Livros Apócrifos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CÂNON DAS ESCRITURAS.
Advertisements

A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
Batismo no Espírito Santo (parte V)
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão para a correção, para educação na justiça” (2 Tm 3:16).  
Muitos acontecimentos ocorrerão em breve Nosso Deus conhece o futuro da humanidade.
A compreensão da justiça de Deus
A Doutrina da Palavra de Deus
Atos dos Apóstolos 11,19-26 Naqueles dias, aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estevão chegaram à Fenícia,
Atos dos Apóstolos 3,11-26 Naqueles dias, como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado.
PERGUNTA PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DIA 09/MAIO/2010
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
Em busca da ovelha perdida. Jo
VISÃO PANORÂMICA DO NOVO TESTAMENTO
A Bíblia e São Jerônimo.
A Revelação de Deus à humanidade:
Maria a Bem-Aventurada
No mês de Setembro comemoramos o
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
Existe erro na Bíblia ?.
Geração de discipulos João 12:9 E grande número dos judeus chegou a saber que ele estava ali: e afluíram, não só por causa de Jesus mas também para verem.
Carta do Apóstolo Paulo, ela deveria entrar na Bíblia?
“Não desprezeis as profecias...” 1Tessalonicenses 5:20
EBIENA – SALA DE ADULTOS
O livro mais importante do mundo
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
TEMA: O TESTEMUNHO NA VIDA DO SERVO
As Quatro Grandes Comissões
No Apocalipse temos a Revelação de que a igreja de Deus tem o testemunho de Jesus, que é o espírito da profecia. Também há referências no Apocalipse.
ESTA DIZEM SER UMA HISTÓRIA REAL
OS PROPÓSITOS DA IGREJA.
Jesus conforta os Discípulos antes de sua morte e ressurreição
AS ESCRITURAS.
SEPTUAGINTA.
O Concílio de Jâmnia.
Carta do Apóstolo Paulo
O Inícío da Igreja Bíblica
JOÃO, JÁ VELHINHO, FOI LEVADO
BEM-AVENTURADO (FELIZ)
CURSO BÍBLICO.
Cartas na Palavra de Deus
Cartas na Palavra de Deus
BEM-AVENTURADO (FELIZ)
Cartas na Palavra de Deus
1ª Carta do Apóstolo João à Igreja de
Filadélfia Esmirna Pérgamo Éfeso Sardes Tiatira Laodicéia
Paulo Cruz Silva Obediência  A obediência é o caminho mais seguro para alcançar a perfeição.  A palavra obedecer significa: ”ouvir debaixo de autoridade.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
Como a Bíblia chegou até nós? Quem a escreveu? Posso confiar no que ela me diz?
REVELAÇÃO: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
A ÚLTIMA ESPERANÇA. A ÚLTIMA ESPERANÇA Existem momentos na vida onde tudo parece ir mal!
CARTA À IGREJA DE FILADELFIA
V F 1. Ao fim dos dias proféticos Cristo virá pela segunda vez. 2. As 70 semanas são a primeira parte dos dias proféticos. 3. O santuário.
AS SETE CARTAS Que VÊ e é CONHECEDOR de todas as coisas.
“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua,
O JUGO DE JEREMIAS Lição de novembro de 2015.
Traduções da bíblia. Continuação....
Introdução Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
Carta do apóstolo João às Sete Igrejas da Ásia (e a nós)
Trabalho no âmbito da disciplina de Moral. Antigo testamento1 Trabalho realizado por Novo testamento2 Textos deuteracónicos Deuteracónicos Novo testamento3.
Organização Interna da Bíblia
Introdução Terceira Declaração Falsa: Não cometemos pecado 1˚ Enfoque.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Organização interna da Bíblia
OS LIVROS APÓCRIFOS INTRODUÇÃO:
Transcrição da apresentação:

Livros Apócrifos

INTRODUÇÃO: 1. Apoc. 22:7 e 18: “Eis que presto venho: Bem-aventurados aqueles que guardam as palavras da profecia deste livro... Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro”.

I – SÃO SETE OS LIVROS APÓCRIFOS I Macabeus II Macabeus Tobias Judith Baruque Sabedoria Eclesiástico.

São chamados “Apócrifos” pelos evangélicos e “Deuterocanônicos” pelos Católicos Romanos. a) “Apócrifo” quer dizer “oculto”, “escondido”. (Significaria sem importância sem relevância, que não é do uso público).

b) “Deuterocanônico” – vem de duas palavras: - Deutero - Segundo - Canon - Conjunto de livros inspirados. (1) “Deuterocanônico” seria então um segundo conjunto de livros inspirados.

II – POR QUE A IASD NÃO ACEITA OS LIVROS APÓCRIFOS 1. Os Judeus nunca aceitaram estes livros e segundo Romanos 3:1 e 2, aos Judeus foi confiado o cuidado da Palavra de Deus. 2. Nem Jesus, nem os apóstolos usaram jamais qualquer citação dos mesmos.

3. Os próprios autores destes livros não afirmam terem sido inspirados. 4. Eles trazem vários erros históricos e doutrinários.

III – ERROS HISTÓRICOS NOS APÓCRIFOS JUDITH 1: 1 e 7 – Chama Nabucodonozor Rei da Assíria cuja capital estava em Nínive. Os nomes e o episódio mencionados não têm qualquer evidência histórica.

Baruque diz ser escriba de Jeremias e escreve de Babilônia, quando sabemos que ele foi para o Egito. (Jeremias 43: 6 e 7).

IV – ERROS DOUTRINÁRIOS NOS APÓCRIFOS: II Macabeus 14: 41-46 – Suicídio é justificado. 2. II Macabeus 12:41-45 – Oração e ofertas pelos mortos. 3. Tobias 12:8-10 – Assistência aos mendigos faz expiação.

4. Sabedoria 8:19 e 20 – Pré-existência das almas. 5. Judith – O fim justifica os meios 6. Tobias – Superstição, feitiçaria. 7. Sabedoria 3:1-4 – Purgatório.

V – COMO OS APÓCRIFOS ENTRARAM NA BÍBLIA CATÓLICA Ptolomeu Filadelfo tentando formar a maior biblioteca do mundo em Alexandria, enviou mensageiros a todas as culturas do mundo a fim de conseguir os melhores livros de cada cultura e traduzi-los para serem colocados na sua biblioteca.

2. Os mensageiros chegaram a Jerusalém e pediram aos rabinos os melhores livros Judeus. Estes entregaram os livros inspirados e os mensageiros também levaram livros históricos e literários não inspirados. Diz a tradição que setenta anciãos judeus traduziram estes livros em setenta anos (283-216 A.C.)

3. Em 384 A.D., Jerônimo começou a traduzir a Bíblia para o latim e usou o texto grego hexaplar e a Septuaginta como fonte, terminando este trabalho em torno de 406 A.D. A tradução dos livros não inspirados, porém, não lhe tomou mais de 30 dias e ele mesmo confessa ao seu amigo o Papa Damásio que “estes são apócrifos”.

4. No princípio a Igreja Católica não considerava estes livros inspirados, tanto que o Papa Gregório, o Grande, disse sobre Macabeus: “Menciono o testamento de livros que embora não canônicos, foram contudo, publicados para edificação da Igreja”.

5. Foi só no Concílio de Trento, em 1545 que a “Santa Madre Iglesia” decidiu declarar estes livros “deuterocanônicos”, ou segundo grupo de livros inspirados, para apoiar alguns erros doutrinários que tinham se infiltrado na Igreja e que já foram mencionados.

CONCLUSÃO: 1. Os livros apócrifos ou Deuterocanônicos, em número de 07 (sete) têm erros históricos e doutrinários; e foram incluídos como inspirados pela Igreja Cátólica a partir de 1545, daí não aceitarmos tais livros como de inspiração divina.

2. Isaías 8:20. “A lei e ao testemunho, se eles não falarem conforme estas palavras nunca verão a alva”. 3. Portanto, atentamos apenas para o que, é Palavra de Deus: “Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis”. II Crônicas 20:20 u.p.