostrada na tela. Fluxo Secundário:  No fluxo principal 1, caso os dados informados nos campos a serem preenchidos para o cadastro forem inválidos, uma mensagem de erro informará que a operação não pode ser realizada com sucesso devido à invalidez dos dados apresentados e o sitema retorna para a tela “Cadastrar Paciente” ;  No fluxo principal 1 é possivel o cancelamento da operação pelo administrador;  No fluxo principal 2, caso o paciente já esteja cadastrado, o sistema exibe uma mensagem informando o ocorrido e volta para a tela “Cadastrar Paciente”. Saídas e pós condições:  O paciente é cadastrado no sistema e a ele é atribuido uma identificação;  Uma mensagem informando o êxito da operação é mostrada na tela.

Lexis  Page 19 Cadastrar Paciente Classes de Análise

Lexis  Page 20 Cadastrar Paciente Diagrama de Sequência

Lexis  Page 21 Cadastrar Paciente Diagrama de Classes

Lexis  Page 22 Logar Paciente IdentificaçãoNomeStatus UC 04Logar PacienteAguardando validação ReferênciasRF-04 Criado em02/09/2010Revisado em21/09/2010 Atores: Profissional Entradas:  A identificação do paciente desejado gerado pelo cadastro. Pré-condições:  O profissional responsável pelo paciente deve estar logado no sistema [UC 03] Fluxo de eventos: 1.O profissional fornecerá a identificação do paciente desejado; 2.O sistema verificará no banco de dados a existencia do paciente; 3.O sistema informará o sucesso da operação Fluxo Secundário:  No fluxo principal 2, caso não exista a identificação do paciente o sistema avisa o profissional, pedindo para informar uma nova identificação do paciente.  No fluxo principal 1 é possivel o cancelamento da operação pelo administrador Saídas e pós condições:  O sistema exibira uma tela informando o sucesso da operação;

Lexis  Page 23 Logar Paciente Classes de Análise

Lexis  Page 24 Logar Paciente Diagrama de Sequência

Lexis  Page 25 Logar Paciente Diagrama de Classes

Lexis  Page 26 Carregar Seção IdentificaçãoNomeStatus UC 05Carregar SeçãoAguardando validação ReferênciasRF-05 Criado em02/09/2010Revisado em21/09/2010 Atores: Profissional Entradas:  Número da seção Pré-condições:  O profissional deve estar logado no sistema [UC 02];  O paciente deve estar logado no sistema [UC 04]; Fluxo de eventos: 1.O profissional seleciona a seção desejada; 2.O sistema acessa o banco de dados em busca do conjunto de aulas, atividades e jogos correspondentes à seção selecionada; 3.O sistema entra no modo de visão paciente e começa a exibir a seção na tela. Fluxo Secundário: Saídas e pós condições:  A seção é aberta e está pronta para ser utilizada pelo paciente;

Lexis  Page 27 Carregar Seção Classes de Análise

Lexis  Page 28 Carregar Seção Diagrama de Sequência

Lexis  Page 29 Carregar Seção Diagrama de Classes

Lexis  Page 30 Encerrar Seção IdentificaçãoNomeStatus UC 06Encerrar SeçãoAguardando validação ReferênciasRF-06 Criado em02/09/2010Revisado em21/09/2010 Atores: Profissional Entradas:  O profissional deve informar a sua identificação e senha Pré-condições:  O Sistema deve estar na visão do Paciente, resultado do UC 05 (Carregar Seção) Fluxo de eventos: 1.O profissional solicita o fim da seção; 2.O sistema solicita identificação do profissional; 3.O sistema verifica se o login e senhas estão corretos; 4.O sistema salva os resultados da seção; 5.O sistema então alterna da visão do paciente para a visão do profissional; Fluxo Secundário:  Em 2, o profissional pode escolher a opção “cancelar” e então voltar para a tela da seção;  Em 3, caso os dados informados sejam inválidos, o sistema informa o ocorrido e permanece na tela de solicitação de identificação. Saídas e pós condições:  O sistema encerra as atividades do paciente e muda da visão do paciente para a visão do profissional, enviando os resultados da seção para que o subsistema gere os relatórios.

Lexis  Page 31 Encerrar Seção Classes de Análise

Lexis  Page 32 Encerrar Seção Diagrama de Sequência

Lexis  Page 33 Encerrar Seção Diagrama de Classes

Lexis  Page 34 Gerar Relatórios IdentificaçãoNomeStatus UC 07Gerar RelatóriosAguardando validação ReferênciasRF-07 Criado em02/09/2010Revisado em21/09/2010 Atores: Profissional Entradas:  Resultado das atividades e aulas realizadas pelo paciente. Pré-condições:  O caso de uso de Encerrar Visão Paciente [UC 06] deve ser finalizado Fluxo de eventos: 1.O sistema obtém os resultados da seção; 2.O sistema solicita a geração de relatórios; 3.O “Gerador de Relatórios” utiliza um conjunto de estatísticas e padrões para, a partir dos dados (resultados) gerados pelas atividades e aulas realizadas pelo paciente, gerar relatórios; 4.O sistema salva os relatórios gerados pelo “Gerador de Relatórios”; 5.O sistema pergunta se o profissional deseja que os relatórios sejam exibidos agora; 6.O sistema exibe os relatórios. Fluxo Secundário:  Nenhum fluxo secundário. Saídas e pós condições:  O relatorio é gerado e salvo no banco de dados, podendo ser exibido logo após a obtenção do mesmo ou quando o profissional desejar.

Lexis  Page 35 Gerar Relatórios

Lexis  Page 36 Gerar Relatórios

Lexis  Page 37 Gerar Relatórios

Lexis  Page 38 Projeto

Lexis  Page 39 Mapeamento Fachada Iterator TelaLogin TelaLogarPaciente TelaCadastrarProfissional TelaCadastro TelaCadastrarPaciente TelaExibicaoSecao ControladorLogin ControladorLogarPaciente ControladorCadastrarProfissional ControladorCadastro ControladorCadastrarPaciente ControladorCarregarSecao ControladorEncerrarSecao ControladorGerarRelatorios CadastroPaciente IRepositorioPaciente RepositorioPacienteBDR CadastroProfissional IRepositorioProfissional RepositorioProfissionalBDR CadastroRelatorios IRepositorioRelatorios RepositorioRelatoriosBDR CadastroResultados IRepositorioResultados RepositorioResultadosBDR CadastroSecoes IRepositorioSecoes RepositorioSecoesBDR ComunicacaoGeradorRelatorios SubsistemaComunicacaoGeradorRelatorios ISubsistemaComunicacaoGeradorRelatorios FachadaComunicacaoGeradorRelatorios Paciente Profissional Relatorio Resultado Secao

Lexis  Page 40 Diagrama de Classes

Lexis  Page 41 Contexto de Subsistema

Diagrama de Pacotes Lexis  Page 42

Dúvidas? Lexis  Page 43

Aplausos Lexis  Page 44

Obrigado! Lexis  Page 45