Sabine Mendes Moura. O que chamamos de genialidade? MENINA DE 3 ANOS É O MAIS NOVO GÊNIO AMERICANO Blog do Estadão 12.05.2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Luiz Fernando Verissímo.
4º B - GABRIEL PENIDO “Deus estava criando várias coisas e uma dessas coisas são os animais aquáticos, por exemplo, água-viva, baleia, piranha, foca, etc.”
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
Obs: Aperte a seta  do teclado ou clique com o mouse, para avançar.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
O GESTO DE AMOR.
Quem É VOCÊ Por Diogo Cavalcanti.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Apresentar obras de gênios e TEXTOS: Chico Xavier – Pequena Parcela
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
Ligue o som.
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
Maria a Bem-Aventurada
As sete maravilhas do Mundo. Pedimos a um grupo de estudantes que escrevessem uma lista do que eles pensavam ser « As sete maravilhas do Mundo » dos nossos.
Ligue o som Nelson Mandela Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados.
O Quebra-Cabeças e a Vida.
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Teorias do conhecimento
UMA BOA PARCERIA PARA TRANSFORMAR E ABENÇOAR A SUA VIDA
Alemanha Inicio do século 20
O exemplo do menino Osvino Toillier. O exemplo do menino Osvino Toillier.
Ligue o som A Luz de cada Um Nelson Mandela.
“Nosso Medo” (Nelson Mandela)
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
Ligue o som A Luz de cada Um Nelson Mandela.
Jesus é a VIDA João
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
A tigela de madeira.
CRENÇAS INTERMEDIÁRIAS
O Coração de um Líder Curso T iteenchallenge.org iteenchallenge.org T
O Coração de um Líder.
Jesus é a VIDA João
- Homem como animal político
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Amados Seres, EU SOU Metatron!
Por Onde Começar Letícia Thompson.
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa...
By Búzios Slides Vale A Pena Dizer... EU TE GOSTO.
O que significa ser empreendedor?
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
SITUAÇÕES.
“Muitos foram ter com ele, e diziam: João, na verdade, não fez sinal algum, mas tudo quanto disse deste homem era verdadeiro”. (João 10:41)
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE DOS 6 AOS 12 ANOS
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
A Liderança e seus Conceitos
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
O SONHO DE CLARA Clicar.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Vale a pena dizer "eu gosto de você"
Entrevistas Thamires Sousa – 2PPM.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
MANTRAS.COM Olhe diferente este mundo diferente; o mundo mudou, há muito mais tecnologia à nossa volta.
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
Você é Filho do Universo Marianne Williamson Você é Filho do Universo Marianne Williamson.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Nos primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia apresenta-nos o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMAMENTO dos primeiros.
Professora Rosana Rossatto 6º anos Outono/2016.  Admirar é sentir-se tocado e encantado. Admirar inquieta, desperta nossas dúvidas e perguntas, abrindo.
As objeções demonstram o interesse pelo assunto.
Transcrição da apresentação:

Sabine Mendes Moura

O que chamamos de genialidade? MENINA DE 3 ANOS É O MAIS NOVO GÊNIO AMERICANO Blog do Estadão

A americana Emmelyn Roettger é uma menina esperta. Seu QI é de 135 – pouco menos que os 160 de Einstein e Stephen Hawking. Aos três anos de idade, ela é a mais jovem integrante da Mensa, entidade que agrega gênios.Emmelyn RoettgerMensa A garota escreve, lê, faz contas e, apaixonada por astronomia, sabe bastante coisa sobre estrelas, planetas e buracos negros. Ah, sim, e sabe que a divisão celular se chama mitose. Embora seja um orgulho para os pais, eles sabem que Emmelyn corre o risco de não encontrar um lugar no mundo. “Há um estigma social para aqueles que são muito inteligentes”, disse Frank Lawlis, psicólogo da Mensa.Frank Lawlis Um fenômeno como esse, porém, não ficaria muito tempo longe da vida de celebridade. Convidada a participar de um programa de entrevistas na TV, a menina não parou quieta, como dá para ver abaixo. E mostrou que, apesar de ser muito mais inteligente do que a maioria das pessoas, segue sendo uma criança como qualquer outra – ela interrompeu a entrevista ao pedir insistentemente para fazer cocô.

ROBERT WEISBERG Todos podem ser gênios Estudioso da criatividade, o psicólogo americano diz que os grandes talentos trabalham muito e buscam ser originais  O que significa ser criativo?  Uma boa parte de seu trabalho é dedicada a desmistificar a figura do gênio. Quais são os equívocos mais comuns a respeito das pessoas altamente criativas?  Mas não se pode dizer que são pessoas comuns...  Como a ciência está ajudando a provar que as obras primas não são o resultado de um talento muito especial ou de um momento de iluminação?

 E o que já se concluiu com essas análises?  A criatividade é nata ou é possível desenvolvê-la ao longo da vida?  Com o que se sabe hoje, é possível afirmar que a criatividade tem alguma origem nos genes?

 A criatividade de uma pessoa é afetada pela forma como ela foi criada por sua família?  Qual a influência da personalidade nesse processo?  Os processos cerebrais que culminam na produção de algo altamente criativo são os mesmos na arte e na ciência?  Qual a importância do erro?  É comum a associação entre grande criatividade e doença mental, como transtorno bipolar ou esquizofrenia. Existe hoje evidência científica suficiente para fazer essa relação?

Resumão O psicólogo americano Robert Weisberg, 64 anos, dedica-se a estudar a criatividade humana. Para tanto, o professor da Universidade de Temple, na Filadélfia, vem esquadrinhando a vida e a obra de gênios das artes e da ciência, como Mozart e Einstein, em busca de explicações diferentes do mito de que a criatividade é um privilégio de poucos. Em livros e artigos sobre o tema, ele tem mostrado que a inventividade dos gênios difere muito pouco daquela que o restante da humanidade emprega diariamente em tarefas corriqueiras do dia-a-dia. Para Weisberg, a produção de obras primas ou de grandes descobertas científicas depende de um elenco de fatores, e não apenas de inspiração. O que difere os gênios do restante da humanidade, acredita o psicólogo, é a vontade genuína de produzir algo inteiramente novo, e a perseverança para alcançar esse objetivo.

O que difere os gênios do restante da humanidade, acredita o psicólogo, é a vontade genuína de produzir algo inteiramente novo, e a perseverança para alcançar esse objetivo.

Existe um mito de que os gênios usam processos inconscientes para criar suas obras ou têm patologias mentais que contribuem no processo criativo. Isso não é verdade.

 "Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta. Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você. E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo". (Discurso de posse, em 1994)  Nelson Mandela

Um pouco da genialidade de vocês...

Marselle, Rafael, Nathália e Guilherme

Grazielle Alves e Débora Rabelo

Protagonistas passageiros Ao observar a imagem, irá olhar e torná- la um objeto principal associando a um pensamento e logo notará parece ser simples, mas uma significante passageira.E irá se perguntar: Qual a importância disso?Resposta: Apenas seu lado subjetivo será capaz de responder.

Adriana,Fernando,Pietro, Victor

João Paulo

Diogo, Prysciane e Thayna Soares

Stefani, Rayanne e Ana Beatriz

Beatriz, Alice, Diogo, Mattheus

Suelen Costa – foi só você Suelen?

Andrea, Fernanda, Raphael e Yago

Carolina Maiolino e seu grupo... =)

Pedro

Débora, Juliana, Rafaela e Lucas

Rafaela Fonseca (carreira solo?)

Gabriela, Mariana, Fernando e Patrícia

Trabalho com as Virtudes No momento atual, na vida social e pessoal, tende-se a enfatizar as dificuldades e o negativo de si mesmo e das pessoas que se relacionam com a gente. Esta visão degradante de si mesmo gera uma atitude, uma forma de sentir e de viver muito particular, cujo resultado a curto ou médio prazo resultará negativo. Podemos repetir mecanicamente esta atitude, ou descobrir e fortalecer um modo de viver, pensar e sentir diferente, que se apóie no mais interessante de cada um. Que se apóie nas próprias virtudes.

De volta ao começo... CAMPUS