História a – aula 02.

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História a – aula 02

Chamada de Hélade pelos antigos gregos. grécia Chamada de Hélade pelos antigos gregos.

Grécia Antiga Montanhosa Solo pobre Pecuária relevante Comércio Marítimo GRÉCIA INSULAR GRÉCIA ASIÁTICA GRÉCIA CONTINENTAL

De novo o irresistível Eros, doce-amarga, invencível criatura, me tortura, ó Átis. E tu, ressentida comigo, voas para Andrómeda.

Os Cretenses O Rei Minos, filho de Zeus, era casado com Pasifae, filha do Sol. Pasifae, apaixonou-se por um touro sagrado, saído do mar. Dessa paixão, nasceu o Minotauro.

Por ordem de Minos, Dédalo, constrói um labirinto para trancar o Minotauro. Os atenienses eram obrigados a enviar todos os anos sete moços e sete moças para alimentar o Minotauro .

Teseu, filho do rei Egeu de Atenas, incluiu-se na lista. Teseu, com a ajuda de Ariadne, filha de Minos, derrotam o Minotauro matando-o.

A sociedade Micênica (ou Aqueana) foi influenciada pelos cretenses, de quem receberam diversas influências: navegações, técnicas agrícolas, escrita, religião...

Aqueus, Eólios, Jônios e Dórios. Período Pré-Homérico – XX – XII a.C. Invasão dos indo europeus Formação do homem grego. Aqueus, Eólios, Jônios e Dórios.

Uso coletivo dos bens Formação dos GENOS Período Homérico Primeira Diáspora Chegada dos Dórios Formação dos GENOS Uso coletivo dos bens

Obras atribuídas ao Aedo Homero Ilíada Gregos X Troianos Odisséia Volta de Ulísses ao Reino de Ítaca.

Período Arcaico evolução das cidades-estado gregas. Deixando de adotar o uso coletivo da terra, começava a aparecer dentro dos genos uma classe de proprietários de terra.

Esparta Fundada pelos Dórios VALORES CULTIVADOS “A lança deles era forte. A música deles era suave. Entre eles a justiça tinha um lugar honrado”. (Terpanto) Austeridade Espírito Cívico e militar. Submissão total do indivíduo ao Estado.

Sociedade Espartano ou Esparciata: Classe dominante. Descendentes dos antigos Dórios Periecos: os livres porém sem direitos políticos. Hilotas: escravos públicos. Servos que pertenciam ao Estado.

Economia Toda atividade econômica era proibida aos espartanos, que dedicavam-se unicamente à preparação militar. Lembre-se Hilotas eram escravos do Estado, não podiam ser vendidos, revoltavam-se constantemente e em alguns casos serviam ao exército.

política Diarquia: dois reis. Gerúsia: Conselho dos anciãos, acima de 60 anos (28 membros). Éforos: 5 membros eleitos pelo povo com mandato de 1 ano. Julgavam até reis. Ápela: Assembleia do povo (espartanos com mais de 30 anos). Aprovavam ou reprovavam resoluções.

Atenas Nesta Polis a educação era tratada como uma atitude de compromisso. Fundada pelos Aqueus, Jônios e Eólios. Os atenienses se consideravam Jônios.

Compravam tecidos, tapetes, perfumes... ECONOMIA Em Atenas no Período Clássico predominou o MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA. AGRICULTURA era a base econômica: Azeite, Figo... COMÉRCIO: Vendiam Cerâmica, prata... Compravam tecidos, tapetes, perfumes... Dracma era a moeda ateniense, uma espécie de Dólar da época.

sociedade EUPÁTRIDAS “BEM NASCIDOS” que monopolizavam a política. Aristocracia Rural. METECOS Livres, porém Não Cidadãos. Estrangeiros e seus descendentes. Escravos Adquiridos, herdados ou capturados. Geomores Deimiurgos Pequenos agricultores. Comerciantes e Artesãos. Formavam o Demos ateniense.

Mulher Conservar distância. Ficar caladas. Dirigir a casa. Preparar a comida. As jovens... Confinadas nos Giniceus. O pai escolhia o noivo (entre os 14 e 16 anos).

Atenas evoluiu de uma monarquia hereditária à democracia Atenas evoluiu de uma monarquia hereditária à democracia. Do Basileu ao arcontato. Legislação DRÁCON Primeiro legislador ateniense. Legislou leis férreas que favoreciam a aristocracia. Manteve os privilégios da Aristocracia.

Sólon Eupátrida arruinado. Divisão da sociedade por renda. Fim do Nexum. Limitação da quantidade de terras por indivíduo. Tiranos Usurpação do poder pela força. Psístrato(528 a. C), Hípias e Hiparco. Pai da Democracia. Direitos políticos para todos os cidadãos nas assembleias. Instituição do Ostracismo. Clístenes

Democracia Ateniense Era uma Democracia Direta, ou seja, todos os cidadãos participavam da vida política. ECLÉSIA Assembleia do Povo Quem era Cidadão ateniense? Homens Pais e Mães atenienses Filho Mulheres e estrangeiros Qualquer idade Excluídos Cargos públicos eram ocupados por eleições ou sorteios DOCIMÁSIA investigação da vida do eleito para os cargos públicos antes que ele assumisse suas funções. MISTHÓS Ajuda de custos Para a participação de pobres

TODOS OS CIDADÃOS ESCRITOS NOS REGISTROS DOS DEMOS ECLÉSIA Votação e emenda das leis e propostas. TODOS OS CIDADÃOS ESCRITOS NOS REGISTROS DOS DEMOS Votação da política externa. Votação das despesas públicas, eleição de magistrados. Atribuição ou destituição de cidadania.

tirados a sorte. Duração de BULÉ Administração geral. Preparação geral das sessões da assembleia. 500 cidadãos de mais 30 anos tirados a sorte. Duração de um ano. Fiscalização dos Magistrados. Recepção das embaixadas. Docimásia.

Funções religiosas. Antigos Arcontes. Vitalícios. Areópago Sem funções importantes na época de Péricles.

Dez. Eleitos por 1 ano. Reelegíveis. Estrategos Comando do Exército. Negociações das tréguas. Influência primordial: Eleição e reeleição. Acesso à Bulé. Papel na defesa.

(UFSC/13) A educação em Esparta Ensinavam a ler e escrever apenas o estritamente necessário. O resto da educação visava acostumá-los à obediência, torná-los duros à adversidade e fazê-los vencer o combate. Do mesmo modo, quando cresciam, eles recebiam um treinamento mais severo: raspavam a cabeça, andavam descalços, brincavam nus a maior parte do tempo. Tais eram seus hábitos.  PLUTARCO. A vida de Licurgo. In: PINSKY, Jaime. 100 textos de História Antiga. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1998. p. 109. Sobre o papel da educação e da escrita nas sociedades antigas, é CORRETO afirmar que:

01. o Egito antigo, extremamente dependente do rio Nilo e de seu regime de cheias, fez da agricultura sua principal atividade econômica. Esta característica impediu o desenvolvimento da escrita naquela sociedade. 02. a escrita cuneiforme, criada pelos assírios na antiga Mesopotâmia, tinha por função estabelecer acordos comerciais com os etíopes. 04. conforme o trecho acima citado, podemos perceber que a educação tem estreita relação com as características sociais. O militarismo de Esparta influenciou a educação de suas crianças.

08. a educação que uma criança recebia na antiguidade dependia da posição social e do gênero. As mulheres atenienses, por exemplo, recebiam uma educação familiar que lhes qualificava para as atividades domésticas e os cuidados com os filhos. 16. na China, o confucionismo valorizava uma educação pautada no respeito às tradições, ressaltando valores como moderação e harmonia.

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