A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A compreensão da justiça de Deus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A compreensão da justiça de Deus"— Transcrição da apresentação:

1 A compreensão da justiça de Deus
A Epístola aos Romanos Estudo 10 “A fé é pelo ouvir” A compreensão da justiça de Deus Texto bíblico: Romanos

2 Tal a insistência de Paulo em pregar a eles?...
Introdução (I) Carta aos romanos?... Não seria aos judeus? Tal a insistência de Paulo em pregar a eles?... Do capítulo 2 ao 11, basicamente é o seu povo sempre em foco. Vamos verificar isto novamente hoje:

3 Deviam fazer parte de uma classe social mais abastada.
Introdução (II) Sim, a razão para isto é que a igreja em Roma seria formada na sua maioria por judeus convertidos. Vindos de Jerusalém ou convertidos ali mesmo. Deviam fazer parte de uma classe social mais abastada.

4 Vamos dividir o texto em sete partes para melhor estudo:
Introdução (III) Vamos dividir o texto em sete partes para melhor estudo: 1.Zelo s/entendimento 2.Moisés x Cristo; 3.A declaração cabal; 4.Um Evangelho único; 5.Uma constatação marcante; 6.A expansão do Evangelho; 7.Uma triste profecia.

5 1.Zelo s/entendimento (Rm 10.1-3)
Ele vai mais uma vez demonstrar o seu desejo pela salvação de seu povo: “Irmãos, o bom desejo do meu coração e a minha súplica a Deus por Israel é para a sua salvação.” (Rm 10.1)

6 Paulo vai insistir ainda na tese de que os judeus eram zelosos para com Deus, mas rejeitavam a verdadeira justiça de Deus: “Porque lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas não com entendimento.” (Rm 10.2)

7 Para isto vai mais longe ainda fechando a questão declarando o que lhes faltava:
“Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus.” (Rm 10.3) CRISTO !

8 Antepõe então a graça de Cristo á lei mosaica
2.Moisés x Cristo (Rm ) Antepõe então a graça de Cristo á lei mosaica “Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê. Porque Moisés escreve que o homem que pratica a justiça que vem da lei viverá por ela”. (Rm 10.4,5 / Lv 18.5) vi

9 Sim, a graça da salvação prescinde das obras. Não há necessidade delas.
Cristo já as cumpriu: “Mas a justiça que vem da fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu?... Ou quem descerá ao abismo?... (Rm 10.6,7 / Dt ) vi

10 3.A declaração cabal (Rm ) O apóstolo acrescenta então seu argumento sobre a graça salvadora (Dt 30.14): “Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos.” (Rm 10.8)

11 Complementando o seu argumento sobre a superioridade da fé sobre a lei, de maneira categórica:
“Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Rm 10.9)

12 acrescenta ainda, como que para finalizar a discussão:
E indo mais além, acrescenta ainda, como que para finalizar a discussão: “Pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Rm 10.10)

13 Sim, todo ser humano pode ser salvo
4.Um Evangelho único (Rm 10.11,12 / Is 28.16) Sim, todo ser humano pode ser salvo “Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos que o invocam”

14 5.Uma constatação marcante (Rm 10.13-16)
“Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como pois invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue? (Rm 10.13,14)

15 um apelo à pregação do Evangelho:
Paulo faz então um apelo à pregação do Evangelho: “E como pregarão, se não forem enviados? Assim está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz dos que anunciam coisas boas!” (Rm / Is 52.7)

16 Recorda então que desde os tempos do AT, o povo de Deus não dava atenção à mensagem profética:
“Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? (Rm / Is 53.1)

17 6.A expansão do Evangelho (Rm 10.17,18)
“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. Mas pergunto: Porventura não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até os confins do mundo” (Rm 10.17,18)

18 7.Uma triste profecia (Rm 10.19-21)
“Mas pergunto ainda: Porventura Israel não o soube? Primeiro diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, com um povo insensato vos provocarei a ira.” (Rm / Dt 32.21)

19 Revendo o AT: ”E Isaías ousou dizer: Fui achado pelos que não me buscavam, manifestei-me aos que por mim não perguntavam. Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e ingrato (Rm 10.20,21 / Is 65.1)

20 2.Preferiu a lei que implementou, à graça prevista na justiça divina;
Conclusões 1.O povo de Deus perdeu a sua posição de primazia no plano redentor de Deus; 2.Preferiu a lei que implementou, à graça prevista na justiça divina; 3.Todos são dignos da salvação de Deus; 4. A pregação da mensagem salvadora.


Carregar ppt "A compreensão da justiça de Deus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google