Como é que começamos a contar?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprende a ser um verdadeiro detetive!
Advertisements

Escolha uma faculdade.. Escolha uma república.
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
A Lenda da Noite Certo dia um indiozinho não conseguia dormir e pediu para o seu pai contar uma história para ele conseguir dormir:
Agradecimentos ao Autor: Desconhecido
Conto.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
"13 REFLEXÕES PARA VIVER".
A Boneca e a Rosa.
Água Presente Divino.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
UM LOBO CULTO Jardim de Infância Calçada – Vermil
Saudades de Jesus Momentos com Chico Xavier Adelino da Silveira
Progressão automática
As três árvores.
TER FÉ....
Jesus cura um leproso.
GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
“Na Procura da Paz Interior”
« Quatro Leis da Espiritualidade »
Wagner Paulino Janeiro 2007 Doutor o Senhor acredita que vou viver mais 40 anos???
Física - Queda Livre Professora Sabrina Ribeiro.
Chiara Lubich – Outubro de 2012
Era uma vez, uma formiguinha e uma cigarra muito amigas.
“Havia uma pequena aldeia onde o dinheiro não entrava.
Pela Amizade ....
O que procuro? Onde procuro?
Um pedaço de bolo....
OLÁ ….
A partir do próximo amanhecer
Pela Amizade ....
Construção do Currículo.
Se morreres antes de mim, pergunta se podes
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER Clicar p/ avançar.
Ter fé é ACEITAR os desígnos de Deus ainda que não os entendamos,
Um Presente Diferente Letícia Thompson.
"13 REFLEXÕES PARA VIVER".
Tem uma historinha que conta que dois índios pegaram uma carona com um viajante em uma estrada... Quando chegou no ponto onde os índios deveriam ficar.
A CIGARRA E A FORMIGA Era uma vez uma formiguinha e uma cigarra muito amigas. Durante todo o outono a formiguinha trabalhou sem parar a fim de armazenar.
O macaquinho Um homem, tempos atrás, encontrou-se com um amigo. Este se queixara muito da vida, pois tinha acabado de ser abandonado pela mulher e estava.
“Havia uma pequena aldeia onde o dinheiro não entrava.
Filosofia para a Velhice George Carlin, aos 102 anos. (absolutamente brilhante) SE NÃO LERES ISTO ATÉ AO FIM, TERÁS PERDIDO UM DIA DE VIDA. QUANDO TIVERES.
GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
AS TRÊS ÁRVORES Autor Desconhecido.
OS QUE NUNCA PARTEM Silvana Duboc.
AMIGOS SÃO POEMAS Letícia Thompson.
A ORIGEM DOS NÚMEROS.
PEDRO E OUTROS DISCÍPULOS SÃO
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Mãe! Poesia
OS HOMENS PRIMITIVOS NÃO TINHAM NECESSIDADE DE CONTAR, POIS VIVIAM DA
Você foi escolhido!.
SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ...
Slides/automáticos...aguarde
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
AMANHECER.
14 1 Mãe! Poesia Fui a uma festa, e me lembrei do que você me disse. Você me pediu que eu não tomasse álcool,mãe... Então, ao invés disso, tomei.
GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
O trabalho Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Trabalho I
“Assim diz o SENHOR: Não subireis nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; volte cada um para a sua casa, porque eu é que fiz esta.
Música: Imagine/John Lennon Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!! Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!!
“Na Procura da Paz Interior” Há alguns dias li num livro sobre culturas orientais uma frase que dizia: “O caminho para conseguir a paz interior reside.
Uma carta ao Pai (e à Mãe no) Natal
Pela Amizade... LEIA até o FIM! “Ter problemas na vida é INEVITÁVEL. Ser derrotado por eles é OPCIONAL.”
Transcrição da apresentação:

Como é que começamos a contar? Quando as pessoas começaram a contar pela primeira vez, quase de certeza que usaram as mãos. Como só temos 10 dedos para contar, faz sentido contar em dezenas e assim começou o nosso sistema de numeração moderno… In Pensa num número, Johnny Ball, 2006

Porquê usar as mãos? Os dedos estavam mais à mão para contar mesmo antes de existirem palavras para os números. Tocar nos dedos enquanto contas ajuda-te a não perder a conta e ao esticar os dedos no ar podes comunicar sem precisar de palavras. A ligação entre os dedos o os números é muito antiga. Ainda hoje usamos a palavra latina que significa dedo (dígito para designar número)

O que é a base 10? Os matemáticos dizem que contamos na base 10, isto é, em grupos de 10. Não há qualquer razão matemática para contarmos em dezenas, é apenas um acaso biológico. Se existirem extraterrestres com 8 dedos contaram na base 8.

Os homens das cavernas contavam? Antes de a agricultura ter sido inventada, as pessoas viviam como caçadores recolectores. Eles colhiam apenas o que precisavam e restava-lhes pouco para trocar ou armazenar, portanto não fazia sentido contar as coisas. Contudo, tinham alguma noção do tempo observando o sol , a lua e as estrelas.

Toda a gente conta? Em alguns lugares, as pessoas ainda vivem como caçadores recolectores. A maior parte sabe contar, mas alguns nem sequer se dão ao trabalho. A tribo Pirahã na floresta amazónica apenas conta até 2 – os números maiores são muitos… Na Tanzânia, a tribo Hadza conta até 3. Ambas conseguem viver bem sem números grandes.

Então porquê? Se podes viver sem números, porque é que se começou a contar? Para acabar com as fraudes. Imagina pescares 10 peixes e pedires a um amigo que os leve para casa. Se não souberes contar, o teu amigo poderia roubar alguns e tu nunca saberias.

O que vale a pena contar? Mesmo quando as pessoas j+á tinham inventado o número apenas contavam coisas que pareciam valiosas. Os Yupnos na Papuásia – Nova Guiné contam sacos de redes, sais de palha, porcos, dinheiro, mas não contam dias, pessoas, batatas ou nozes.