Eletricidade e Magnetismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Eletrodinâmica
Advertisements

Processos de Eletrização
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Carga Elétrica e Campo Elétrico
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
ELETROSTÁTICA COLÉGIO – MV Profª Adriana.
Analise de Circuitos em Corrente Continua – Editora Erica
CORRENTE E RESISTENCIA ELÉTRICA
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
ELETRICIDADE.
Eletrostática. Professor:Antenor
Eletrostática: carga elétrica
4 – FORÇA ELÉTRICA - LEI DE COULOMB
ELETRIZAÇÃO LEI DE COULOMB
ELETROSTÁTICA.
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
ELETROSTÁTICA A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem.
Corrente Elétrica.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
ELETRICIDADE (2) Prof. Cesário.
FÍSICA O estudo da natureza. Professor Peixinho.
Processos de eletrização
Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA.
Física II ELETRODINÂMICA Prof. Diones Charles Ensino Médio.
ANTARES FÍSICA Prof. Marcos André.
Prof. Diones Charles Física II
Revisão Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA
Eletricidade e Magnetismo
ELETRIZAÇÃO POR CONTATO ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO
Eletrizando corpos Prof.: Joni.
PROFESSOR: Dolhavan Barsante
Estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos
IVAN SANTOS. CAPACITORES OU CONDENSADORES CAPACITORES OU CONDENSADORES Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga.
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Física Aula 10 – Eletricidade Prof.: Célio Normando.
Você consegue explicar a imagem abaixo?
Eletrostática Eletricidade.
Corrente Elétrica (i):
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
Eletricidade Básica Prof. Raul Diaz Rosas.
CORRENTE ELÉTRICA.
ELETROSTÁTICA.
Professor: ∆lan Frente 322
Lei de Coulomb Partículas eletrizadas podem interagir através da atração, quando as cargas elétricas delas possuem sinais opostos, e por repulsão, quando.
Princípios da Eletrodinâmica
ELETROSTÁTICA PROFESSOR : MARCELO ALANO.
Eletricidade.
ELETRIZAÇÃO JOÃO VICENTE.
Eletrostática.
Carga Elétrica Processos de Eletrização Lei de Coulomb
Eletrização e força elétrica
Carga Elétrica e Corrente Elétrica
Prof. Marcos G Degenhardt
Corrente elétrica contínua e alternada.
Condução Elétrica e Térmica em Sólidos
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Eletricidade 1. Eletrostática.
A Natureza da Eletricidade
Professor Fabio Teixeira
1º/2015 q Eletricidade e Seus Conceitos AULA Nº 6
ELETROSTÁTICA.
DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO (EJA)
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
FÍSICA -1 C ELETRICIDADE PETTERSON DIAS DA SILVA (PETTER)
As Ligações Químicas.
CORRENTE ELÉTRICA MATÉRIAMATÉRIA É TUDO AQUILO QUE POSSUI MASSA E OCUPA LUGAR NO ESPAÇO. É TUDO AQUILO QUE POSSUI MASSA E OCUPA LUGAR NO ESPAÇO.
Prof. SIMONE CARMO DA SILVA
Corrente elétrica Física – 3º ano - IEV.
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

Eletricidade e Magnetismo

Introdução: Carga Elétrica: Os corpos são compostos basicamente de prótons e elétrons. Prótons (+) Elétrons (-) A carga elementar é representada por e, e tem módulo igual a: e = 1,6 . 10-19 C. Unidade: C (coulomb) Prótons (+ 1,6 . 10-19 C) Elétrons (- 1,6 . 10-19 C)

O módulo da carga elétrica total recebida, positiva ou negativamente pode ser calculado por: Q = n . e Condutor Um condutor elétrico é toda a matéria que possui a facilidade de conduzir portadores de cargas. Essas matérias possuem em sua composição cargas livres que podem movimentar-se livremente por toda sua superfície ou interior. Exemplos: Metais. Soluções iônicas (água com sal).

Processos de Eletrização: Eletrização por Atrito: Quando os elétrons passam de um átomo para outro, ou seja, um átomo pode ganhar ou perder elétrons. Quando um átomo: Ganha elétrons → fica com carga total negativa. Perde elétrons → fica com carga total positiva. Obs: As perdas e ganhos somente acontecem com os elétrons. Não há perda nem ganho de prótons.

Eletrização por Contato: Quando colocamos dois condutores em contato, um eletrizado e outro neutro, pode ocorrer a passagem de elétrons de um para o outro, fazendo que o corpo neutro se eletrize.

Indução com carga final Positiva: Eletrização por Indução: A eletrização de um condutor neutro pode ocorrer por simples aproximação de outro corpo eletrizado, sem que haja contato entre eles. Esse processo de eletrização é denominado indução eletrostática. Indução com carga final Positiva:

Indução com carga final negativa:

Lei de Coulomb: A lei de Coulomb afirma que a intensidade da força F entre duas cargas pontuais Q1 e Q2 é diretamente proporcional ao produto das cargas, e inversamente proporcional ao inverso do quadrado da distância R que as separa. K é a constante eletrostática. K0 = 9,0 · 109 Nm2/C2 Unidade: Nm2/C2.

Corrente Elétrica A eletrodinâmica é a parte da física que estuda cargas elétricas em movimento, responsáveis pela corrente elétrica. Os condutores elétricos mais comuns são os metais, que se caracterizam por possuírem grande quantidade de elétrons-livres, ou seja, estão ligados de forma fraca com o núcleo, tendo certa liberdade de movimentação. Exemplo: Alumínio: 3 elétrons na última camada. Ferro: 2 elétrons na última camada. Cobre: 1 elétrons na última camada.

Normalmente, o movimento dos elétrons livres no metal é caótico e imprevisível. No entanto, em certas condições, esse movimento torna-se ordenado, constituindo o que chamamos de corrente elétrica. Obs: corrente elétrica é o movimento ordenado de cargas elétricas.

Intensidade de Corrente Elétrica Definimos intensidade de corrente elétrica como sendo a quantidade de carga que passa numa seção transversal de um condutor durante um certo intervalo de tempo. Unidade: Ampere (A) Submúltiplos: 1 mA = 10-3 A (miliampere) 1 uA = 10-6 A (microampere) 1 nA = 10-9 A (nanoampere) 1 pA = 10-12 A (picoampere)

Circuito Elétrico: Um conjunto formado por uma pilha, fios e lâmpada forma um circuito elétrico. Um circuito pode se encontrar aberto ou fechado.

Circuito interno de uma lâmpada incandescente. O fluxo de elétrons na lâmpada.

Complete em sua apostila, página 86. A corrente elétrica convencional tem sentido contrário ao fluxo de elétrons. Esta corrente é chamada de corrente contínua.