Cléo Emídio Darlene Ferreira Edivone Bispo Rita de Cássia Oliveira

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Transcrição da apresentação:

Cléo Emídio Darlene Ferreira Edivone Bispo Rita de Cássia Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. DOCENTE: SANDRA NÍVIA Cléo Emídio Darlene Ferreira Edivone Bispo Rita de Cássia Oliveira

MENINO DE ENGENHO JOSÉ LINS DO REGO

Biografia do autor José Lins do Rego Cavalcanti, nasceu em 03 de junho de 1901, no engenho Corredor, município de Pilar no Estado da Paraíba. Seus pais sempre estiveram ligados ao mundo rural do Nordeste açucareiro, junto às senzalas e ao “rebanhos” humanos de negros. O convívio direto com esse mundo rural influenciou muito sua carreira, já que estes temas do patriarcalismo rural predominaram em sua obra. A liberdade de sua infância foi breve, pois logo foi freada pelas letras no Instituto Nossa Senhora do Armo em Itabaiana. Em 1912, iniciou seus estudos ginasiais no Colégio Diocesano Pio X, na capital do Estado. Nesta época também começaram a surgir sua tendência literária e seu gosto pela leitura. Após dois anos, ele se matriculou na Faculdade de Direito de Recife, e com isso pode ampliar seus contatos com o meio literário pernambucano.

A obra Menino de Engenho conta a história de Carlos, que aos quatro anos de idade perde a mãe assassinada pelo pai, é levado pelo tio Juca ao engenho do avô materno José Paulino – o Santa Rosa. No engenho, Carlos conhece tia Maria, que procura suprir com amor a ausência da mãe de Carlos. Além de tia Maria, ele conhece também a tia Sinhazinha, uma mulher velha e que implicava com tudo. Na companhia dos primos, Carlinhos conhece um mundo cheio de aventuras, desigualdades sociais vividas pelos empregados do engenho, promiscuidade e desrespeito sexual. E foi neste ambiente desprovido de cuidados e atenção, que Carlinhos começa muito cedo sua vida amorosa, se apaixonando pela sua primeira professora, que logo foi substituída pelas primas. Fascinado com a liberdade da vida que gozava no engenho, Carlos se encanta com as mulatas, filhas dos empregados do avô. Com elas aflora para uma vida sexual precoce e aos doze anos de idade, contrai gálico de uma delas, tornando-se o assunto da região. Totalmente sem limites e sem educação, Carlos preocupa seu avô, que não encontra outro caminho a não ser encaminhá-lo para um colégio – o lugar o qual o tornaria um verdadeiro homem.

Educação “doméstica” “ Com a morte da Lili, a tia Maria ficou toda em cuidados comigo. Proibiu-me a liberdade que eu andava gozando como um libertino. Passava o dia a ensinar-me as letras”. “Eu ficava horas a fio sentado na sala de costura, com a cartilha do abc na mão, enquanto por fora de casa ouvia o rumor da vida que não me deixavam levar. Era para mim, esta prisão, um martírio bem difícil de vencer. Os meus ouvidos e os meus olhos só sabiam ouvir e ver o que andava pelo terreiro. E as letras não me entravam na cabeça”. “A tia Maria, porém, não desanimava, continuando com afinco a martelar a minha desatenção. As conversas das costureiras começavam então a prender-me”. “Esta conversa prendia-me inteiramente e as letras, que a solicitude de minha tia procurava enfiar pela minha cabeça, não tinham jeito de vencer tal aversão”.

Educação informal: alfabetização “Mandaram-me, para aprender as primeiras letras, para casa de um Dr. Figueiredo, que viera da capital passar um tempo na vila do Pilar. Pela primeira vez eu ia ficar com gente estranha um dia inteiro”. “ Fui ali recebido com os agrados e as condescendências que reservavam para o neto do prefeito da terra. Tinha o meu mestre uma mulher morena e bonita, que me fazia as vontades: chamava-se Judite. Gostava dela de forma diferente da que sentia pela minha tia Maria. Ela sempre que me ensinava as letras debruçava-se por cima de mim. E o Dr. Figueiredo não parava no lugar. Só ficava quieto a ler os jornais e os livros, que tinha muitos pela mesa. A mulher era quem me ensinava, quem tomava conta de mim, Foi ali com ela, sentindo o cheiro dos seus cabelos pretos e a boa carícia das suas mãos morenas, que aprendi as letras do alfabeto”.

Professor do engenho “Depois mandaram-me para a aula de outro professor, com outros meninos, todos de gente pobre. Havia para mim um regime de excepção. Não ralhavam comigo. Existia um copo separado para eu beber água, e um tamborete de palhinha para «o neto do coronel Zé Paulino». Os outros meninos sentavam-se em caixotes de gás. Lia-se a lição em voz alta. A tabuada era cantada em coro, com os pés balançando, num ritmo que ainda hoje tenho nos ouvidos. Nas sabatinas nunca levei uma palmatoada, mas quando acertava mandavam-me que desse nos meus competidores. Eu sentia-me bem com todo esse regime de miséria. Os meninos não me tinham raiva. Muitos deles eram de moradores do engenho. Parece que ainda os vejo, com seus bauzinhos de folha, voltando a pé para casa, a olharem para mim, de bolsa a tiracolo, na garupa do cavalo branco que me levava e trazia da escola”.

A educação no engenho “O interessante era que nós, os da casa-grande, andávamos atrás dos moleques. Eles dirigiam-nos, mandavam mesmo em todas as nossas brincadeiras, porque sabiam nadar como peixes, andavam a cavalo de todo o jeito, matavam pássaros ao arco, tomavam banho a todas as horas e não pediam ordem para sair para onde quisessem. Tudo eles sabiam fazer melhor do que a gente: soltar papagaios, brincar ao pião, jogar a castanha. Só não sabiam ler”.

A educação formal: a saída para a escola “ - Para o ano - diziam -, iria para o colégio”. “E o que seria esse colégio? Os meus primos contavam tanta coisa de lá, de um director medonho, de bancas, de castigos,de recreios, de exercícios militares”. “Em Junho iria para o colégio. Estava marcado o dia da minha partida. - Lá ele endireita-se”.

A preparação para a escola “E preparavam o meu enxoval, faziam camisas de homem para mim, e calças compridas, e ceroulas. Tinha a mala nova cheia de roupa branca, para o internato. Comecei então a reprimir as minhas lágrimas, pensando no tempo de colégio que viria. Não ia para ali com medo. Pelo contrário: vivia a desejar o dia da minha partida”.

Expectativas da família e de carlinhos “Recorriam ao colégio como a uma casa de correcção. Abandonavam-se em desleixos para com os filhos, pensando corrigi-los no castigo dos internatos. E não se importavam com a infância, com os anos mais perigosos da vida. Em Junho estaria no meu sanatório. Ia entregar aos padres e aos mestres uma alma onde a luxúria cavara galerias perigosas. “Em Junho iria para o colégio. Estava marcado o dia da minha partida. - Lá ele endireita-se.

“No dia seguinte tomaria o comboio para o colégio “No dia seguinte tomaria o comboio para o colégio. O meu tio Juca levar-me-ia para os padres, deixando carta branca a meu respeito. - O colégio amansa os meninos! “Agora o colégio iria consertar o desmantelo desta alma crescida de mais para a terra. Iriam podar os galhos de uma árvore, para que os seus brotos crescessem para cima”. - Quando voltar do colégio, vem outro, nem parece o mesmo. Toda a gente acreditava nisto.

Início do processo de institucionalização