História da Cultura e das Artes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gótico em Portugal Mosteiro da Batalha.
Advertisements

PATRIMÔNIOS DE SALVADOR
Com este trabalho vais ficar a conhecer alguns povos que habitaram a Península Ibérica há muitos, muitos nos atrás. Clica no guerreiro para avançar.
Roteiro Turístico Pelas 7 Maravilhas Nacionais
As Grandes Construções
As 7 maravilhas de Portugal
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
Idade MÉDIA Queda do Império Romano do Ocidente e do Oriente – ( ).
GEOMETRIA ESPACIAL Nomes: Ana Carolina, Pedro, Guilherme e Lucas
Edificações Neoclássicas
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
Arquitetura, Escultura e Pintura
V. N. DA BARQUINHA - PORTUGAL Apresentação de GUIDA PINTO
Património Cultural Trabalho realizado por: Ana Alves nº 1
Apresentação (1 / 2) de GUIDA PINTO
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Iniciar Fechar. 1 – Escolhe a tua personagem BIP-BIP Rápido e muito ágil, dificilmente alguém o apanha Sonic Com uma força inexplicável, dificilmente.
Frank Lloyd Wright.
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
Apresentação: 1/3 de GUIDA PINTO
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
Imagens da nossa cidade
A Expansão Portuguesa.
D. Afonso Henriques Claustro do Paço dos Duques Laranjais Oliveira.
Professor Edley
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
A Cultura da Catedral Contexto histórico a Sociedade dos sécs
Arte Romana.
Castelo de Neuschwanstein
História e Cultura Das Artes
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
A escultura e pintura neoclássica em Portugal
Os Romanos Os Romanos eram muito civilizados e ambiciosos.
Convento de Mafra Clica a gosto….
Arquitetura românica.
Professora Consuelo Holanda
O Museu Nacional de Arte Antiga, também conhecido por Museu das Janelas Verdes, está localizado em Lisboa, Portugal. Instalado num palácio do século XVII,
Os muçulmanos na Península Ibérica
Aula 10 Civilização Islâmica
A Arte Nova.
A Catalunha é uma comunidade autónoma de Espanha, situada a nordeste da península Ibérica. Ocupa um território de km2, limitada pela França e por.
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I
História da Cultura e das Artes
História da Cultura e das Artes
Arte gótica   Historia Paulo Cruz 9º A.
O BARROCO ARQUITECTURA.
História da Cultura e das Artes A Cultura da Catedral
Arquitetura Bizantina e paleo-cristã A conquista da planta quadrada com cúpula circular O primeiro problema foi colocada pelos romanos: ao desenvolverem.
História da Cultura e das Artes
O Palácio-Convento de Mafra
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
A Península Ibérica na Segunda metade do século XI
História da Cultura e das Artes
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
MARAVILHAS DE PORTUGAL
Apresentação: 1/3 de GUIDA PINTO A história actual da Quinta da Regaleira, principia em 1892, ano em que os Barões da Regaleira, vendem a propriedade.
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
disciplina de História
Palácio Nacional da Pena
Por terras de Castela Parte III Alcalá de Henares CLICAR.
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 6 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
Expansão islâmica.
Sebastião José de Carvalho e Melo O Marquês de Pombal e a reconstrução de Lisboa CLICAR.
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
OS MUÇULMANOS, QUEM SÃO? Povo que pratica o Islamismo ou a religião muçulmana, fundada na Península Arábica, no início do século VII, por Maomé. O profeta.
OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
O Taj-Mahal fica em Agra, pequena cidade da Índia. A obra foi feita de 1630 a Cerca de 22 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, trabalharam.
Arte Islâmica.
Transcrição da apresentação:

História da Cultura e das Artes A arquitetura romântica em Portugal

Os exotismos apareceram em Portugal na segunda metade do século XIX onde tiveram maior incidência na encomenda privada (moradias e palacetes) ao gosto neoárabe.

Praça de Touros do Campo Pequeno (1892)

António José Dias da Silva, Praça de Touros do Campo Pequeno, 1892 (vista área na atualidade)

Praça de Touros do Campo Pequeno A Praça de Touros do Campo Pequeno foi projetada por António José Dias da Silva em 1892; Está inserida na arquitetura romântica pelo exotismo da sua arquitetura. Todo o edifício é coberto com tijolo. O edifício contém características do estilo neoárabe: Uso de arcos em ferradura nas diferentes fachadas; Cúpulas bolbosas, de influência oriental, que encimavam os torreões circulares.

Cúpulas bolbosas Arco em ferradura

Palácio de Monserrate (c. 1863-1887)

James Knowles, Palácio de Monserrate, c. 1863-1887

Arcos usados na arquitectura islâmica 2. Arco em ferradura apontada 3. Arco em ferradura peraltada 5 e 6. Arcos polilobados

Espaço comprado por Francis Cook, um comerciante inglês de têxteis, em 1856, que mandou reconstruir o edifício neogótico, agora ao gosto neoárabe; A obra ficou ao cargo do arquiteto James Knowles; O nome Monserrate deriva de um monge que, após uma peregrinação a um eremitério beneditino em Montserrat, mandou construir uma capela junto a uma sepultura de um cavaleiro moçárabe (designação dada aos cristãos que mantiveram a sua religião durante a presença muçulmana na Península Ibérica) que tinha morrido num duelo com o alcaide do Castelo dos Mouros.

O seu edifício é construído de acordo com o gosto neoárabe: Pelo uso de diferentes tipos de arco (em ferradura, ferradura apontada ou ferradura peraltada); Uso da pedra rendilhada nas janelas e pórticos; Emprego de cúpulas bolbosas (em forma de bolbo). Nos jardins em volta do edifício foram cuidadosamente plantadas espécies de plantas raras provenientes da Austrália, Nova-Zelândia e do México.

fachada lateral do Palácio de Monserrate