Aulas sistema reprodutor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

Trabalho realizado por: Ana Garcia nº1, 8ºC
Fisiologia do Sistema Reprodutivo
Métodos Anticoncepcionais
O SEXO E A REPRODUÇÃO (p. 75).
Métodos contraceptivos
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Métodos contraceptivos
Fisiologia do Sistema Reprodutivo
BIOLOGIA Prof. Fábio Guerra Sexualidade e Reprodução Humana.
PÂNCREAS E GÔNADAS.
Colégio INEDI Biologia
CICLO MENSTRUAL HORMÔNIOS
PUBERDADE  FSH  LH o aumento na produção de FSH gera o Crescimento dos ovários e secreção de Estrogênio (8-12 anos) Com o aumento do LH pode ocorrer.
Métodos Anticoncepcionais
Planejamento familiar
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
Glândula Ovariana e hormônios femininos
Reprodução.
Ciências Naturais 9º ano ________________________
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
Reprodução e Sexualidade
Trabalho De Biologia Turma : 2003 Alunos : André Cássio Celson Charles Romário.
Métodos anticoncepcionais
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
SISTEMA REPRODUTOR.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
Diferenças no corpo: sistemas reprodutivos
Aulas sistema reprodutor
Aparelho Reprodutor Masculino, Feminino e Métodos Contraceptivos
Infertilidade feminina
Métodos contracetivos artificiais hormonais
Gravidez e Aborto. Gravidez Entende-se por gravidez o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões dentro do organismo feminino que.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Universidade de São Paulo
As dificuldades encontradas na adolescência
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
Para que servem? -Prevenir a gravidez /planear a família -Proteger contra as IST- Infeções Sexualmente Transmissíveis (alguns)
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
DIU Espermicidas “Pílula do dia seguinte” Aparelho pequeno e flexível em forma de T ou arco que se insere ao nível do útero tendo como função alterar.
METODOS CONTRACEPTIVOS
PÍLULA DO DIA SEGUINTE!!!!!. QUANDO? Nas horas seguintes à relação sexual que se julga de "risco", ou seja, que se efectuou durante o período fértil (entre.
O sistema reprodutor Puberdade Adolescência Hormônios Ejaculação
Métodos Contracetivos Não Naturais Químicos
Transcrição da apresentação:

Aulas sistema reprodutor Instituto Federal da Bahia (IFBA) Campus Camaçari Biologia Geral Aulas sistema reprodutor Profa. Ana Paula Miranda Guimarães

O corpo da mulher e métodos contraceptivos Profa. Ana Paula Miranda Guimarães

O corpo da Mulher Mutilação feminina ainda existe???

Ciclos: ovarianos e uterino (menstrual) Amadurecimento do ovócito e ovulação Modificações no útero GnRH: estimulador da hipófise; FSH: estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos; LH: estimula a ovulação e formação do corpo lúteo (estrutura glandular). Estradiol: estimula o espessamento do endométrio, inibe produção de FSH e LH; Progesterona: Mantem o endométrio.

O aumento de progesterona estimula a formação da parede do endométrio perto da metade do ciclo (14°dia), há nítido aumento da produção de LH, ocorre assim a ovulação! Hipófise Ovários hormônios Estrogênio ovulação O aumento de progesterona estimula a formação da parede do endométrio Parede do útero Endométrio no útero dias Ciclo Menstrual são 28 dias

O que é a menstruação? Eliminação do revestimento interno do útero (endométrio) num ciclo em que não houve fecundação. Há um sangramento pela vagina, que se repete regularmente a cada 4 semanas (). O sangramento varia de mulher para mulher e, em geral, dura de 3 a 5 dias. Vamos ver novamente o gráfico!

Endométrio começa a se descamar Ciclo Menstrual são 28 dias Como não houve fecundação do óvulo os níveis de progesterona, principalmente, caem drasticamente. Hipófise Ovários hormônios Estrogênio ovulação menstruação Parede do útero Endométrio começa a se descamar dias Ciclo Menstrual são 28 dias

Cólicas menstruais !? A cólica menstrual, é um problema ginecológico que afeta cerca de 50% das mulheres na idade fértil. Relaciona-se com a liberação de uma substância - prostaglandina - que é liberada na camada interna do útero durante o sangramento menstrual. Essa substância faz com que o útero se contraia, provocando a contração dos vasos e ocasionando a dor.

Tensão pré-menstrual (TPM) TPM é o nome que se dá a uma série de sintomas que se manifestam antes da menstruação; Sintomas: irritabilidade, depressão, dor nas mamas, agressividade, dor de cabeça, choro fácil e comportamentos impulsivos. SEROTONINA Interferência dos hormônio femininos

E como prevenir a ação dos hormônios, liberação do óvulo, fecundação E como prevenir a ação dos hormônios, liberação do óvulo, fecundação..... Enfim a gravidez indesejada?????

Histórico: métodos contraceptivos É muito antiga; Hipócrates (460-377 a.C.)  semente da cenoura selvagem; Aristóteles (421 a.C)  Mentha Pulegium. "famílias gregas estavam limitando-se a ter apenas um ou dois filhos.“ Políbio (II a.C) Utilizava-se as mais variadas substância como método contraceptivos (espermicidas ou tampões); Assim que foi estabelecida a relação do sêmen com a gravidez. O método anticoncepcional masculino mais conhecido era o coito interrompido. Preservativos: Iniciou na Roma antiga  bexigas de animais; Nos anos 1500  fabricados com linho; No século XVIII  pedaços das vísceras de animais.

Histórico: métodos contraceptivos Preservativo de pele animal Preservativo de linho

Histórico: métodos contraceptivos Os antigos egípcios criaram uma pasta feita com estrume de crocodilo e mel. Em seguida, derreteu-o na vagina. Pesquisas afirmam que o estrume realmente ajudava a evitar gravidez porque criava um ótimo ambiente alcalino, impróprio para a sobrevivência dos espermatozoides.

Por fim, as camisinhas de latéx (final de 1800); Goodyear (início de 1800): descobriu o processo de vulcanização da borracha; Por fim, as camisinhas de latéx (final de 1800); 1960 Médicos americanos: Gregory Pincus e Carl Djarssi (1950)

Métodos contraceptivos atuais Há vários tipos: Comportamentais; Barreira; Hormonais; Intrauterinos; Cirúrgicos. 1- Comportamentais: a) Tabelinha: O que? Evitar relação sexual no período fértil; Funcionamento?  Consiste em um cálculo estimado de quando será o período fértil da mulher. Problema? Os ciclos menstruais não são regulares; Eficácia? Baixa, 20% de falha.

Métodos contraceptivos atuais b) Muco cervical: O que? Evitar relação sexual no período fértil; Funcionamento? Depois da menstruação, o muco cervical é inexistente ou escasso, por  dez dias. No dia que aparece, a mulher deve abster-se de relações. Problema? Os ciclos menstruais não são regulares; Eficácia? Baixa, 20% de falha. 2- Barreira: não deixam os chegarem ao útero. a) Coito interrompido: O que? Ejaculação fora da vagina da mulher; Funcionamento? Retirada; Problema? Deve-se ter precisão, pode “escapar”; Eficácia? Baixa, 20% de falha.

Métodos contraceptivos atuais b) Camisinha ou preservativo: O que? Evita que os espermatozoides cheguem ao útero por barragem; Funcionamento? Barreira de látex que reserva o sêmen; Problema? Utilização correta, alergia; Eficácia? Eficaz. PREVINE DOENÇAS

Métodos contraceptivos atuais c) Diafragma: O que? Pequeno dispositivo de borracha flexível que evita que os espermatozoides cheguem ao útero por barragem; Funcionamento? Colocado no colo uterino, retirado de 6 a 8h após, reutilizado; Problema? Tamanho correto, uso combinado com espermicida; Eficácia? Relativo, se 100 mulheres usarem durante 1 ano, 6 irão engravidar.

Métodos contraceptivos atuais 3- Hormonais: ESQUECEU 1 PÍLULA??? a) Pílula anticoncepcional: O que? Associação de estrógeno/progesterona ou somente progesterona sintéticos via oral– há muitos tipos; Funcionamento? Inibem parcialmente a hipófise (sem LH e FSH), não ocorrendo ovulação. Tomadas por 21/28 dias; Problema? Esquecimento, náuseas, engordar...; Eficácia? Alta de 99,1 a 99,7%.

Métodos contraceptivos atuais b) Injeção anticoncepcional: O que? Associação de estrógeno/progesterona ou somente progesterona sintéticos injetável – há muitos tipos; Funcionamento? Inibem parcialmente a hipófise (sem LH e FSH), não ocorrendo ovulação. Mensais ou trimensais; Problema? A fertilidade pode demorar a voltar, “medo de injeção”, engordar; Eficácia? Alta de 99,1 a 99,7%. Indicação: Mulheres esquecidas ou com problemas gastrointestinais.

Métodos contraceptivos atuais c) Adesivo anticoncepcional: O que? Associação de estrógeno/progesterona ou somente progesterona sintéticos no adesivo – há muitos tipos; Funcionamento? Inibem parcialmente a hipófise (sem LH e FSH), não ocorrendo ovulação. Troca de 7 em 7 dias, por 21 dias. Hormônios liberados aos poucos; Problema? Não pode ser utilizados por mulheres obesas, cola do adesivo e alto preço; Eficácia? Alta de 99,1 a 99,7%. Indicação: Mulheres esquecidas ou com problemas hepáticos.

Métodos contraceptivos atuais c) Anticoncepcional vaginal: O que? Associação de estrógeno/progesterona ou somente progesterona sintéticos colocados na vagina comprimido; Funcionamento? Inibem parcialmente a hipófise (sem LH e FSH), não ocorrendo ovulação. Colocados direto na vagina. Grande absorção; Problema? Incômodo, esperar deitada por 30 min, e até 1h para ter relação; Eficácia? Alta de 95 a 97%. Indicação: Mulheres com problemas gástricos.

NÃO É MÉTODO CONTRACEPTIVO Métodos contraceptivos atuais c) Pílula do dia seguinte ou anticoncepcional de emergência: O que? A camisinha estourou? Você se esqueceu da pílula? Não utilizou outro método contraceptivo? O jeito é recorrer à pílula do dia seguinte; Funcionamento? Ela dificulta a mobilidade do óvulo e dos espermatozoides nas trompas e deixa a parede que reveste o útero mais hostil à fixação dos mesmos; Problema? Deve ser usada até 72 horas depois da relação, alta dosagem de hormônios, pode trazer problemas se uso prolongado; Eficácia? Relativo. Até 1° (5%), 2° (15%) e 3° (42%). NÃO É MÉTODO CONTRACEPTIVO

Métodos contraceptivos atuais 4- Intrauterinos: a) Dispositivo Intrauterino (DIU): O que? De cobre (inibe espermatozóides) e o medicado – dispositivo possui em suas hastes uma dose de progesterona; Funcionamento? Alta durabilidade (de 5 a 10 anos) ; Problema? “Cirurgia”, alto preço, risco de infecção, aumento na intensidade das cólicas e do volume menstrual, não para todas mulheres; Eficácia? Muito eficaz.

Métodos contraceptivos atuais 5- Cirúrgicos: a) Vasectomia: O que? Procedimento cirúrgico no homem; Funcionamento? Ligadura nos canais deferentes, ejaculação sem espermatozoides; Problema? “Cirurgia”, alto preço, “irreversível”; Eficácia? Muito eficaz.

Métodos contraceptivos atuais 5- Cirúrgicos: b) Laqueadura tubária: O que? Procedimento cirúrgico na mulher; Funcionamento? Bloqueia as tubas uterinas pela cauterização, secção, anéis ou clips. O caminho fica interrompido; Problema? “Cirurgia”, alto preço, “irreversível”; Eficácia? Muito eficaz.

Endometriose Condição: o tecido que reveste a parede interna do útero (endométrio) cresce em outras regiões do corpo; Lugares: ocorrem fora do útero, nos ovários, no intestino, no reto, e na bexiga; Causa: dor, sangramento irregular e possível infertilidade; Estatística: cerca de 15% das mulheres, com idade entre 15 e 45 anos, sofre com a doença; Estima-se que de 7 a 10 milhões de brasileiras tenham a doença.

Responda: Se uma mulher começa a tomar estradiol e progesterona imediatamente após o início de um novo ciclo menstrual. Que efeito sobre a ovulação ela deve esperar? Explique

Profa. Ana Paula Miranda Guimarães O corpo do Homem Profa. Ana Paula Miranda Guimarães

O corpo do Homem

Controle hormonal do Homem

Câncer de Próstata CHEGA DE PRECONCEITO!!!! Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal; Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos;