DILATAÇÃO TÉRMICA Professor Paulo Christakis, M.Sc.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE NÃO Profª Reisila Mendes.
Advertisements

FÍSICA.
TERMOMETRIA.
Professor: José Queiroz
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
DILATAÇÃO TÉRMICA.
Capítulo 1 Temperatura 1.1 Introdução. Temperatura e o Princípio Zero da Termodinâmica 1.2 Termómetros e a Escala Celsius 1.3 O Termómetro de Gás.
Universidade Federal Rural
Transmissão de Calor.
PORQUE OS CORPOS, EM GERAL, SE DILATAM AO SEREM AQUECIDOS? Quando esquentamos alguma substância estamos aumentando a agitação de suas moléculas, e isso.
Correção prova cumulativa
Termologia Prof. Rosângela Moreira
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA.
- Engenharia de Produção -
TERMOLOGIA Revisão e cont.
Hipótese do Contínuo Propriedades Básicas dos Fluidos: continuação
O que você deve saber sobre DILATAÇÃO DOS SÓLIDOS E DOS LÍQUIDOS
Professor: Marcelo Alano.
Dilatação Térmica dos Líquidos
Capítulo 1 Temperatura 1.1 Temperatura e o Princípio Zero da Termodinâmica 1.2 Termómetros e a Escala Celsius 1.3 O Termómetro de Gás a Volume Constante.
Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre transferida do meio.
Temperatura Calor 1º. Lei da Termodinâmica
Calor e TEMPERATURA.
TERMOLOGIA IVAN SANTOS. CONCEITOS FUNDAMENTAIS Temperatura: Medida da agitação molecular. Calor: Energia térmica em trânsito. Equilíbrio térmico: temperaturas.
Biologia Molecular ÁGUA
Propagação de Calor.
Termologia – Temperatura e Calor.
DILATAÇÃO.
Dilatação Térmica.
Dilatações Térmicas Prof Wildson W de Aragão
Física Térmica INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE
FÍSICA DILATAÇÃO TÉRMICA Prof.: Roberto Bahiense..
Prof. Victor Física | 2ª Série | Ensino Médio
Propagação(transmissão) do calor
TERMOLOGIA.
TERMOLOGIA.
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
Caderno 2 Capítulo Dilatações
Dilatação Térmica Prof. Christian de Pinho Ramos.
FORMULÁRIO 01 Uma barra de ferro, coeficiente de dilatação linear 12.10 −6 °C −1, possui um comprimento de 15 m a 20°C, se a barra é aquecida até.
PROPAGAÇÃO (TRANSMISSÃO) DE CALOR
Dilatação Térmica.
EM 1535 JÁ FUNCIONAVA UMA FÁBRICA DE VIDRO NO MÉXICO.
Dilatação Térmica Joyce Nascimento.
Dilatação Superficial
Materiais de Construção I Concreto de Cimento Portland Aula II
SENSORES FÍSICOS E QUÍMICOS PARA MEIOS E GASES
Capítulo 1 Temperatura 1.1 Temperatura e o Princípio Zero da Termodinâmica 1.2 Termómetros e a Escala Celsius 1.3 O Termómetro de Gás a Volume Constante.
HIDRODINÂMICA Conceitos iniciais
PROPAGAÇÃO DO CALOR.
PROFESSOR: REINALDO R. FERREIRA
DILATAÇÃO – Parte I DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO
TERMOMETRIA, CALORIMETRIA E TERMODINÂMICA – Aula 2
DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 8ª
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Dilatometria Professor John Disciplina Física.
TERMOLOGIA Prof. Samuel Degtiar.
DILATAÇÃO TÉRMICA.
SUMÁRIO: Mecanismos de transferência de energia por calor em sólidos e fluidos: condução e convecção. Condutividade térmica. Bons e maus condutores.
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
7.3 – Dilatação Térmica Site:
Matéria e energia Ciências – 5º ano.
Dilatação dos sólidos e líquidos
Dilatometria Professor John Disciplina Física 1.
Ciências – 5º ano  Todas as substâncias, sólidas, líquidas ou gasosas: -São constituídas de matéria -Têm massa -Têm volume -Ocupam lugar no espaço -Têm.
Temperatura e Dilatação Cap. 19 Lilian R. Rios 03/05/16 03/05/16.
Ciências da natureza e suas tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série Dilatação térmica Prof. Rodrigo.
Site: Unidade 4 Capítulo 18 Dilatação Térmica Site:
Transcrição da apresentação:

DILATAÇÃO TÉRMICA Professor Paulo Christakis, M.Sc. 18-04-2017 DILATAÇÃO TÉRMICA Professor Paulo Christakis, M.Sc. Professor de Ciências – Física

18-04-2017 INTRODUÇÃO Elevando-se a temperatura de um corpo, geralmente, suas dimensões aumentam devido ao aumento da distância média entre as partículas que o constituem. Este fenômeno é chamado de dilatação térmica.

OBS: Diminuindo-se a temperatura ocorre a contração térmica. 18-04-2017 OBS: Diminuindo-se a temperatura ocorre a contração térmica. Os fios elétricos entre os postes nas ruas e entre as torres das linhas de alta tensão, ao serem instalados, não são esticados. Esse procedimento visa a evitar que, no inverno, com a queda de temperatura, a contração térmica possa esticar esses fios a ponto de se romperem.

18-04-2017 DILATAÇÃO LINEAR(Δℓ): é o acréscimo de comprimento quando eleva-se a temperatura de um corpo. OBS: Quanto menor o coeficiente de dilatação térmica de um corpo, maior será sua resistência ao choque térmico (grande variação de temperatura), pois menor será sua dilatação térmica. Exemplo: O Pyrex tem maior resistência ao choque térmico do que o vidro comum por apresentar menor coeficiente de dilatação térmica.

18-04-2017 JUNTA DE DILATAÇÃO → É o espaço deixado entre os segmentos de uma construção para permitir a livre dilatação do material, devido ao aumento de temperatura. As ferrovias, pontes, viadutos e grandes construções são feitos em segmentos, com um espaço entre eles (junta de dilatação) para permitir a livre dilatação do material quando a temperatura aumentar. Assim, os trilhos da ferrovia não entortam e o concreto das construções não racha.

18-04-2017 DILATAÇÃO SUPERFICIAL (ΔA) → é o acréscimo de área quando eleva-se a temperatura de um corpo . Nas calçadas, separam-se as placas de cimento por um espaço vazio ou ripas de madeira ou varas de plástico, que “absorvem” eventuais dilatações das placas, impedindo que elas se rachem.

18-04-2017 OBS: Elevando-se a temperatura de uma chapa com orifício, o orifício se dilata juntamente com a chapa, pois ele se comporta como se fosse constituído do mesmo material da chapa.

DILATAÇÃO DOS LÍQUIDOS 18-04-2017 DILATAÇÃO VOLUMÉTRICA OU CÚBICA(ΔV): é o acréscimo de volume quando eleva–se a temperatura de um corpo. DILATAÇÃO DOS LÍQUIDOS Quando eleva–se a temperatura de um líquido contido num recipiente, tanto o líquido quanto o recipiente dilatam–se.

18-04-2017 Anomalia da água As moléculas de H2O apresentam uma ligação chamada “ligações de hidrogênio – antigamente chamada ponte de hidrogênio”, onde o hidrogênio interage com uma outra molécula de H2O. As figuras abaixo mostram a disposição assumida pelas moléculas de H2O, no gelo e na água, e a presença de muitas ligações de hidrogênio na estrutura do gelo.

18-04-2017 No gelo, a presença de muitas ligações de hidrogênio deixa a estrutura expandida e bastante porosa. Observou-se experimentalmente que elevando-se a temperatura da água de 00C até 40C seu volume diminui, pois ocorre um rompimento nas ligações de hidrogênio, provocando uma aproximação das moléculas. Porém, acima de 40C o volume da água volta a aumentar, ou seja, a anomalia da água ocorre somente no intervalo de 00C a 40C.

18-04-2017 Um lago não congela completamente porque a água próxima ao gelo, a 0 0C, possui menor densidade, mantendo-se na parte superior do lago e a água no fundo, a 4 0C, possui maior densidade, mantendo-se na parte inferior. Contribui também para esse fenômeno o fato de o gelo ser menos denso que a água e isolante térmico.