EVOLUÇÃO DO SISTEMA NERVOSO: Os Nervos Espinhais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Medula Espinhal Considerações Gerais Meninges e Espaços Meníngeos.
Advertisements

Desenvolvimento do Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
TRONCO CEREBRAL PROFª.MARA MARINHO.
Sistema Nervoso.
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO SN CENTRAL SN PERIFÉRICO Encéfalo
SISTEMA NERVOSO.
O TRONCO CEREBRAL: BULBO E PONTE 4ª AULA Prof. Cláudio Gastal
EMBRIOGÊNESE E ORGANIZAÇÃO GERAL DO SNC.
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Periférico
Sistema nervoso Conceito:
DIENCÉFALO E TELENCÉFALO
Anatomia do Sistema Nervoso Central
Edilene , Carol e Ana Laura
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO.
Componentes do Sistema Nervoso Central
Prof. Regis Romero.
SISTEMA NERVOSO Professor: João Paulo.
SISTEMA NERVOSO.
Fisiologia Humana Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Edilene , Janaina e Ana Laura
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
Nervos em geral, terminações nervosas e nervos espinhais
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
SISTEMA NERVOSO.
Morfofuncional V.
SISTEMA NERVOSO Prof. Víctor Pessoa.
Profa. Danielle Accardo de Mattos
Anatomia do Tronco Encefálico
Divisão do Encéfalo Telencéfalo Corpo Caloso Diencéfalo Mesencéfalo
Sistema nervoso.
ANATOMIA MICROSCÓPICA DA PONTE
FUNÇÃO SENSITIVA FUNÇÃO INTEGRADORA FUNÇÃO MOTORA
Sistema Nervoso.
BIOLOGIA I.
ESTRUTURA DO TRONCO ENCEFÁLICO
O Sistema Nervoso dos Vertebrados
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Evolução do Encéfalo: Visão Integrativa.
DESENVOLVIMENTO EMBRIOLÓGICO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Profª Me Camila Mantoani
SNC – morfologia interna e externa
Medula Espinhal Macroscopia
MEDULA ESPINAL NEUROANATOMIA 2009.
Evolução do Sistema Nervoso Cérebro
SISTEMA NERVOSO (OBJETIVOS ESPECÍFICOS I PARTE)
SISTEMA NERVOSO.
Embriologia do Sistema Nervoso
Embriologia, Divisões e Organização Geral do Sistema Nervoso.
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Tronco e Medula Profa. Mirelle Saes
Sistema Nervoso.
PROFESSORA: ROSANA MORAES
O Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Aula Tema: Sistema Nervoso.
REVISÃO 8º ANO SISTEMA NERVOSO.
Disciplina de Fisiologia
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Sistema Nervoso Professora Fabiana Silva. Característica Capta e Recebe Estímulos Elabora a Informação Emiti a Resposta.
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso – parte 1
Alunos:Eduardo F. Sovrani, Luvas Ev, Mario Schepainski Junior.
Transcrição da apresentação:

EVOLUÇÃO DO SISTEMA NERVOSO: Os Nervos Espinhais Discentes: Bianca Oliveira Silva Crislen Daniele S. R. da Silva Lisandra Lima Rosimeire Proni Maioli Fontes Docente: Profa. Dra. Rosicleire Veríssimo Silveira

Os Nervos Espinhais São aqueles que fazem conexão com a medula espinhal e são responsáveis pela inervação do tronco dos membros superiores e partes da cabeça.

Os nervos espinhais típicos da maioria dos vertebrados; são estruturas pares em cada segmento do corpo; www.passeiweb.com/.../sist_nervoso_vertebrados

O nervo espinhal contendo fibras mistas (sensitivas e motoras) divide-se em: ramo dorsal para inervar estruturas de origem epiaxial, ramo ventral (bem maior) que inerva os apêndices e às estruturas de origem hipoaxial ramo visceral que inerva as estruturas do hipômero (glândulas e músculos braquiais e viscerais).

Em determinadas regiões ocorre o entrelaçamento de ramos sucessivos cuja formação é denominada plexo (caso dos plexos braquial e lombossacral). Os nervos derivados desses plexos são chamados : Plurissegmentares Unissegmentares

O Encéfalo e os Nervos Cranianos

Região tubo neural Telencéfalo – origina hemisférios cerebrais Prosencéfalo (encéfalo anterior) Diencéfalo Região tubo neural Mesencéfalo (encéfalo médio) *Não sofre divisões Metencéfalo - no adulto torna-se o cerebelo Rombencéfalo (encéfalo posterior) Mielencéfalo - que origina o bulbo

bloganatomiahumana.blogspot.com/2009/04/siste...

De acordo com o desenvolvimento embrionário o encéfalo pode ser dividido nessas cinco regiões ou em três: tronco encefálico, cérebro e cerebelo.

O tronco encefálico No bulbo e no mesencéfalo estão os núcleos motores e sensoriais, vários circuitos de integração sensorial e motora e os que regulam as funções viscerais e muitas fibras de passagens que integram reciprocamente o cérebro e a medula. A ponte e o cerebelo principais derivados do metencéfalo e juntos estão envolvidos com a coordenação motora.

No tronco encefálico está a formação reticular (FOR) que atua regulando os estados de consciência ou o ritmo sono-vigília. Através de fibras que ascendem do tronco para regiões cerebrais corticais (sistema ativador reticular ascendente =SARA).

A FOR, por meio de fibras que projetam-se para a medula, regula a excitabilidade dos neurônios motores e sensoriais. Têm vários circuitos que controlam as funções viscerais essenciais do organismo como a respiração e a função cardio-circulatória.

Nervos espinhais e cranianos Fibras sensoriais Nervos espinhais e cranianos Encéfalo Núcleos do tronco Outros núcleos do próprio tronco e cerebelo (onde participam de circuitos locais de integração) São retransmitidas para núcleos do diencéfalo e desses para o córtex cerebral.

Quanto menos reflexa (automática) a expressão visceral ou somática, mais neurônios estarão envolvidos na sua organização do comportamento ou de um ajuste visceral e esses processamentos estarão ocorrendo nas regiões mais anteriores do tronco ou do cérebro.

Número e forma de emergência das fibras nervosas varia entre os grupos de vertebrados. Nos vertebrados amniotas, as raízes ventrais e dorsais unem-se dentro do canal vertebral. A inervação de um determinado músculo nos vertebrados é mais ou menos constante, mesmo nos complicados plexos. mamífero lampréia peixe anfíbio répteis aves

Nas lampréias, peixes e anfíbios, a cada segmento da medula, os nervos dorsais e ventrais unem-se fora do canal vertebral – nervo espinhal único.

Nos peixes-bruxa (e também no anfioxo) os nervos dorsais possuem alguns gânglios sensoriais e na composição dos nervos ventrais há somente fibras motoras somáticas. As raízes ventrais e dorsais não se unem, caminhando independentemente aos territórios de inervação.

Durante a gestação de um mamífero, o embrião se desenvolve como se fizesse uma revisão filogenética da evolução dos vertebrados. A maioria dos encéfalos de vertebrados situa-se num eixo reto, mas as aves e os mamíferos adquirem três flexuras (cefálica, pontina e cervical)

IMAGENS: NERVOS DE ANFÍBIOS