SIMBOLISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Simbolismo.
Advertisements

Vanguardas e Modernismo
SIMBOLISMO.
O romantismo I – Contexto Histórico.
A ESTRELINHA.
Navegando na Literatura
O que se Passava no séc. XIX ? Simbolismo e Parnasianismo Aprecie um lindo poema da época!! Características do Simbolismo? Veja mais.
ANÁLISE LITERÁRIA LIRA DOS VINTE ANOS TRISTÃO E ISOLDA.
Simbolismo.
Alphonsus de Guimaraens
PROJETO DE PESQUISA: O SÍMBOLO DA VIRGEM NA POESIA DE
SIMBOLISMO NO BRASIL (Final do século XIX)
SIMBOLISMO Professor Kássio.
Literatura - Prof. Hélia
Marcos Vinicius da Cruz de Mello Moraes
Parnasianismo Simbolismo
Imagens que passais pela retina
Simbolismo Poesia no fim do século
SIMBOLISMO
SIMBOLISMO.
A ESTRELINHA.
Parnaso-Simbolismo Prof. Marcos de Andrade.
A poesia da geração de 1930 Carlos Drummond de Andrade ( )
O Fado Música de Portugal.
Simbolismo Suzete Beppu.
Ícone, índice e símbolo.
LITERATURA SIMBOLISMO Prof. Nichele.
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Figuras de Linguagem Profa. Karla Faria.
SIMBOLISMO.
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
Simbolismo. O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas é um estilo literário, do teatro e das artes plásticasliterárioteatroartes.
Prof.ª Patrícia Tavares
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
Simbolismo.
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
TEMÁTICAS DE MANUEL BANDEIRA:
CRISTO REDENTOR Carmen de Melo.
2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Trovas e Sentimentos.
Revisão – professora Margarete
NÃO É PRECISO MAIS ADORMECER PRA SONHAR COM UM ANJO DESCENDO DO CÉU BASTA VOCÊ PERCEBER QUE SOU MAIS QUE UM AMIGO FIEL SOU AQUELE QUE TRÁS A ALEGRIA DE.
Antologia Poética do Romantismo
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
SIMBOLISMO NO BRASIL (Final do século XIX)
Eu sou poeta.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias –Português
Simbolismo.
A música da Morte, a nebulosa, estranha, imensa música sombria, passa a tremer pela minh'alma e fria gela, fica a tremer, maravilhosa... Onda.
SIMBOLISMO.
Literatura Prof. Keila Garcia
DOM JUAN DE MARCO ANÁLISE LITERÁRIA LIRA DOS VINTE ANOS.
Simbolismo Professora : Giane Regina Fontolan Moraes Linda Scatolon.
MODERNISMO NO BRASIL.
O que foi? O Simbolismo é uma escola literária que se manifesta especificamente na poesia e em outras esferas artísticas nascidas na França em fins do.
Profª Sandra. No Brasil, o movimento Simbolista foi quase inteiramente ofuscado pelo movimento Parnasiano, que desfrutou de prestígio social nas camadas.
Parnasianismo Movimento de reação ao sentimentalismo piegas dos últimos românticos; Seu florescimento se deu na França; Parnaso está relacionado a figura.
Simbolismo.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
LITERATURA SIMBOLISMO Prof. Nichele.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Marjory. No final do século XIX, época em que predominavam as ideias positivistas e mecanicistas a que a humanidade.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Angústia,Culpa,Medo! A DESCOBERTA DO SER – ROLLO MAY.
SIMBOLISMO – 1893 “MISSAL “ “BROQUÉIS” - CRUZ E SOUSA CONTEXTO HISTÓRICO: .Consolidação da República .Santa Catarina , Paraná e Rio Grande do Sul palco.
PARNASIANISMO LITERATURA.
NO BRASIL PROFESSOR: LOURIVAL SOARES. O QUE É?  O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do.
Quando Ismália enlouqueceu,
Transcrição da apresentação:

SIMBOLISMO

Surgimento: França, 1880, com Verlaine Mallarmé e Rimbaud Características: 1) Reação subjetivista aos parnasianos; 2) Abandono das fórmulas poéticas rígidas; 3) A poesia deve ser um processo de sugestões (sugerir = não dizer, não nomear); 4) Sugestão através de símbolos, de metáforas originais, de uma linguagem cifrada; 5) Sugestão através da musicalidade da linguagem (uso de aliterações e assonâncias); 6) Culto do mistério, do espiritualismo e do misticismo; 7) Descoberta das camadas profundas da vida psíquica; 8) Domínio do vago, do obscuro, do nebuloso.

BRASIL Movimento surgido em províncias intelectualmente sem importância, na época: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais – pequena ressonância na época e forte influência (dos simbolistas europeus) nos anos de 1910, 20 e 30 sobre as obras de Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Mário Quintana e Vinícius de Moraes.

I – CARACTERÍSTICAS O Simbolismo, assim como o Realismo-Naturalismo e o Parnasianismo, é um movimento literário do final do século XIX .

Essa imagem é uma conhecida tela de Monet, chamada Nenúfares – Reflexos verdes. Ela nos apresenta uma característica marcante do Simbolismo: repare que não há uma definição da imagem. O que vemos são apenas contornos. Monet apenas sugere o que pode ser a realidade.

Retomada de alguns aspectos Românticos No Simbolismo, ao contrário do Realismo, não há uma preocupação com a representação fiel da realidade, a arte preocupa-se com a sugestão. É também a reação ao Naturalismo/Parnasianismo, porque é o resgate da subjetividade, dos valores espirituais e afetivos.

SIMBOLISMO NO BRASIL AUTORES No Brasil, o Simbolismo tem início em 1893, com a publicação de Missal (textos em prosa) e Broqueis (poesias), de Cruz e Souza. O Simbolismo no Brasil não teve muita aceitação por parte do público leitor. A maior parte dos leitores preferia os textos parnasianos.

Cruz e Sousa Considerado não só o maior poeta do Simbolismo brasileiro, mas também um dos maiores representantes do Simbolismo mundial.

Obras: Missal - Broqueis - Faróis - Evocações - Últimos sonetos. Temas básicos: A obsessão pela cor branca; O erotismo sublimado; O sofrimento da condição negra; O sofrimento da condição humana; Espiritualização e religiosidade; Linguagem metafórica e musical.

Violões que choram (jan. 1897) Ah! plangentes violões dormentes, mornos, Soluços ao luar, choros ao vento... Tristes perfis, os mais vagos contornos, Bocas murmurejantes de lamento. Noites de além, remotas, que eu recordo, Noites da solidão, noites remotas Que nos azuis da Fantasia bordo, Vou constelando de visões ignotas. Sutis palpitações a luz da lua, Anseio dos momentos mais saudosos, Quando lá choram na deserta rua As cordas vivas dos violões chorosos. Quando os sons dos violões vão soluçando, Quando os sons dos violões nas cordas gemem, E vão dilacerando e deliciando, Rasgando as almas que nas sombras tremem. [...]

Alphonsuns de Guimaraens É o outro representante do Simbolismo brasileiro. Seus textos apresentavam uma temática variada: a fuga da realidade, a natureza, a religiosidade, o amor espiritualizado, a mulher, muitas vezes comparada à Virgem Maria.

Câmera ardente - Dona Mística – Septenário das dores de Nossa Senhora. Temas básicos: A morte da noiva A sublimação da perda da noiva através do misticismo religioso A paisagem fantasmagórica das cidades mineiras Linguagem de rica musicalidade e, por vezes, litúrgica.

Ismália (Alphonsus de Guimaraens) Quando Ismália enlouqueceu, Pôs-se na torre a sonhar... Viu uma lua no céu, Viu outra lua no mar. No sonho em que se perdeu, Banhou-se toda em luar... Queria subir ao céu, Queria descer ao mar... E, no desvario seu, Na torre pôs-se a cantar... Estava perto do céu, Estava longe do mar... E como um anjo pendeu As asas para voar... Queria a lua do céu, Queria a lua do mar... As asas que Deus lhe deu Ruflaram de par em par... Sua alma subiu ao céu, Seu corpo desceu ao ma