O Modo Subjuntivo Como e quando o usamos?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emprego dos Modos e Tempos Verbaisz
Advertisements

Verbos – Prova Bimestral
O Verbo.
Queria ser melhor, Queria não estar feia, Então talvez minha mãe Me queira abraçar...
As sugestões foram recolhidas rapidamente.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Modo Indicativo e Subjuntivo
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
Classificações das conjunções
ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS.
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ...
Infinitivo Gerúndio Particípio
Quero que vocês falem português ! Falem comigo!
Imperfeito do Conjuntivo
MEU ANIVERSÁRIO ESTE ANO.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
E Você? Eu quero ter muito dinheiro Eu quero viajar
EU APRENDI.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Verbos Formação dos tempos verbais simples
Se eu morrer antes de você ...
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Esse TANTRA veio da Índia.
Eu só vou sair, se os meus pais me permitirem
APRENDIZ DA VIDA!.
VERBOS.
SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ
O ESTUDO DOS VERBOS por Márcia Regina (chuchu)
O Conjuntivo / Subjuntivo
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O Triplo Filtro.
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
Usos dos tempos verbais
Este TANTRA vem da Índia
Que ideia prevalece nas falas dessa tira?
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
Da Roxy _____________ Uma bad girl. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.
FLEXÕES VERBAIS.
O Futuro do Conjuntivo Parte I
Imperfeito do Subjuntivo
COISAS DA VIDA Clarice Lispector.
SÓ PARA OS MAIS IMPORTANTES....
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
O Modo Subjuntivo Como e quando o usamos?.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
APRENDÍ QUE... APRENDÍ QUE... William Shakespeare.
Aprendi Clique.
AIT TEMPOS VERBAIS.
"NEM O MELHOR REMÉDIO DO MUNDO FARÁ EFEITO SE VOCÊ NÃO O TOMAR“
Prof.ª irlane Araújo.
Presente do subjuntivo
Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
Aprendi Que eu não posso exigir o amor de ninguém; posso, apenas, dar boas razões para que gostem de mim, e ter paciência para que.
Mãe! Poesia
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
SOBRE MIM.
Educação Financeira para crianças e Jovens
APRENDIZ DA VIDA!.
Modos verbais: Indicativo
Os verbos As palavras que indicam as ações praticadas pelo sujeito chamam-se verbos.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS Tem função de adjunto adverbial. Pode indicar: causa, consequência, comparação, condição, concessão, proporção, conformidade,
CLARICE LISPECTOR PROGRESSÃO AUTOMÁTICA Já escondi um amor com medo de perdê-lo. Já perdi um amor por escondê-lo. Já segurei nas mãos de alguém por estar.
Transcrição da apresentação:

O Modo Subjuntivo Como e quando o usamos?

Os Modos Verbais O Modo Indicativo Tenho que estudar. O Modo Imperativo Fale a verdade! O Modo Subjuntivo Espero que escolha o caminho certo.

O Modo Indicativo Fala de fatos Fala de certezas Fala da realidade O Modo Subjuntivo Expressa dúvidas Expressa desejos Expressa incerteza Fala de coisas irreais É usado para fazer hipóteses

Alguns exemplos: Meu pai quer que eu viaje com ele. Maria duvida que Paulo fale a verdade. Nós preferimos que você compre as bebidas.

Usa-se o subjuntivo depois de verbos que indicam dúvida, desejo, emoção, ordem, expectativa, etc.: Tomara que... Quero que... É possível que... Duvido que... Prefiro que... Não acho que... Talvez... Espero que...

Usa-se o indicativo para expressar certeza ou opinião: É certo que… Acho que… Tenho certeza que…

O presente Do subjuntivo

Como se forma o presente do subjuntivo? 1. Começar com a forma do verbo no presente do indicativo para a pessoa “eu” 2. Eliminar a terminação “o” 3. Acrescentar as terminações: Para verbos do primeito grupo (-AR): -e -emos -em Para verbos do segundo ou terceiro grupos (-ER / -IR): -a -amos -am

Complete com a forma do verbo indicado no presente do subjuntivo: CANCELAR: Que eu… VIAJAR: Que eu… ESCUTAR: Que eu… ENTENDER: Que eu… RESPONDER: Que eu… CORRER: Que eu… REFLETIR: Que eu… REPARTIR: Que eu… REPETIR: Que eu…

Continue a praticar usando os verbos que aparecem abaixo: TER: Que eu … FAZER: Que eu … DORMIR: Que eu… SEGUIR: Que eu … TRAZER: Que eu… DIZER: Que eu… PÔR: Que eu … VER: Que eu…

Confira suas respostas: TER: Que eu tenha FAZER: Que eu faça DORMIR: Que eu durma SEGUIR: Que eu siga TRAZER: Que eu traga DIZER: Que eu diga PÔR: Que eu ponha VER: Que eu veja

Verbos Irregulares ESTAR Que eu esteja Que você esteja Que nós estejamos Que eles estejam SABER Que eu saiba Que você saiba Que nós saibamos Que eles saibam SER Que eu seja Que você seja Que nós sejamos Que eles sejam DAR Que eu dê Que você dê Que nós demos Que eles deem QUERER Que eu queira Que você queira Que nós queiramos Que eles queiram IR Que eu vá Que ele vá Que nós vamos Que eles vão

Escreva comentários sobre as situações abaixo usando o presente do subjuntivo:   Você estaciona seu carro em local proibido por cinco minutos enquanto compra um sanduíche na lanchonete. Quando você chega, o policial está multando o seu carro. Tente convencê-lo a não fazer isso: -- Seu policial, espero que… Júlia tem 15 anos e está apaixonada por um colega de classe, mas é muito tímida para dizer a ele o que sente. O que você sugere? -- É aconselhável que… Está chovendo há três dias e você tem planos de acampar no fim de semana. Você diz: -- Tomara que… Seus amigos querem fazer uma festa surpresa para uma amiga, mas não têm muito dinheiro. O que você sugere? -- É necessário que…

Conjunções usadas com o presente do subjuntivo Para que (indica finalidade): Estou aprendendo português para que possa me comunicar melhor com meus clientes. Embora (indica contradição de ideias): Convidei meu sogro para a festa, embora não goste muito dele. Caso (exprime condição): Vou levar o guarda-chuva caso chova. Antes que (indica circunstância temporal): Vamos para casa antes que caia um temporal!

Outras conjunções: Contanto que (indica condição): Gosto de cebola contanto que esteja cozida. Até que (indica circunstância temporal): Ficarei aqui até que ele volte. A menos que/a não ser que (indica condição): Gosto de cebola a menos que esteja crua. Nem que/mesmo que (indica oposição): Vou aprender a fazer ioga nem que leve dez anos!