DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DO AUTISMO INFANTIL
Advertisements

Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
O Início da Comunicação
CAPACIDADES PRECOCES O recém-nascido, para um observador casual, aparenta ser um ser desprovido de capacidades para perceber e actuar sobre o mundo. Será.
Transtornos Invasivos do desenvolvimento
Carta de um bebê para sua mãe
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Assim é a Vida....
Atualidades Entrevista de emprego.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
A mensagem é linda e profunda.
AS CRIANÇAS SÃO PURAS NA FÉ.
Prefere SEXO ou CHOCOLATE ? Inquérito
Criação da Mulher Ligue o som.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Lutar com palavras prof. waltinho Redação – 2007 é a luta mais vã.
UMA FAMÍLIA ESPECIAL.
COMO SE ESCREVE ?....
O menino que virou um demônio colorido
A Moça das Maçãs.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Mulheres , apaixonem -se
Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos
A BONECA.
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Amando a Vida ::: Sempre é tempo de recomeçar,
CASO OU ... COMPRO UM CACHORRO ?
Assim é a Vida....
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage
Aprendizado depende de:
Se Ligue em Você Organizado por Carmen Luiza Barzotto Livro de Luiz
Livre arbítrio.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Você sabe quando seu bebê está feliz?
PEAD Ludicidade e Educação
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER Clicar p/ avançar.
Arte da imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento
SUCESSO E SUPERAÇÃO DA PESSOA COM
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Direção do sol.
Você já pensou em si mesma hoje?
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
By Carminha Slides Há pessoas que ficam fulas da vida quando alguém, em tom crítico, lhes diz: “ Que coisa! Você parece criança!” Há pessoas que ficam.
Era uma vez ………….
Rotina....
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
By Búzios Slides ORQUIDEAS & PENSAMENTOS Automático.
BASTA VOCÊ QUERER!.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
UMA hiSTÓRIA.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
MULHER Autor : Desconhecido ligue o SOM.
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
Você já pensou em si mesma hoje. Tem certeza
Técnicas de Apresentação
AMANHECER.
Eterno.
( Filme Cidade dos Anjos )
Meu primeiro milésimo de vida… Aqui Inicia a História de uma Vida.
Uma garotinha esperta, de apenas seis anos de idade, ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo. Tudo que ela sabia era que o menino.
COLACIO.J SLIDES APRESENTA Ligue o som... Click p/ mudar de slide.
Exercícios com a escala de coma de glasgow
Transcrição da apresentação:

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA O ESAT Questionário para o rastreamento precoce de traços autísticos (AULA 4) CAROLINA LAMPREIA MARIANA LUISA GARCIA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PUC-Rio

Objetivo e características Identificar precocemente crianças com risco de autismo e encaminhá-las para uma avaliação diagnóstica se for o caso, encaminhar para intervenção precoce 14 perguntas aos 14-15 meses de idade Respostas: sim ou não Resposta ‘não’ = indicativo de autismo 3 nãos/14  necessidade de investigação diagnóstica mais específica LAMPREIA & GARCIA

Pesquisas com o ESAT Instrumento desenvolvido por pesquisadores da Holanda Tem sido utilizado por médicos no sistema de saúde holandês Idades avaliadas → dos 8 aos 44 meses (Dietz, Swinkels, Daalen, Engeland, & Buitelar, 2006) (Swinkels, Dietz, Daalen, Kerkhof, Engeland, & Buitelar, 2006) LAMPREIA & GARCIA

crianças com desenvolvimento atípico: - atraso do desenvolvimento Diferencia bem: crianças com desenvolvimento atípico: - atraso do desenvolvimento - transtorno de linguagem - risco de autismo crianças com desenvolvimento típico LAMPREIA & GARCIA

mais crianças foram diagnosticadas com TEA Profissionais treinados a reconhecer sinais precoces de autismo e a usar o ESAT x profissionais não treinados: profissionais treinados encaminharam mais crianças de 0 a 2 anos para avaliação mais crianças foram diagnosticadas com TEA a idade média de diagnóstico TEA caiu (Oosterling, Wensing, Swinkels, van der Gaag, Visser, Woundenberg, Minderaa, Steenhuis & Buitelaar, 2010) LAMPREIA & GARCIA

Questionário ESAT A criança se interessa em brincar com vários tipos de objetos? Algumas crianças autistas demonstram interesse por apenas um tipo de objeto. É importante observar se a criança se interessa por apenas um brinquedo ou uma parte do mesmo. Por exemplo: quando ela só brinca de girar a rodinha do carrinho ou fica observando o movimento de um ventilador por muito tempo. Item 1 - Nina LAMPREIA & GARCIA

A criança pode brincar com brinquedos de maneiras variadas (não só remexendo, botando na boca, jogando no chão,...)? Algumas crianças autistas não chegam a brincar com os brinquedos. Ficam só manipulando, botando na boca, jogando no chão. Por exemplo, não chegam a usar um carrinho como carrinho, mas como se fosse um objeto qualquer. Item 2 – Nina Item 2 – Maria Carolina LAMPREIA & GARCIA

Quando a criança expressa seus sentimentos, por exemplo, chorando ou sorrindo, isso ocorre, na maioria das vezes, nos momentos esperados ou apropriados? Algumas crianças autistas não expressam seus sentimentos como esperado socialmente. Muitas vezes elas gritam ou choram sem motivo aparente. Elas também podem sorrir a toa. Item 3 – Maria Carolina LAMPREIA & GARCIA

A criança reage de uma forma normal a estimulação sensorial, como frio, calor, luz, som, dor ou cócegas? Algumas crianças autistas não choram quando caem e se machucam; são super sensíveis a barulhos do meio ambiente e por isso tampam os ouvidos com a mão; não respondem como esperado ao frio ou ao calor ou à luz. LAMPREIA & GARCIA

Você consegue dizer facilmente só de olhar o rosto da criança como ela se sente? Algumas crianças autistas não expressam seus sentimentos como esperado socialmente. Elas não demonstram suas emoções e sentimentos de forma transparente. Não é possível dizer se estão felizes ou aborrecidas. LAMPREIA & GARCIA

É fácil fazer com que a criança olhe nos seus olhos? Algumas crianças autistas não olham nos olhos dos outros ou desviam rapidamente o olhar. Outras crianças autistas podem olhar no olho do outro, mas por pouco tempo. Elas não sustentam o olhar. Este item é um dos mais sensíveis ao espectro autista e está presente em 50% das crianças do espectro. Item 6 – Nina Item 6- Giovanna LAMPREIA & GARCIA

Quando a criança é deixada sozinha por algum tempo, ela tenta atrair sua atenção, por exemplo chorando ou te chamando? Algumas crianças autistas não se importam se estão sozinhas ou acompanhadas. Quando são deixadas sozinhas, elas nem notam que a pessoa saiu e depois voltou; continuam entretidas com o que estavam fazendo.   LAMPREIA & GARCIA

O comportamento da criança está livre de movimentos repetitivos estereotipados como bater a cabeça ou movimentar o corpo para frente e para trás? Algumas crianças autistas ficam se balançando para frente e para trás por um bom tempo. Elas também podem ficar batendo com a cabeça em algum lugar, por exemplo, na parede. Este item é um dos mais sensíveis ao espectro autista e está presente em 50% das crianças do espectro LAMPREIA & GARCIA

A criança traz objetos ou mostra algo para você por iniciativa própria? Algumas crianças autistas não se interessam pelas pessoas, por isso não têm interesse em mostrar e trazer objetos para as pessoas. Item 9 - Nina LAMPREIA & GARCIA

Item 10 - Bia A criança se mostra interessada por outras crianças ou adultos? Algumas crianças autistas não se interessam por crianças e adultos, por isso elas não procuram estar em sua companhia. Este item é um dos mais sensíveis ao espectro autista e está presente em 50% das crianças do espectro. É um dos itens preditivos de autismo. Item 10 - Bia LAMPREIA & GARCIA

A criança gosta de receber carinhos? Algumas crianças autistas não gostam que outras pessoas as toquem ou as abracem. Item 11 – Nina Item 11 – Maria Carolina A criança costuma sorrir para você ou para outras pessoas? Algumas crianças autistas não sorriem para as outras pessoas, mesmo quando elas tentam brincar com elas. É um dos itens preditivos de autismo. Item 12 - Bia LAMPREIA & GARCIA

A criança gosta de brincar com outras pessoas, por exemplo de esconde-esconde, cavalgar nos joelhos, ser balançado? Algumas crianças autistas não se interessam por outras pessoas e por isso não gostam de brincar com elas.  Item 13 – Maria Carolina Item 13 – Giovanna (1) Item 13 – Giovanna (2) LAMPREIA & GARCIA

A criança reage quando ela é chamada, por exemplo, olhando, escutando, sorrindo, falando ou balbuciando? Algumas crianças autistas não respondem ao serem chamadas até mesmo pelo nome. É um dos itens preditivos de autismo. Item 14 – Maria Carolina LAMPREIA & GARCIA

aplicar o questionário ESAT a uma professora Exercício prático: aplicar o questionário ESAT a uma professora a professora imaginará uma criança sua conhecida e responderá ao questionário pensando no comportamento dessa criança inverter os papéis entre as professoras LAMPREIA & GARCIA

Referências Dietz, C., Swinkels,S., Daalen, E,v., Engeland, H.v. & Buitelar, J.K. (2006) Screening for autistic spectrum disorder in children aged 14-15 months. II: Population screenning with the Early Screening of Autistic Traits Questionnaire (ESAT). Design and general findings. Journal of Autism and Developmental Disorders, 36, 6, 713-722. Oosterling, I.J., Wensing, M., Swinkels, S.H., van der Gaag, R.J., Visser, J.C., Woundenberg, T., Minderaa, R, Steenhuis, M-P. & Buitelaar, J.K. (2010) Advancing early detection of autism spectrum disorder by applying an integrated two-stage screening approach. Journal of Child Psychology and Psychatry, 51(3),250-258. Swinkels,S., Dietz, C., Daalen, E,v., Kerkhof, I.H.G.M., Engeland, H.v. & Buitelar, J.K. (2006) Screening for autistic spectrum in children aged 14-15 months. I: The development of the Early Screening of Autistic Traits Questionnaire (ESAT). Journal of Autism and Developmental Disorders, 36, 6, 723-732. LAMPREIA & GARCIA