ACABAMENTOS – parte 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
Advertisements

A LINHA © antónio de campos, 2011.
Quer um planeta legal! 1 - Introdução 2 - 1ª Meta
ATENÇÃO: PRÓXIMA AULA -> LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
23 de Abril Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Técnicas para registro de processo
Gravura É a linguagem artística que permite múltiplas reproduções a partir de uma matriz. Cada reprodução é assinada, datada e numerada; não se trata.
PAPEL.
processos de impressão
É o conjunto e ordenação de procedimentos para a realização de um dado objetivo. Vale observar que a ausência de uma metodologia pode levar também.
Folha de Cálculo TIC 10.
Concurso Paulista de Criação Literária.
Prof. Luís Canotilho Execução de medalha Mascararte – 1.ª bienal da máscara 2003 Bragança / Portugal Face A do projecto Face B do projecto.
Os padrões de digitalização da Biblioteca Britânica
Matérias Primas e Processos para Marcenaria
Treinamento placas General Vision
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
O Processo Flexográfico
O Processo Serigráfico
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
Introdução Basicamente, o torneamento gera formas cilíndricas com uma ferramenta de corte usinando com uma única aresta, e, na maioria dos casos, a ferramenta.
MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
O Processo de Rotogravura
Offset Paper Express.
EQUIPE DE PROFISSIONAIS PREPARADOS PARA TE ATENDER TODOS OS TAMANHOS TODOS OS TAMANHOS TODOS OS TAMANHOS TODOS OS TAMANHOS TODOS OS TAMANHOS TODOS.
Exemplo 3: Um fabricante de caixas de papelão pretende fazer caixas sem tampas a partir de folhas quadradas de cartão com área igual a 576cm2, cortando.
Planificando cubos e outros “dados”
Ambiente de trabalho Barra de ferramentas padrão Barras de rolamentos
BRIEFING Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção.
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
CONFIGURANDO TRABALHO NO WORD 2003 a 2007 (NORMAS DA ABNT)
Microsoft Office Excel Fórmulas complexas  Se  Soma.Se  Contar.Se  Contar.Val  Contar.Vazio.
DIAGRAMAÇÃO Margens.
DESENHO TÉCNICO Projeção Ortogonal.
Educação Visual e Tecnológica
PROCESSO PASSO A PASSO EFEITO RELEVO GRÁFICO (CARTÃO DE VISITA)
Trabalho realizado por: Ricardo Costa 12ºL
CONCEITOS PRELIMINARES
UNIDADE 4: Processamento de texto
Formato gráfico É a linguagem da revista. Uma espécie de código que o leitor reconhece e decifra rapidamente, um fio unificador, um sistema subliminar.
TIPOLOGIA E DESIGN.
IMAGENS As imagens devem ser escaneadas (digitalizadas) com resolução de 300 DPI. Abaixo disso são reproduzidas com baixa qualidade. Acima disso o jornal.
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
Computação Gráfica – Animação
Prof. Karina.
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
Aula 06 – Ensaio de Materiais Dureza
Prof. Diego Santos Graduação: Publicidade e Propaganda Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Disciplina: Tecnologia.
Projeto Operador de Computador
Prof. Diego Santos Graduação: Publicidade e Propaganda Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Disciplina: Tecnologia.
Produção Gráfica.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
Comportamento e Natureza da Luz
Prática de Ensino em Matemática II Aula 5
Coordenadora: Eliana Magalhães
Título da apresentação
Profa. Silvia Bertani Profa. Me. Silvia Bertani Como elaborar um trabalho acadêmico.
Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso.
ILUSÃO DE ÓPTICA.
Arruelas.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
OPÇÕES DE BRINDES AMC CONSTRUTORA. MOCHILAS DESCRIÇÃO: Mochila em Nylon 600 personalizada. PERSONALIZAÇÃO: Aplicação de logomarca em bordado. QUANTIDADE:
Atenção crianças, sempre peçam ajuda para um adulto! Cofre igrejinha. Materiais:*2 caixas de leite limpas; *Grampeador e furador de papel; *Tesoura; *Caneta.
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC Biblioteca da Escola SENAI Suíço-Brasileira “Paulo E. Tolle”
Preparação de slides em PowerPoint
Transcrição da apresentação:

ACABAMENTOS – parte 1

IMPORTANTE: Pré-impressão: reprodução de imagens e textos pelas quais se obtém superfícies impressoras (fôrmas de impressão) fotoquimicamente gravadas em relevo, entalhe ou em plano, para tiragem por qualquer sistema de impressão. Impressão: reprodução mecânica de grafismos sobre suportes, por meio de fôrmas de impressão. Pós–impressão: São impressões (geralmente para acabamento do material), feitas após a impressão final.

acabamento é um conjunto de operações que seguem após a impressão e que dão ao impresso a sua apresentação definitiva. Pode ser simples se se limitar a cortar as folhas nos seus quatro lados. Mas a grande maioria dos impressos situa-se dentro das quatro primeiras categorias: coser, brochar, cartonar, encadernar

acabamento Plastificação (ou laminação, brilhante ou fosca): é a aplicação de um filme plástico sobre o papel, deve ser considerada para materiais que possam ser expostos à umidade. Ex.: embalagens, cartazes, banners, testeiras, demais materiais de ponto-de-venda

PLASTIFICAÇÃO

acabamento Envernizamento: aplicado integral ou parcialmente sobre o papel. Usado também como elemento de composição de imagem, efeito interessante quando o papel é fosco Nesse caso, aumenta o preço de orçamento, porque é preciso confeccionar mais um fotolito apenas para a área de impressão do verniz

VERNIZ

acabamento Hot Stamping: é uma gravação a quente para impressão de cores metalizadas (dourada, prateada, verde, azul, vermelho, etc), feito após a impressão

HOT STAMPING

acabamento - Relevo Seco: processo que proporciona imagens impressas em papel para dentro das cavidades dessa fôrma. Quando se dispensa a cor, valorizando apenas a imagem em relevo, tem-se um relevo a seco, ou relevo seco

RELEVO SECO

manchas de manuseio para se evitar manchas de dedos em áreas de cores escuras ou outras, devemos aplicar no impresso o verniz offset, verniz U.V., laminação ou plastificação

ACABAMENTOS: parte 2

acabamento - Corte e Vinco: são meios de cortar papéis no tamanho desejado, e fazer marca naqueles papéis de maior gramatura para facilitar a dobra. São feitos por meio de facas especiais que são prensadas sobre papel, e que tem o desenho que se quer recortar e/ou vincar. São eles que definem a forma da embalagem ou impresso cujo contorno foge dos formatos convencionais.

não se pode esquecer desses custos adicionais. O anunciante precisa saber do custo superior da faca especial. Quando se autoriza a impressão de determinadas peças com formatos diferentes de quadrado e retângulo, não se pode esquecer desses custos adicionais.

dobras Após a impressão, a folha é dobrada à dimensão das páginas; é o caderno. O livro é constituído pelo conjunto de cadernos costurados ou colados para formar o corpo da obra.

a dobra e as fibras do papel  A direção da fibra do papel está ligada à qualidade da dobra. O papel que é dobrado paralelamente ao sentido de fibra ficará mais limpo e bem dobrado. Quando a dobra é executada no sentido perpendicular ao sentido de fibra do papel, poderá resultar numa dobra com um aspecto serrilhado. O aspecto serrilhado é mais notório em papeis de maior gramagem

tipos de dobras Dobras Paralelas dobras que se encontram paralelas entre si.

tipos de dobras Dobras Cruzadas dobras que se encontram perpendiculares em relação à dobra anterior.

nomenclatura das dobras in-plano = o formato base, sem dobras in-fólio: dobrado em dois (1 dobra = 2 folhas = 4 páginas) in-quarto: esta última dobrada segunda vez (2 dobras cruzadas = 4 folhas = 8 páginas) in-oitavo: esta última dobrada (3 dobras cruzadas = 8 folhas = 16 páginas) in-dezesseis: com mais uma dobra = (4 dobras cruzadas = 16 folhas = 32 páginas)

dobras O inventor da máquina de dobrar foi o inglês Black 1851 - expôs em Londres o seu invento.  

tipos de dobras Mecânica - é executada em máquina automática ou semi- automática, podem ser de sistema de facas ou de rolos. Manual - é executada manualmente, designando-se por à letra ou ao número, à ponta, ou à folha.   - Dobragem à letra: consiste em acertar o texto, de umas páginas com as outras, ou acertar pelos números da paginação. Dobrar à ponta ou à folha: quer dizer acertar o papel pelas pontas. Só se dobra o papel à ponta quando as margens das folhas forem iguais entre si.

máquinas de dobras máquina de bolsas é o tipo mais comum. O papel entra na bolsa e através de um mecanismo de paragem do papel a folha é obrigada a passar através dos rolos em rotação, criando a dobra.

máquinas de dobras máquina de dobra combinada equipada com os dois sistemas de dobra, permitindo executar bons registros e velocidade na dobra, permite dobras mais complexas

um valor perceptível baixo acabamento / cosidos método de acabamento dos cadernos através da sua inserção uns nos outros com aplicação de costura na lombada Menos dispendioso que qualquer dos acabamentos mecânicos ou que utilizem cola, tem também um valor perceptível baixo

acabamento / brochar CAPA MOLE OU BROCHADOS * após a operação de desbaste, a lombada fica preparada para receber a cola quente que lhe fixará a capa . este acabamento é pouco dispendioso e muito usado para produtos com pouca utilização ou menos longevidade

acabamento / cartonar CARTONADOS OU CAPA DURA * as capas são produzidas separadamente das páginas do miolo * são constituídas por peças de cartão rígido ou flexível, revestidas com papel, telas ou tecidos. * possuem sempre uma medida superior à do miolo aparado. * ao miolo, depois de cosido, ser-lhe-ão coladas duas guardas que, terão como função "agarrar“ o miolo à capa cartonada. O acabamento de capa dura é mais dispendioso, mas sua longevidade e valor perceptível, tornam-no um produto gráfico exclusivo

acabamento / encadernar método de acabamento no qual o livro é sujeito a uma furação especial efetuada ao longo da margem da lombada e na qual é aplicada uma espiral de arame ou uma placa de vinil

margens As margens são espaços brancos ao lado da impressão de cada página ao alto = cabeça a de baixo = pé. margem direita = frente ou corte margem esquerda = lombada.