Requalificação da Praça Angra do Heroísmo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÉVORA 15 Propostas de acção para a Freguesia S. MAMEDE 18.
Advertisements

Escola EB 2 e 3 da Trafaria.
Estágio Supervisionado PE: ES
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Requalificação dos Moinhos da Malagueira
“NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA”
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
Recuperação da Mata de S. Sebastião
Meio Ambiente e Sustentabilidade Marcelo José de Lima Dutra Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade Gestão de território e Meio ambiente.
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
Projeto “Nós Propomos”
Escola Secundária Manuel Cargaleiro Trabalho realizado por: Joana Leal - nº 7 Rafaela Santos - nº9 Sofia Gonçalves -nº10 11ºH Nós Propomos: Cidadania e.
Projecto “Nós Propomos” Comércio de Rua – R. Padre António Vieira Trabalho Realizado pelos alunos do 11ºI: André Cunha nº4 Inês Almeida nº18.
Rua Heliodoro Salgado Trabalho realizado pelos alunos do 11ºI:
O problema do estacionamento da Rua Vítor Bastos - Campolide -Lisboa
Criação de uma escola de artes Low Cost em Viseu
Projeto “Nós Propomos” 2014/ ºI- Daniel Cardoso; Diogo Matos; Francisco Caldas; João Novaes; Pedro Ribeiro. Geografia A: A professora Maria João.
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora E SCOLA S ECUNDÁRIA A NDRÉ DE G.
Catarina Pica Emanuel Tavares João Simões Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária.
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
Renovação do Espaço do Antigo Matadouro em Viseu
Rotundas de Viseu: Beleza Sustentável?
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 S.O.S. Quarteirão! Alunos do 4ºAno de Escolaridade Nome da.
Trabalho realizado por:
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
Inserir Logótipo da Escola Inserir Logótipo da Autarquia Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação Geográfica” – 2014/2015 Revitalizar o.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã O crescimento da vila da Sertã,
Fig. 1- Fonte: Grupo Docente: Professora Maria João Vieira Disciplina:
Dornelas : Problemas de Acessibilidade Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºD Alunos: Alexandra Matos, nº1; Inês Almeida, nº14,;Inês Silva, nº17; Pedro.
Rua Luciano Cordeiro – Lisboa “Nós Propomos”
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Parque Infante D. Fernando.
Reabilitação da Ribeira do Abrunhal Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºE Alunos Bruno Soares, nº5 Diogo Ferreira, nº10 Inês Costa, nº15 Jacqueline Licausi,
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Cooperativo da Benedita Tela para Modificar edifício.
Projeto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Profissional da Horta Sistemas de Informação Geográfica.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Colégio de Nossa Senhora da Bonança 11ºA Requalificação de.
Alunos: Ana Sofia Gomes nº4 Gonçalo Teixeira, nº11 José Ribeiro, nº 15
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Cheias em ambiente urbano: Rua Prior do Crato - Lisboa
Escola Secundária Dona Inês de Castro Curso Cientifico-Humanístico de Línguas e Humanidades Geografia A – 11ºLHC Projeto Nós Propomos Cidadania, Sustentabilidade.
Projecto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Profissional da Horta Concepção de um Largo Polifacetado.
Empresa/Empreendimento
Incêndios em Lisboa “Nós Propomos!”Cidadania, sustentabilidade e inovação na educação geográfica 2014/15 Geografia A-11º Trabalho realizado por: Ana Faria.
Trabalho Realizado Por: André Salgado Bruno Silva João Melro Paulo Silva Rafael Mendes Alunos da turma 11ºG A Caminho do Oriente.
Terreiro do Paço Lisboa Projeto “Nós Propomos”
Acessibilidade.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Alcochete Construção de um kartódromo.
11º SE Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária das Taipas Falta de iluminação na freguesia.
Inserir Logótipo da Escola Inserir Logótipo da Autarquia Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação Geográfica – 2014/2015 Viseu, a cidade.
Levantamento Fotográfico e Diagnóstico
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Colégio de Santa Doroteia Zonas abandonadas, Falta de espaços.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Alcochete Rua Circular à Escola Secundária.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Cooperativo da Benedita Ciclovias e passeio pedonal.
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Projeto Urbano - Paisagístico
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Cooperativo da Benedita Requalificação do espaço.
4 Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária das Caldas das Taipas Circulação na rua.
GERAIS  Apoiar a melhoria das aprendizagens e consolidar conteúdos do programa da área curricular disciplinar de geografia A (11º ano) através da observação.
Disciplina Tecnologia dos Transportes Componentes das vias urbanas.
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
11º G Carolina Costa Carolina Pinto da Costa Inês Bornes Dilan Andrade Pedro Zampieri Profª Fátima Veríssimo 11º G Carolina Costa Carolina Pinto da Costa.
Transcrição da apresentação:

Requalificação da Praça Angra do Heroísmo Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica Escola Secundária André de Gouveia - Évora 2013-14 Requalificação da Praça Angra do Heroísmo Valorização do espaço / passeio, junto ao portão lateral da Escola Trabalho realizado por: Carla Cambeiro Joana Nunes João Inverno José Correia 11H1 IGOT, maio de 2015

O Projeto “Nós Propomos” Incidência nas turmas de Geografia do 11.º Ano; Exploração do estudo de caso; Identificação de problemas locais; Estudo do problema e da sua manifestação territorial; Apresentação de solução/soluções; Alunos convidados a propor soluções ou intervenções em matérias ou áreas nas quais as autarquias ainda não conseguiram intervir.

O estudo de caso em Geografia Enquadramento do Projeto Nós Propomos Trazer a realidade do espaço/tempo que nos rodeia para dentro da sala de aula; Estudo detalhado de um tema; Estudar fenómenos na área de residência/estudo dos alunos; Consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos na disciplina; Aproximação às entidades públicas e aos instrumentos de planeamento; Possibilidade de contribuir para um melhor ordenamento da cidade, através de propostas nossas.

Identificação e caracterização do problema Praça Angra do Heroísmo (morada / entrada principal da Escola)… espaço localizado a N da Escola; de planta retangular, com área considerável; apresenta-se pontuado por árvores de pequeno porte; piso térreo; com acessos laterais de calçada, à ESAG e à escola básica situada a N; com iluminação insuficiente. Passeio junto ao portão lateral da Escola… espaço localizado a E da Escola; passeio largo / de grande amplitude, arborizado (dominam as espécies de grande porte); com bancos e muretes em alvenaria a delimitá-lo; acesso direto ao Centro Histórico de Évora.

Identificação e caracterização do problema

Identificação e caracterização do problema O local em estudo apresenta sinais visíveis de degradação e vandalismo; os equipamentos e mobiliário urbano existentes encontram-se em mau estado de conservação; os passeios estão destruídos; a poluição visual é uma presença constante.

Localização ESAG

Praça Angra do Heroísmo Espaço / passeio, junto ao portão lateral da Escola Praça Angra do Heroísmo

Enquadramento no PDM e Plano de Urbanização Espaço incluído no perímetro urbano da cidade De acordo com o Plano de Urbanização de Évora a área em estudo está referenciada como equipamento (E53) E53 – Escola Secundária André de Gouveia. Escola EB1 Sª da Glória

Trabalho de campo Visionamento do espaço em estudo e recolha de imagens Elaboração de questionários Aplicação de questionários à Comunidade Escolar (ESAG) Sessões com técnico da Câmara Municipal de Évora

Resultados dos questionários

Proposta de intervenção Requalificação da Praça Angra do Heroísmo Valorização do espaço / passeio, junto ao portão lateral da Escola – Rua do Liceu Manutenção das espécies arbóreas existentes (adaptadas às condições naturais da região); Implantação de área relvada, delimitada por canteiros; Recuperação dos bancos; colocação de mesas; Repavimentação e alargamento do acesso à Escola; Melhoraria / eficácia da iluminação; Pavimentação até à rotunda fazendo depois a ligação ao parque de estacionamento lateral (Avenida de S. Sebastião); Recuperação do estacionamento para bicicletas; Criação de estacionamento para motociclos.

Proposta de intervenção: Requalificação da Praça Angra do Heroísmo (esboço simplificado)

Proposta de intervenção - conclusão Recuperação dos espaços envolventes à Escola Secundária André de Gouveia, com vista à sua requalificação e embelezamento... Permite a criação de mais um espaço verde na cidade; Valoriza a Escola e o Bairro Sra. da Glória onde se localiza ; Promove uma das principais entradas da cidade; Proporciona o encontro da população local; Previne e reduz situações de risco para os alunos; Promove o respeito pela cidade, por parte dos alunos e da comunidade local.

O processo de recuperação já começou…

Fontes de informação LOBATO, C., OLIVEIRA, S. (2014). Manual de Geografia A 11º ano. Areal Editores. Programa de Geografia A (10º e 11º ou 11º e 12º anos). Cursos Científico-Humanísticos de Ciências Socioeconómicas e de Ciências Sociais e Humanas. Ministério da Educação e Ciência. Projeto “Nós Propomos!” (sítio oficial). Plano Diretor Municipal (PDM) de Évora Plano de Urbanização da cidade de Évora Apoio técnico da autarquia – Geógrafo Nuno Camelo Dados dos questionários aplicados