Guerra do Paraguai Guerra do Paraguai

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BRASIL – II REINADO
Advertisements

Segundo Reinado: o declínio do Império.
BRASIL IMPÉRIO SEGUNDO REINADO ( ) CARACTERIZAÇÃO POLÍTICA
A) POLÍTICA INTERNA 2 correntes políticas:
SEGUNDO REINADO: CAFEICULTURA, ERA MAUÁ, ABOLIÇÃO, CRISE...
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA OBJETIVOS.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. INTRODUÇÃO As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS DISCUTIR A TRANSIÇÃO PARA O.
Segundo Reinado: Política Externa.
Segundo Reinado: Política Externa.
MÓDULO 09- CRISE DO ESCRAVISMO E A CRISE DA MONARQUIA
O Segundo Reinado ( ) D. Pedro II.
SEGUNDO REINADO História do Brasil Prof. Osiel Lima.
BRASIL NO SÉCULO XIX CRISE DA MONARQUIA.
CRISE NO BRASIL IMPÉRIO II
Abolição da Escravatura
Segundo Império Golpe da Maioridade (1840).
A Política do Segundo Reinado 1 - Introdução
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Antecedentes D. Pedro II havia garantido a unidade do Império e lutava para exercer influência no sul da América Latina. Por quê? Para controlar a navegação.
SEGUNDO REINADO NO BRASIL
SEGUNDO REINADO ( ).
A transição do império para a república no Brasil
Crise da monarquia e o advento da República
RELAÇÃO BRASIL/ARGENTINA
A Proclamação da República
Conde D´Eu, Isabel e os três filhos, D
A GUERRA DO PARAGUAI.
A Política do Segundo Reinado 1 - Introdução
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Crise do 2º Reinado.
Segundo Reinado Política Externa.
Segundo Reinado no Brasil ( )
A República Brasileira
GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar
Segundo Reinado: Situação externa e crise do império
Política Externa no Segundo Reinado
A Guerra do Paraguai.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
GUERRA DO PARAGUAI Ana Laura Gurgel Nakamura Camila Moreira Barbosa
A consolidação do Império no Brasil
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
O que de fato aconteceu? A GUERRA DO PARAGUAI
Professor Edley
Segundo Reinado (1840 – 1889).
Segundo Reinado (política interna e modernização)
Disciplina de História Profª.: Thayanne Siqueira.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA OBJETIVOS.
Crise do Segundo Reinado
BRASIL REPÚBLICA -Com a República, o Brasil mudou a forma de governo, trocou de bandeira, nova Constituição e separou a Igreja do Estado, sem, contudo,
Segundo Reinado (política interna e modernização)
Segundo Reinado (1840 – 1889) Profª Cristina Misutani
GUERRA DO PARAGUAI 22/04/2017
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
O SEGUNDO REINADO.
Cap Crise do 2º Reinado.
Período Joanino Dom João VI 1808 a 1821 Fuga de Portugal por causa da invasão napoleônica Volta a Portugal por ocasião da Revolta Liberal do Porto.
CRISE DO IMPÉRIO. Ao final do século XIX o império brasileiro sofrerá uma série de críticas que provocará o isolamento do imperador e à sua deposição,
O SEGUNDO REINADO( ) CAP. 25. CONTEXTO EUROPEU Alinhamento cultural e ideológico em relação à Inglaterra –Europa envolvida pela Segunda Revolução.
 Golpe da maioridade (184)  Bipartidarismo  Parlamentarismo ( 1847)  Movimentos sociais – Revolta dos Liberais e Praieira. POLÍTICA.
Brasil século XIX: a queda do Império
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA POLÍTICA EXTERNA Manutenção de uma política de acomodação com os interesses da Inglaterra; Dependência econômica e fonte de.
Guerra do Paraguai.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
O 2º REINADO B) POLÍTICA EXTERNA: Conflitos platinos:
O SEGUNDO REINADO (1840 – 1889) IMPERADOR: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bebiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael.
Brasil Império: Período Regencial( ) e Segundo Reinado ( ) Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia Barreiros, 2016.
O Segundo Reinado ( ) Prof. Rafael Chaves -
Transcrição da apresentação:

Guerra do Paraguai 1864-1870

SOLANO LÓPEZ PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO SEM A PRESENÇA DO CAPITAL EXTERNO. PROJETO EXPANSIONISTA, ANEXAÇÃO DE TERRAS DO BRASIL, ARGENTINA E URUGUAI.

DISPUTA DE PODER NO URUGUAI Aguirre – Partido Blanco. Apoiado pelo Paraguai. Venâncio Flores- Partido Colorado. Apoiado pelo Brasil.

Motivo da intervenção brasileira. Os uruguaios estavam invadindo as terras do território brasileiro. Retirada de Aguirre do poder assumindo Venâncio Flores.

1864 Alegação de ofensa aos projetos paraguaios a atitude do Brasil. Aprisionamento do navio brasileiro Marquês de Olinda. Declaração de Guerra do Brasil

1865 Financiamento de armas e apoio estratégico. Tríplice Aliança.

Fases da Guerra Avanço paraguaio. Esgotamento dos recursos financeiros paraguaios. Troca de comandantes no comando do exército da Tríplice Aliança. (Duque de Caxias). Avanço Brasileiro e retirada das tropas uruguaias e argentinas. Genocídio das tropas brasileiras.

Conseqüências 80% da população masculina paraguaia morta. Aumento da dívida externa brasileira. Os escravos que lutaram na Guerra do Paraguai estavam alforriados. Descontentamento dos latifundiários Fortalecimento do exército brasileiro. Positivismo de Augusto Comte – Desejo de participação política do exército.

Movimento Republicano Manifesto Republicano 1870 - defesa das liberdades de consciência, imprensa, associação e ensino, atacavam a falta de igualdade social e de oportunidade, os privilégios e a escravidão, e propunham uma constituinte. Federalismo – (Autonomia as Províncias). PRP- Partido Republicano Paulista

ABOLICIONISMO Lei Eusébio de Queiroz 1850. Guerra Secessão Norte Americana. Grupos abolicionistas. Protestos dos intelectuais. (Jornais). Caifazes. Lei do Ventre Livre - 1871 Lei dos Sexagenários 1885. Lei Áurea 1888.

Igreja Papa Pio IX – Bula Syllabus. (1864) Beneplácido. Bispos de Olinda e Recife.

Visconde de Ouro Preto Reformas políticas inspiradas nas ideias republicanas. Descontentamento dos Conservadores e dos Republicanos. Descontentamento das camadas urbanas. A sociedade urbana brasileira não acreditava que a monarquia conseguiria inserir o Brasil na modernidade.

Queda do tripé de Apoio. Igreja Latifundiários Exército

Marechal Deodoro da Fonseca