A NEP. Terminada a guerra civil (inícios de 1921) com a vitória dos bolcheviques, a Rússia encontrava- se numa situação de crise generalizada Trotsky.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO RUSSA.
Advertisements

A REVOLUÇÃO RUSSA Prof. Emerson Guimarães.
A REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
PIB- Produto Interno Bruto
Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização.
SOCIALISMO CIENTÍFICO
SOCIALISMO Sociedade igualitária
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917 OUTUBRO VERMELHO.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
A REVOLUÇÃO RUSSA Temas de História.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Aulas do dia 10 de Novembro História A 12.º Ano – 2010/2011 Prof. Margarida Martins O Estalinismo 1928 – Estaline controlava Estado/Partido comunista.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
A Revolução Russa. Objetivos Estabelecer a importância da Revolução Russa para o século XX e para os dias atuais. Relacionar a Revolução Russa as ideologias.
REVOLUÇÃO RUSSA
A Revolução Russa.
Tema I: A Europa e o Mundo no limiar do século XX
Revolução Russa Webster Pinheiro.
Regimes totalitários na Ásia
Professor Luiz Felipe Geografia
MUNDO DO TRABALHO.
Clique para prosseguir! 
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
Revoluções do século XX (I)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Conceitos Históricos: socialismo, revolução
REVOLUÇÃO RUSSA.
Prof. Ruy Sérgio Incerti Júnior
Revolução Bolchevista Revolução Socialista
Revolução Russa Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
Helder Molina Revolução Russa URSS.
ESTADO SOCIAL.
Lênin retorna do exílio – TESES DE ABRIL “Paz, terra e pão”.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA HISTÓRIA GERAL
Rússia- Pré revolucionária
Revolução Russa.
Conhecendo os personagens...
Revolução Russa Rússia.
A REVOLUÇÃO RUSSA.
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
REVOLUÇÃO RUSSA 1917
Revolução Russa Alan.
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Economia: Tipicamente agrária (85% da população vivia no campo
As guerras podem acontecer por várias razões. Mas com certeza, o motivo econômico foi decisivo para a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O interesse.
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
Revolução Russa.  Segundo Karl Marx e Frederic Engels, o primeiro país a passar por uma revolução socialista seria a Inglaterra, pois nos dizeres desses.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
Prof. Luiz Felipe. Contexto da Rússia no inicio do século XX: Sociedade submetida a um Estado despótico (poder na mão do Czar com o apoio da Aristocracia);
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
Rússia e Europa Oriental
A Revolução Russa Rússia antes de 1905 Política=Império russo: várias nações - Governo autocrático – absoluto Economia=agrária-trabalho servil MAS,
PROLETARIADOS DE TUDO MUNDO, UNI-VOS!.  SOCIALISMO  SUBSTANTIVO MASCULINO  POL. DOUTRINA POLÍTICA E ECONÔMICA QUE PREGA A COLETIVIZAÇÃO DOS MEIOS DE.
R EVOLUÇÃO R USSA. Império Russo 170 milhões de pessoas. 50% pessoas de outras nacionalidades. Vasto território – da Europa a Ásia Opressão do Czar –
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair REVOLUÇÃO RUSSA (1917)  DEFINIÇÃO: Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.  ANTECEDENTES:
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com 1.
AULA 3 DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
O Comunismo aplicado a um país rural p
Transcrição da apresentação:

A NEP

Terminada a guerra civil (inícios de 1921) com a vitória dos bolcheviques, a Rússia encontrava- se numa situação de crise generalizada Trotsky e Lenine em Petrogrado em 1921 entre militantes comunistas

Contudo as medidas de Lenine não deram os resultados esperados. Por isso, na Primavera de 1921, o dirigente russo foi obrigado a adoptar uma "Nova Política Económica" - a NEP A produção industrial decaíra 13%, a produção agrícola diminuíra dramaticamente, os campos e as fábricas estavam arrasados ou abandonados. Após uma longa seca, uma terrível fome matou mais de cinco milhões de pessoas. Em algumas regiões, camponeses e marinheiros, descontentes revoltaram-se mesmo contra o novo regime.

Nova Política Económica (l ) Face à crise económica e ao mal-estar social, Lenine lançou uma Nova Política Económica (NEP) que, em algumas áreas, permitiu uma certa iniciativa privada. Lenine anuncia a NEP

a exploração privada da terra (em 1927, 98% da terra semeada pertencia a particulares); a venda no mercado dos excedentes agrícolas pelos camponeses Apesar do Estado conservar o monopólio dos grandes meios de produção, da banca, do comércio externo e dos principais sectores da indústria, a NEP estabeleceu claras medidas de liberdade económica, como:

a liberdade de produção industrial (as fábricas sem força motriz e com menos de vinte operários foram desnacionalizadas) e a venda livre de produtos dos artesãos; a liberdade do comércio interno; o livre investimento dos capitais estrangeiros na União Soviética.

O sucesso da NEP - que permitiu uma indiscutível recuperação económica do país - representou, contudo, um perigo para a construção do socialismo. Com efeito, a iniciativa privada (a economia de mercado) estava em contradição com a doutrina socialista. A liberalização da agricultura, da indústria e do comércio conduziu ao enriquecimento dos kullaks (burguesia rural) e dos nepmen (homens de negócios, comerciantes e industriais). Assim, surgiu o risco de uma sociedade de classes em oposição ao ideário socialista. Lenine 1922

Em 1924, com a morte de Lenine, dois líderes disputaram o poder na União Soviética: Trotsky (comissário de guerra) e Estaline (secretário-geral do Partido Comunista). Trotsky defendia a necessidade de uma "revolução permanente e universal" para instaurar o socialismo, enquanto Estaline era partidário do "socialismo num só país", isto é, primeiramente na URSS e só depois noutros países. Controlando o aparelho do partido, Estaline expulsou Trotsky do país e tornou-se o senhor todo poderoso da URSS. Em 1928, Estaline pôs termo à NEP (que considerava um obstáculo à consolidação do socialismo) e lançou decisivamente a União Soviética na via do socialismo. (estações de maquinaria para apoio aos agricultores). Quanto à indústria, a prioridade foi dada à indústria pesada, siderurgia e electrificação.