A cidadela dos deuses! clicar Banhada pela luz da Ática... destaca-se como símbolo universal de expressão soberana da arte clássica... A “ Akrópolis”,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO
Advertisements

A arte Suméria, Assíria e Persa
A GRÉCIA ANTIGA.
Urbanismo, Arte e Romanização
As 7 Maravilhas do Mundo Antigo
Religião grega Zeus.
Ao ler essa mensagem, lembrei-me da sabedoria de Carmita.
A Religião Romana.
Prof. Everton da Silva Correa
Grécia - Cultura e Sociedade.
meditar sobre mensagens reflexivas MÚSICA: Rolf Lovland - Ode To Simph
Prof. Everton da Silva Correa
ILÍADA.
Grécia uma cultura fantástica
DEUSES.
E G I T O “Um dom do NILO.” Heródoto clicar.
“Clicar” – para avançar
O DOM DOS DONS.
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
Rainha do mundo e da paz Considera com que justa disposição refulgiu, já antes da assunção, o admirável nome de Maria por toda a terra. Sua fama extraordinária.
A PAISAGEM RELIGIOSA LUZIA CARDOSO BARBOSA PROF
Arte Grega.
MITOLOGIA GREGA.
A ARTE GREGA.
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
Colégio da Policia Militar 1° ano Aula: Historia e Geografia
“Rosa roxa” Gabriel Novis Neves.
teoria e história ↔ prática projetual
CAPÍTULO 3 A ARTE NA GRÉCIA.
Cidade-Estado: Atenas
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
La Jordanie est bordé à l'ouest par les Territoires palestiniens de Cisjordanie et Israël, au sud par l'Arabie saoudite, à l'est par l'Irak et au nord.
Escola de Conselhos do Pará Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense DEMOCRACIA 2ª parte.
Grécia Nome: Nicole Moledo serie:1 AM n°: 21
Prof. Renato Denadai da Silva
Sue O Homem é a mais elevada das criaturas. A mulher é o mais sublime dos ideais. Deus fez para o homem um trono; Para mulher um altar.
Grécia – séculos VII-V a.C. Escultura
Douglas Fernando Blanco
Grécia – séculos VII-V a.C. Arquitetura
A Arte do Antigo Egito Bianca Lobato Carlos Arrelias Evandson Muniz
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I
Grécia - Cultura.
Da GRÉCIA ANTIGA B1.
PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS
SALMOS, capítulo 33 Canção de louvor
Buda O Buda de Kamakura é uma estátua gigante que há no Japão há mais de 600 anos. É uma estátua de bronze de 14 metros de altura e que irradia muita paz.
Ao ler essa mensagem, lembrei-me da sabedoria de Carmita.
MARAVILHAS DE PORTUGAL
Resumos de História.
A GRÉCIA CONTINENTAL onde nasceu uma das maiores civilizações da história... no fervilhar do caldeirão étnico do Mar Egeu. Atenas é a capital do único.
Consagração do Aposento
Capítulo 13 Como a história da Europa começou?.
Arte egipcia gabrielli mercia 6°b n°21.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Grécia Antiga Mitologia.
Esta é uma oração poderosa, cuja recitação eu recomendo todos os dias!
A ARTE GREGA.
Arte grega A arte como patrimônio da humanidade
CLICAR A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, em Fátima. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
Clicar Este edifício de decoração predominantemente barroco situa-se em Madrid, no local ocupado pela antiga muralha árabe, frente ao antigo palácio.
Grécia: período clássico e período helenístico
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
As cerca de 2000 ilhas gregas, são pequenos paraísos de uma beleza inacreditável, selvagem e natural. Ainda se sente ali a magia divina e o legado das.
CLICAR As Mulheres são profundamente diferentes dos homens. São profundamente diferentes, felizmente. Até o cérebro tem uma outra organização. A mulher.
A Pólis grega era uma cidade com leis próprias, costumes próprios e governos próprios, completamente autónoma em relação às outras. O traço comum entre.
Religião na Antiga Grécia
Transcrição da apresentação:

A cidadela dos deuses! clicar

Banhada pela luz da Ática... destaca-se como símbolo universal de expressão soberana da arte clássica... A “ Akrópolis”, que edifica a história da própria Atenas... é vista sobre um espantoso rochedo com 156 metros de altura... em um privilegiado espaço restrito e seguro... com abundância em água potável de ótima qualidade.

A Acrópole era o núcleo da cidade de Atenas antiga... onde construíam as residências reais e os templos sagrados. Adaptando-se aos períodos... tornou-se... exclusivamente... um local de culto... onde veneravam as divindades maiores da Grécia... em especial... a pródiga e polimorfa Atena – deusa da sabedoria... da fertilidade... da guerra justa.

PROPILEUS - “Fronte brilhante da Acrópole”... É a entrada monumental da Cidadela. Alerta o visitante... prepara-o psiquicamente... para sentir a santidade do local... e a grandeza da colina sagrada.

Os gregos adoravam uma divindade com grandes asas... que voava de um lugar para o outro... símbolo da vitória e da felicidade... chamada “ATENA NIKE”.. Em seu templo colocaram-na sem asas - Vitória Áptera - para não poder mais voar e ficar para sempre com os atenienses!

No ponto mais alto da “Cidadela”... encontra-se um templo dedicado à deusa da sabedoria: Atenas Parthenos – foi a primeira obra de Péricles. O único monumento construído totalmente em mármore... apresenta uma genial mistura de arquitetura jônica/dórica... transformando-o no mais perfeito modelo de escultura clássica.

Sua forma obedece à proporção fundamental de 4:9... conhecida como razão áurea... dando ao monumento o aspecto linear... curvando as linhas retas e corrigindo assim a ilusão de ótica provocada pela intensa luz Ática. No centro do nicho erguia-se a estátua da virgem Atena... moldada pelo cinzel de Fídias. Todas as partes nuas do seu corpo eram de marfim e as vestimentas de ouro.

O Partenão ainda hoje nos arrebata e emociona... ele manteve viva a sua grandeza e a perfeição estética... É o testemunho sublime da plenitude do espírito clássico grego. As esculturas que o genial artista Fídias produziu na colina sagrada são consideradas como as mais perfeitas expressões artísticas de todas as épocas.

O Erecteu era um templo consagrado à deusa Atena e a Poseidon – deus do mar... Conforme a mitologia... nesse lugar... Poseidon e Atena confrontaram-se pela posse da cidade de Atenas. Os demais deuses foram os juízes. O vencedor seria aquele que melhor brindasse a cidade.

Poseidon bateu com seu tridente em uma pedra... e fez jorrar água salgada. A deusa bateu com sua lança no solo e brotou uma bela oliveira. Os juízes acharam melhor a dádiva de Atena e, assim... ela foi consagrada como protetora da cidade.

Há muitos outros monumentos espalhados pelos quatro cantos de Atenas... conjugando harmoniosamente duas épocas diferentes... o passado e o presente.

No sul da península Ática... debruçado sobre o mais lindo mar azul aberto... encontra-se o templo de Poseidon/Netuno – o famoso irmão de Zeus - regente dos oceanos... e das águas tumultuadas.

Poseidon... o protetor dos marinheiros... dos viajantes e de todos os povos dos mares... perdeu a disputa pela Ática... Mas foi sempre um deus adorado pelos gregos e ali teve seu grandioso templo.

Atenas... um mundo exótico e pitoresco... vivo e vibrante... alegre e otimista... embalado pelas cordas musicais gregas... regado pelo delicioso azeite e vinho... Templo de ZEUS

embrenha-se profundamente na alma de quem a visita... quando se medita sobre o que ela significou para a humanidade!

PRINCIPAIS UNIVERSIDADES DA GRÉCIA National and Kapodistrian University of Athens Aristotle University of Thessaloniki National Technical University of Athens University of Crete

Texto – fotos e formatação: Som:Annoula tou chonia – M. Tokas – Greek melodies