TIPOS DE DISCURSO Professora: Suzete Beppu

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Transcrição da apresentação:

TIPOS DE DISCURSO Professora: Suzete Beppu

CONCEITO  DISCURSO consiste na forma de manifestação da VOZ (fala e pensamento) da PERSONAGEM.  Os TIPOS DE DISCURSO correspondem às opções do narrador para manifestar essa voz.  Os discursos são três: DIRETO; INDIRETO; INDIRETO LIVRE.

DISCURSO DIRETO  Narrador dá voz à personagem de modo total. Há reprodução fiel do falar/pensar da personagem.  Esse recurso cria efeito de realidade. verossimilhança.  Há, geralmente, emprego de pontuação específica (dois-pontos, aspas, travessão, etc.) e verbos de elocução (dizer, pensar, falar, perguntar, etc.).

“Já na primeira semana de aula, o professor disse aos alunos: DISCURSO DIRETO EXEMPLO: “Já na primeira semana de aula, o professor disse aos alunos: — Amanhã, vocês entenderão como somos tratados aqui!”

DISCURSO INDIRETO  Narrador dá voz à personagem de modo parcial. Há interferência, mediação do falar/pensar da personagem.  Esse recurso cria efeito de afastamento, parcialidade.  Há, geralmente, emprego de oração subordinada à voz do narrador, através de conjunção específica (que ou se).

“Já na primeira semana de aula, o professor disse aos alunos DISCURSO INDIRETO EXEMPLO: “Já na primeira semana de aula, o professor disse aos alunos que, no dia seguinte, eles entenderiam como eram tratados naquele lugar!”

Transformações: DIRETO  INDIRETO PRONOMES VOCÊS ELES TEMPOS VERBAIS ENTENDERÃO (fut. do presente) ENTENDERIAM (fut. do pretérito) MARCADORES TEMPORAIS AMANHÃ NO DIA SEGUINTE MARCADORES ESPACIAIS AQUI NAQUELE LUGAR PESSOA SOMOS (1ª) ERAM (3ª) ORAÇÕES PERÍODO PRÓPRIO SUBORDINADAS

DISCURSO INDIRETO LIVRE  Ocorre quando as vozes de narrador e personagem se confundem.  Esse recurso, geralmente, apresenta conflito interno, dúvidas existenciais e insegurança.  Há, geralmente, emprego de terceira pessoa (generalizando um conflito da personagem), tempos verbais próprios (pretérito imperfeito, futuro do pretérito, etc.) e pontuação marcando dúvidas e conflitos (exclamações, interrogações).

DISCURSO INDIRETO LIVRE EXEMPLO: (Vidas Secas, Graciliano Ramos) “Fabiano orgulhava-se de ser um bicho. Um cabra. Cabra vivendo em terra alheia, cuidando  de coisas alheias; ele entendia-se bem com a natureza. Sua vida seca e difícil o reduzira à condição natural: era um bicho, grunhia como bicho, relacionava-se com a família como um bicho e era feliz assim. Recordava-se de seu antigo patrão: seu Tomás da bolandeira, homem culto, inteligente, só não sabia mandar. Imaginem, em vez de mandar, pedia. Era um absurdo. Pedir?! Isso lá era jeito de tratar empregado?”

A DECISÃO O homem entrou em casa com passadas firmes foi reto procurar a mulher que estava na cozinha, enchendo a chaleira d’água. Ele tinha a cara rubra, os olhos brilhantes mas os lábios estavam brancos e secos, teve que passar a ponta da língua entre eles para separá-los, a saliva virou cola? Antes de dizer o que estava querendo dizer há mais de cinco anos e não dizia, adiando, adiando. Esperando uma oportunidade melhor e faltava coragem, esmorecia, quem sabe na próxima semana, depois do aniversário do Afonsinho? Ou em dezembro, depois do aumento no emprego, teria então mais dinheiro para enfrentar duas casas – mas o que é isso, aumento no vencimento e aumento na inflação? Espera, agora a Georgeana pegou sarampo, deixa ela ficar boa e então. E então?! Hoje, HOJE! Tinha que ser hoje, já! As grandes decisões eram assim mesmo, como numa batalha, seguir a inspiração do momento e o e o momento era inadiável, maduro, estourando como um fruto, ele estourando também, aproveitar essa energia de lutador que lhe viera de um jato, sentiu-se um Napoleão, iluminado, o dedo apontando na direção do inimigo, avançar! Avançou e a fala ficou sem pausa e sem hesitação, fala treinada há cinco anos, ir no alvo, depressa!

Ia deixá-la porque estava loucamente apaixonado por outra e de joelhos pedia perdão pelo sofrimento e pelo desgosto, está certo, podia chamá-lo de crápula por deixar uma esposa tão perfeita e uns filhos tão queridos mas se ficasse a vida acabaria num inferno tão insuportável que era melhor dizer tudo agora porque ia morrer se não dissesse esta coisa que lhe caíra na cabeça como um tijolo, esta paixão avassaladora, talvez se arrependesse um dia e até se matasse de remorso mas agora tinha que confessar, estava apaixonado por outra e ela devia entender e mais tarde os filhos iam entender também que tinha que ir porque estava APAIXONADO POR OUTRA – você está me ouvindo? A mulher pelejava por acender o fósforo úmido, não conseguiu, riscou outro palito e o palito falhou e experimentou um terceiro enquanto lhe gritava que chegasse dessa brincadeira besta, já não bastavam as crianças que hoje estavam impossíveis e também ele agora atormentando, heim?! Empurrou-o na direção da porta, mas vamos, não fique com essa cara, depressa, vá buscar uma caixa de fósf... ah! graças a Deus que este não molhou, vontade de um café com pão, de qualquer jeito ele tinha que sair para buscar pó de café e depressa que logo, logo a água estaria fervendo, queria o pó moído na hora e meia dúzia de pãezinhos que deviam estar saindo do forno e levasse também um pacote de fósforos marca Olho (e riu) que este é marca barbante para não dizer outra marca que começa com m

(enxugou as mãos no avental), como se não bastassem as gracinhas do filho e também ele com as brincadeiras debiloides, um pouco velho para brincar assim, não? O homem pegou o Júnior pela mão, foi buscar o pó de café, os pãezinhos, os fósforos e não brincou mais.   (TELLES, Lygia Fagundes. Ícaro Brasil, out. 1998)