EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA OBJETIVOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OUTROS MOVIMENTOS EM DESTAQUE
Advertisements

OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
1914 – 1918.
A GUERRA DO PARAGUAI.
Os Primórdios da Enfermagem no Brasil
História do Paraguai Nomes: Lucas Perim Cazaroto n°:21
2º Reinado O governo de D. Pedro II Unidade 8 (temas 3 a 6)
HISTÓRIA DA POLÍTICA EXTERIOR DO BRASIL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÃO AMERICANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA EXTERNA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – SABINADA E.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – CABANAGEM.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO JAPONÊS OBJETIVOS.
OBJETIVOS EXPLICAR A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DA REPÚBLICA ROMANA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: POLÍTICA EXTERNA DO SEGUNDO IMPÉRIO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA OBJETIVOS.
PARAGUAI A TRÍPLICE FRONTEIRA.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: GRÉCIA OBJETIVOS IDENTIFICAR.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS DISCUTIR A TRANSIÇÃO PARA O.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O FIM DO IMPÉRIO NAPOLEÔNICO.
Segundo Reinado: Política Externa.
Segundo Reinado: Política Externa.
O Segundo Reinado ( ) D. Pedro II.
CRISE NO BRASIL IMPÉRIO II
Segundo Império Golpe da Maioridade (1840).
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Antecedentes D. Pedro II havia garantido a unidade do Império e lutava para exercer influência no sul da América Latina. Por quê? Para controlar a navegação.
SEGUNDO REINADO NO BRASIL
RELAÇÃO BRASIL/ARGENTINA
A GUERRA DO PARAGUAI.
Segundo Reinado Política Externa.
Segundo Reinado no Brasil ( )
Segundo Reinado: Situação externa e crise do império
Política Externa no Segundo Reinado
A Guerra do Paraguai.
Causas e consequências
Paraguai Fernanda Costa – 7 Isabella Lupinari – 14 8°A.
GUERRA DO PARAGUAI Ana Laura Gurgel Nakamura Camila Moreira Barbosa
A consolidação do Império no Brasil
América Platina.
O que de fato aconteceu? A GUERRA DO PARAGUAI
A Era Napoleônica ( ).
Segundo Reinado (1840 – 1889).
Segundo Reinado (política interna e modernização)
Bizu de Batalhas A luta continua....
OBJETIVOS LOCALIZAR A PENÍSULA ITÁLICA RELATAR O SURGIMENTO DE ROMA
Guerra do Paraguai Guerra do Paraguai
Segundo Reinado (política interna e modernização)
Segundo Reinado (1840 – 1889) Profª Cristina Misutani
GUERRA DO PARAGUAI 22/04/2017
MS PARTE 03
BRASIL REPÚBLICA VELHA
O SEGUNDO REINADO.
Cap Crise do 2º Reinado.
Período Joanino Dom João VI 1808 a 1821 Fuga de Portugal por causa da invasão napoleônica Volta a Portugal por ocasião da Revolta Liberal do Porto.
MODERNIZAÇÃO E IMIGRAÇÃO
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA POLÍTICA EXTERNA Manutenção de uma política de acomodação com os interesses da Inglaterra; Dependência econômica e fonte de.
Guerra do Paraguai.
O 2º REINADO B) POLÍTICA EXTERNA: Conflitos platinos:
Independência do Paraguai. Crise em relação à Argentina após o Paraguai ter deixado de ser uma intendência e se tornado parte do Vice-Reinado do Rio da.
Brasil Império: Período Regencial( ) e Segundo Reinado ( ) Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia Barreiros, 2016.
Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo.
Transcrição da apresentação:

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA OBJETIVOS EXPLICAR RESUMIDAMENTE OS CONFLITOS OCORRIDOS NA REGIÃO DO RIO DA PRATA INTRODUÇÃO: OS INTERESSES NA ÁREA

Foi a mais longa e sangrenta das guerras ocorridas na América do Sul Há 150 anos atrás, o Paraguai era o país mais desenvolvido da América do sul, mas por ser um país interior, estava à mercê de Buenos Aires Por isso mesmo, desde Gaspar de Francia, seu primeiro presidente, o Paraguai havia adotado uma política voltada para si mesmo, fortemente nacionalista A partir daí, o isolamento, a estatização da economia e a ditadura caracterizaram o governo Carlos Antonio Lopez e o filho deste, Francisco Solano Lopez, seguiram o mesmo caminho O país dispunha de uma forte infra-estrutura na época, pois possuía telégrafos, ferrovias, siderurgia, fábricas de armas e pólvora, estaleiros e exportava o dobro do que importava Já na independência do país a escravidão fora abolida, e os governantes que se sucederam haviam praticamente erradicado o analfabetismo e a miséria As taxas alfandegárias altas e o mercado fechado originaram industrialização, o que tornou fundamental uma saída para o mar, e o Paraguai via seu direito à livre navegação e sua comunicação com o exterior ameaçados O Paraguai tinha o exército mais poderoso na época (77 mil homens bem treinados e armados contra 27 mil brasileiros, argentinos e uruguaios) e uma marinha modernizada O sonho expansionista e militarista de Lopez era formar o grande Paraguai – o Uruguai, o Rio Grande do Sul, o Mato grosso, duas províncias argentinas, e a saída para o Atlântico Desde a independência, os interesses na área vinham opondo os quatro países A guerra teve, portanto, motivos econômicos e políticos (livre navegação, fronteiras em litígio, alianças)

O início da guerra (agressão paraguaia) com o apresamento do navio Marquês de Olinda no Rio Paraguai, e com a invasão do Mato Grosso (Nov de 1864) Batalha do Riachuelo e Batalha de Tuiuti (maior batalha na América do Sul) A partir de 1866, o Brasil ficou praticamente só, com a saída da guerra da Argentina e do Uruguai Foi garantida a alforria aos escravos que fossem voluntários – forte paradoxo Com a entrada de Caxias no comando do Exército, este foi reorganizado, foi restaurada a disciplina, providenciados mais armamentos e melhoradas as condições de higiene (Cólera) e as operações militares Batalha naval de Humaitá e a Dezembrada: Itororó, Avaí, Angostura, Lomas Valentinas, e a Batalha de Assunção, já em 1869 Saída de Caxias da Guerra e entrada do Conde d’Eu – fase mais violenta O Paraguai se rendeu com a morte de Solano Lopez em Março de 1870 Consequências da guerra para o Paraguai: de uma população de 800 mil paraguaios, ao final da guerra, 600 mil haviam sido mortos (80% dos homens adultos); 140 mil quilômetros quadrados, 40% do território paraguaio, foram anexados pela Argentina e pelo Brasil; enorme dívida de guerra para com o Brasil, que foi cancelada por Getúlio Vargas; o Paraguai é hoje um dos países mais pobres e atrasados da América do Sul Consequências para o Brasil; A dívida externa brasileira quase triplicou; 50 mil brasileiros foram mortos; o prestígio do Exército aumentou; a Campanha abolicionista e os ideais republicanos CONCLUSÃO: A guerra transformou todos os países nela envolvidos

MARECHAL SOLANO LOPEZ

O TEATRO DE GUERRA

GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA

BATALHA DO RIACHUELO

BATALHA DE TUIUTI

GENERAL OSÓRIO

MILITARES BRASILEIROS

LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA

MILITARES BRASILEIROS

BATALHA DO AVAÍ

MILITARES PARAGUAIOS

JORNAL PARAGUAIO

JORNAL BRASILEIRO

NEGROS NA GUERRA

PATRONO DO EXÉRCITO

CONDE d’EU

UNIFORMES MILITARES

FOTOS DA GUERRA

SOLANO LOPEZ

PARAGUAI