Objetivos Ao concluir esta Disciplina espera-se que os alunos sejam capazes de: Distinguir os conceitos de Estrutura e Dados; Compreender o que são, como.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estrutura de Dados Pilha by Aquiles Burlamaqui. Definição Uma pilha é uma das várias estruturas de dados que admitem remoção de elementos e inserção de.
Advertisements

LISTAS Dilvan Moreira, parcialmente baseado em material do prof. Ricardo Campello.
ESTRUTURA DE DADOS Professor: Marcelo Mendes Turma: MBI-1
Aula T-09 – BCC202 Listas (Parte 1) Túlio Toffolo www. decom. ufop
Índice Estrutura de Dados Pilhas 2010 Renan Robson Lima Carneiro
O TAD fila O TAD fila armazena objetos arbitrários
Marco Antonio Montebello Júnior
Listas Lineares Estrutura que permite representar um conjunto de dados de forma a preservar a relação de ordem linear. Uma lista linear é composta de nós,
Fila by Aquiles Burlamaqui
Pilhas e Filas CONTEÚDO (1) Pilhas (2) Filas.
Programação Avançada I
Algoritmos de manipulação de estruturas elementares de dados
Programação II Estruturas de Dados
Programação II Estruturas de Dados
Estrutura de Dados e Algoritmos e Programação e Computadores II
ESTRUTURAS DO TIPO FILA
Filas David Menotti Estruturas de Dados I DECOM – UFOP.
David Menotti Estruturas de Dados I DECOM – UFOP
David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados I DECOM – UFOP
David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados I DECOM – UFOP
Aula T12 – BCC202 Listas Túlio Toffolo
Listas lineares Listas Lineares Fila Dupla Pilha Fila Saída restrita
AED – Algoritmos e Estruturas de Dados
FILAS (Queues) Estrutura linear de acesso seqüencial que ordena seus elementos pela seqüência cronológica de sua entrada; Estrutura FIFO (First In First.
Estruturas de Dados I Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Prof.: Sergio Pacheco Estruturas de Dados I Prof.: Sergio Pacheco 1.
Estrutura de dados Busca
Robson Godoi / Sandra Siebra
Listas Encadeadas.
Prof. Hilton Cardoso Marins Junior
Aula prática 12 Listas Encadeadas
© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2011 Pearson Prentice.
Listas Lineares Estrutura de Dados.
Algoritmos e Estruturas de Dados
Denise Guliato Faculdade de Computação – UFU
Listas lineares Denise Guliato Faculdade de Computação – UFU
Aula 11 LISTAS LIGADAS.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Estrutura de dados II Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação
Estruturas de Dados com Jogos
Denise Guliato Faculdade de Computação – UFU
Faculdade de Informática e Tecnologia de Pernambuco ESTRUTURA DE DADOS
Aula 3 Vetores e Listas. Arrays (vetores) Array – sequência de elementos do mesmo tipo. Tamanho do Array – seu número de elementos (número fixo) Consequência:
Listas, Filas e Pilhas Katia Guimarães.
Aula 3 Listas, pilhas, filas.
Estruturas de Dados Aula 9: Listas (parte 1)
Lista encadeada Representar um grupo de dados.
Estruturas de Dados PROFESSOR DIÓGENES FURLAN. Estruturas de Dados (ED) Programas operam sobre dados Dados são relacionados e possuem estrutura Como representar.
Estruturas de Dados Aula 11: TAD Pilha
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática
Pilhas e Filas usando Alocação Estática e Dinâmica de Memória
© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2011 Pearson Prentice.
Lista Linear Base para outras estruturas
Professor Ulisses Vasconcelos
AULA 6 PILHA Last In First Out. AULA 6 Conceito de Pilha Conceito de Pilha “Uma pilha é um tipo especial de Lista Linear em que todas as operações de.
Programação II Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Aula Prática 12 Listas Encadeadas Monitoria
Estruturas de Dados Murilo Salgado Razoli.
Estrutura de Dados Aula 3 - Listas
Estrutura de dados Pilhas e filas
Profa. Juliana Mafra ESTRUTURA DE DADOS 30 de Setembro de 2009 Faculdade de Informática e Tecnologia de Pernambuco.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- UFAM INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA- ICET SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II PILHAS.
11 Pilhas, Filas e Listas Duplamente Encadeadas Prof. Kariston Pereira Adaptado de Material gentilmente fornecido pelo Prof. Rui Tramontin (DCC/UDESC)
USP – ICMC – SSC SSC0300 2º Semestre 2015 Disciplina de Linguagem de Programação e Aplicações [ Eng. Elétrica / Eletrônica ] 1 Prof. Dr. Daniel Rodrigo.
Pilha dinâmica Prof.° Jean Daniel Henri Merlin Andreazza
Estrutura de Dados Prof. André Cypriano M. Costa
Lista Ligada Estrutura de Dados II Prof. Gale. Vantagens  Crescem (ou decrescem) à medida que elementos são inseridos (ou removidos)  seqüência encadeada.
Alocação Dinâmica Dilvan Moreira. Objetivos  Entender o que são e como usar:  Gerenciamento de Memória  Alocação Dinâmica em C.
INE5408 Estruturas de Dados Estruturas de Dados básicas utilizando Vetores - Introdução - Pilhas usando Vetores - Filas usando Vetores.
Transcrição da apresentação:

Objetivos Ao concluir esta Disciplina espera-se que os alunos sejam capazes de: Distinguir os conceitos de Estrutura e Dados; Compreender o que são, como funcionam e onde são utilizados os Arrays, Filas, Listas, Pilhas e Árvores.

Definição de Estrutura de Dados Uma Estrutura de Dados pode ser definida como uma forma particular pela qual os computadores realizam a organização e manipulação dos dados de forma eficiente.

Definição de Estrutura de Dados Dado Estrutura Ativo a ser manipulado Elemento estrutural que irá armazenar as informações

Definição de Estrutura de Dados Dado Estrutura Inteiros(Int) Textos(String) Caracter(char) Ponto flutuante(Double) Inteiros(Int) Textos(String) Caracter(char) Ponto flutuante(Double) Array Fila Pilha Árvovre Array Fila Pilha Árvovre

Quem é a estrutura e quem são os Dados? ABCDE FGHIJ LMNOp

Arrays(Vetores) “Um array é uma porção de memória fixa e sequencial dividida em pedaços idênticos indexados a partir do 0(zero). Em cada posição do array, podemos guardar um aluno.”

Arrays

Listas Encadeadas As listas ligadas ou encadeadas são conjuntos de elementos encadeados, onde cada elemento contém uma ligação com um ou mais elementos da lista.

Listas Lineares Sequência de itens x1,x2,...,xn xi é de um determinado tipo n é o número de elementos da lista posição relativa dos itens: xi precede xi+1.

Listas Lineares As listas ligadas ou encadeadas são conjuntos de elementos encadeados, onde cada elemento contém uma ligação com um ou mais elementos da lista. Cada elemento da lista ligada será composto por 2 partes principais: uma parte conterá as informações e a outra as conexões com outros elementos. Cada elemento é formado por um bloco de dados e um ponteiro para o próximo elemento. ConteúdoPróx

Listas Lineares

Listas Lineares – adicionando célula

Listas Lineares – Removendo célula

Listas Lineares – Exercícios Descreva como seria o processo para a realização de cada uma das operações. conjunto de operações sobre os objetos do tipo Lista: – Criar lista vazia – Inserir elemento (no fim) – Inserir elemento (numa posição específica) – Remover elemento (de uma posição específica) – Consultar o i-ésimo elemento – Pesquisar a ocorrência de um item – Imprimir todos os elementos da lista

Filas São listas lineares que adotam a política FIFO (First In First Out – o primeiro que entra é o primeiro que sai) para a manipulação de elementos. As inserções são feitas no final da fila. As remoções são feitas no início da fila. A consulta na fila é feita desenfileirando elemento a elemento até encontrar o elemento desejado ou chegarao final da fila.

Filas “Fila é uma estrutura de dados baseada no princípio FIFO (first in, first out), na qual os dados que foram inseridos primeiros na fila serão os primeiros a serem removidos.” Os primeiros serão os primeiros!

Filas - Aplicações Alocação de recursos para impressão de documentos em uma impressora (spooler de impressão). Atendimento de processos requisitados ao um sistema operacional. Ordenação do encaminhamento dos pacotes em um roteador. Buffer para gravação de dados em mídia.

Filas - Aplicações

Filas – Operações Básicas Criação Inserção de um elemento Remoção de um elemento Verificar se a lista está vazia Liberar a lista

Implementação de Fila com Vetor Devemos fixar o número máximo de elementos (N). O vetor é estático e a fila “se movimenta”, permitindo a manipulação dos dados nos dois extremos Usamos um mecanismo circular (fila circular) para aproveitar o máximo do vetor.

Filas com listas encadeadas

Filas - Exercícios Explique o procedimento para as seguintes atividades abaixo: Cria Fila Vazia; Testa se a fila está vazia; Testa se a fila está cheia; (quando usar vetores) Enfileira; Desenfileira. Explique como essas operações seriam realizadas com o uso de vetores.

Pilhas É uma das estruturas de dados mais simples A idéia fundamental da pilha é que todo o acesso a seus elementos é feito através do seu topo. Assim, quando um elemento novo é introduzido na pilha, passa a ser o elemento do topo, e o único elemento que pode ser removido da pilha é o do topo.

Pilhas “Pilha é uma estrutura de dados baseada no princípio LIFO (last in, first out), na qual os dados que foram inseridos primeiros na pilha serão os últimos a serem removidos.” Os últimos serão os primeiros!

Pilhas – Operações básicas Existem duas operações básicas que devem ser implementadas numa pilha: operação para empilhar (push) um novo elemento, inserindo-o no topo operação para desempilhar (pop) um elemento, removendo-o do topo.

A A C C B B Operações Push e Pop

Pilhas - Exercícios Descreva como seriam realizadas as operações abaixo: Criar uma estrutura de pilha; Inserir um elemento no topo (push); Remover o elemento do topo (pop); Verificar se a pilha está vazia; Liberar a estrutura de pilha; Explique como seria implementada uma pilha utilizando um vetor.

Referências dados