Técnicas de Compressão de Dados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Operações sobre o Texto
Advertisements

Tecnologias da Informação e Comunicação
Transmissão de pacotes
Entrada e Saída Introdução.
Indexação Automática de Documentos
Compressão de Dados ORI Ednaldo Pizzolato.
Hash Extensivel Rápido acesso a dados com um custo mínimo de processamento (overhead cost).
Vanessa Rodrigues Coelho Leite bmp2ascii. Bmp2ascii Dois módulos: – Tons de cinza: Gera como saída um arquivo texto com os caracteres ascii que representam.
Algoritmos e Estrutura de Dados I
Compressão de Dados.
A FAST APRIORI implementation
Carolina Fonseca Neumar Ribeiro
I – Informação Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de.
Árvore Binária & AVL Equipe: Felipe Pontes Gustavo Márcio
Tecnologias para Internet
S UBUNIDADE 6 - P UBLICAÇÃO Escola Secundária de Cantanhede Aplicações Informáticas B Maio de 2013 U NIDADE 4 – U TILIZAÇÃO DOS SISTEMAS M ULTIMÉDIA 1.
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
Capítulo IV – Processamento de Imagem e Vídeo
Sistemas Distribuídos
Unidade I Noções básicas de Tecnologias da Informação e Comunicação.
Modelo de referência OSI
Processamento Digital de Imagens
Aluno: Vítor Silva Sousa Disciplina: Rede de Computadores II
Compressão de Textos Juliano Palmieri Lage.
Linguagem de Programação II Parte V
Linguagem de Programação II Parte IX
Sistemas Operacionais
Teoria da Informação Profa. Lillian Alvares
Tópicos em redes e sistemas distribuídos Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Algorítmos e estrutura de dados III
Gerenciamento de Dados
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
Fábio de Oliveira Borges
ACESSO A BASE DE DADOS.
Disciplina: Redes de Comunicação
Guilherme Defreitas Juraszek
TÉCNICAS DE COMPRESSÃO DE DADOS DISCIPLINA:R.COM..
Tecnologias da Informação e Comunicação
F UNÇÕES : PASSAGEM DE PARÂMETROS Aluno:Kaynã Vasconcelos Santos Matéria: Estrutura de dados e algoritmos I Turma: Professor: Danilo Silva dos Santos.
Modulação e Multiplexação
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Tecnologias da Informação e Comunicação
Matemática Financeira
Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos 12ºL nº:2 Prof: Carlos Pereira.
Formato: JPEG Extensão: JPG
Modulação Trabalho Realizado por: João Santos Disciplina de:
PTC 2550 – Redes de Comunicação De Dados e
PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Trabalho realizado por: Ricardo Costa Comunicação de dados
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Codificação e encriptação Relacionadas, mas não são a mesma coisa...
Estrutura de Dados III Revisão
Conceitos de vídeo Bruna gomes nº2 Turma 9ºD voc. Multimedia.
Aplicativos Web – Web Design
Programação Computacional Aula 8: Entrada e Saída pelo Console Prof a. Madeleine Medrano
Trabalho elaborado por: Ana Beatriz nº1
Tópicos Avançados em Redes
Comunicação e Redação Empresarial
Detecção e Correção de Erros
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I I – Informação Digital Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos Meios Eletrônicos Interativos.
Sistemas Multimídia Distribuídos
Fundamentos de Redes de Computadores
Marketing de Relacionamento CARLOS FREIRE – Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo – Hooley, Saunders e Piercy – Prentice Hall.
Capítulo 14 Camada 6 A Camada de Apresentação. Sumário A Camada de Apresentação.
O QUE FOI OSI ? OSI foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma forma comum de conectar computadores. A sua arquitectura é chamada OSI.
Introdução às T.I.C. Conceitos básicos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação Tipos de software e programas de aplicações informáticas.
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Transcrição da apresentação:

Técnicas de Compressão de Dados Redes de Comunicação 10º Informática Técnicas de Compressão de Dados Trabalho realizado por Ricardo Belinha

Introdução Neste meu trabalho em PowerPoint vou falar sobre as técnicas de compressão de dados, pois este conteúdo está inserido no módulo 1 desta disciplina.

Técnicas de Compressão de Dados Objetivos da compressão de dados: Ocupar o menor espaço possível; Transmissão mais rápida;  Poder processar os dados sequencialmente de forma mais rápida;  Reduzir o tempo e espaço necessários para backups (e portanto o custo). Ao usar a compressão de dados, quando estamos a transmitir determinada informação, estamos sempre enviar o menor número de bits possível, não só estamos a diminuir o tempo necessário para completar a transmissão, como os seus custos. Se os ganhos daí decorrentes podem ser mínimos para pequenas quantidades de informação, já para grandes mensagens assim não o será.

Técnicas de Compressão de Dados A compressão de dados envolve a codificação da informação de modo que o arquivo fique com o menos espaço possível. Algumas técnicas são gerais, e outras específicas para certos tipos de dados, tais como voz, imagem ou texto. Existe uma grande variedade de técnicas, de forma que veremos apenas alguns exemplos. Começamos por dividir as técnicas de compressão de dados em duas metades bem distintas: compressão sem perdas e compressão com perdas.

Técnicas de Compressão de Dados Compressão sem perdas A informação é recuperada sem qualquer alteração após o processo de descompressão. Este tipo de compressão é usada em texto. Este tipo de compressão é também designada por compressão reversível. Compressão com perdas Neste tipo de compressão também designada por irreversível, a informação descomprimida é diferente da original. Técnicas irreversíveis são pouco comuns em ficheiros de dados, mas existem situações em que a informação perdida é de pouco ou nenhum valor, como em compressão de voz, imagem, por exemplo.

Técnicas de Compressão de Dados Há vários tipos de abordagem à compressão de dados, assentando cada uma delas numa ideia base diferente. Os algoritmos de compressão originados serão assim também bastante diferentes entre sie, o que para nós é talvez mais importante, dar-nos-ão diferentes taxas de compressão. As ideias base mais comuns, e que mais frutos têm dado, são as seguintes:   Alterar o tipo de representação dos caracteres, recorrendo a códigos de comprimento variável; Utilizar um dicionário comum à transmissão e à receção; Usar representações especiais para repetições de caracteres.

Técnicas de Compressão de Dados Códigos de comprimento variável A maneira mais simples de obter uma compressão de imagens sem perdas é trabalhar na redução apenas da redundância de codificação. Pode-se codificar os valores de tons de cinza utilizando códigos de comprimento variável, que atribuem palavras-código mais curtas aos símbolos mais prováveis. Portanto, os símbolos de fonte a serem codificados podem ser os valores de tons de cinza da imagem ou a saída de uma operação de mapeamento.

Técnicas de Compressão de Dados Códigos de comprimento variável Código de Huffman A técnica mais conhecida de codificação para evitar a redundância é o código de Huffman. Quando é aplicada essa técnica à codificação de cada símbolo da fonte, o código de Huffman fornece o menor número inteiro possível de unidades de informação (bits) por símbolo de fonte. O primeiro passo no algoritmo de Huffman consiste na criação de uma série de reduções na fonte original, através da ordenação das probabilidades de ocorrência dos símbolos.

Conclusão Portanto, devo dizer-vos, como vocês já repararam, as técnicas de compressão de dados é muito útil, pois com essas técnicas ocupamos o menos espaço possível, transmitimos os ficheiros mais rápidamente e o tempo a processar o ficheiro é muito mais rápido.