NOMES E PRONOMES OBLÍQUOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Orações Subordinadas Substantivas.
TERMOS RELACIONADOS AO VERBO
O emprego do pronome pessoal
Termos da Oração Profa. Shirlene Xavier.
Termos Integrantes da Oração
REGÊNCIA.
O PRONOME.
Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo.
Português Professora: Pollyanna Mattos.
Palavras que representam os seres ou se referem a eles.
AULA 28 – REVISÃO Termos ligados ao Nome
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
Regência verbal Profª.:Fátima Liporage.
PERÍODO SIMPLES Estudo dos termos da oração
A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Paulo Freire.
TRANSITIVIDADE VERBAL
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
PREDICAÇÃO VERBAL.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
PERÍODO COMPOSTO.
Professora: Raysa Ferreira
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
EMPREGO DOS PRONOMES. EMPREGO DOS PRONOMES CLIQUE NO TÓPICO DESEJADO PRONOMES: CLASSIFICAÇÃO MENU PRINCIPAL PRONOMES: CLASSIFICAÇÃO EMPREGO DOS PRONOMES.
GRAMÁTICA – 1ª SÉRIE PROFESSORA MIRIAM R. FIGUR
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
PREDICAÇÃO VERBAL GRAMÁTICA – 8º Ano.
Predicação Verbal e Complementos Verbais
(Port. Ling.- p. 100 à 107) DISCIPLINA: Português
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
AFE DE PORTUGUÊS.
Transitividade Verbal
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Pronomes Pessoais Oblíquos (Átonos)
Estudo dos Pronomes Pessoais
Professora: Vilma Paixão
Fonologia – o estudo dos sons
Profª Adriana Paula Chaves
SUA EU Senhora vós teu Pronomes tu nosso você meu seu nós ele.
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
OS TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
Termos ligados ao verbo
Termos essenciais da oração e predicação verbal
Termos integrantes da oração
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
Dicionário Terminológico
Sintaxe de Regência Profa. Joelma aragão.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Colocação pronominal dos pronomes oblíquos
REGÊNCIA Profª.: Synara Vilar.
LÍNGUA PORTUGUESA IV: SINTAXE: TERMOS DA ORAÇÃO
Emprego dos pronomes pessoais
Termos integrantes Dá-se o nome de termos integrantes da oração às palavras que completam o sentido de adjetivos, substantivos, verbos e advérbios.
Português Professora: Pollyanna Mattos.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
PRONOMES PESSOAIS Singular 1ª Eu me, mim, comigo 2ª Tu te, ti, contigo
Estudo do Predicado Prof. Jair Nascimento.
Estudo do Predicado Profa. Vivian Gusmão.
Pronome pessoal em adjacência verbal
Trecho do livro “O PEQUENO PRÍNCIPE”
Resumo Assuntos estudados
O uso dos pronomes átonos Valdemir A. Oliveira – Mano.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
Transcrição da apresentação:

NOMES E PRONOMES OBLÍQUOS COMPLEMENTOS VERBAIS NOMES E PRONOMES OBLÍQUOS

COMPLEMENTOS VERBAIS Eu preciso de um lápis. V.T.I O. I Eu gosto de leite com chocolate V.T.I O.I. Eu ganhei dois presentes. T.D. O.D. OBSERVE: Dona Maria saiu do trabalho. V.I Adj. Adv de lugar

MAIS EXEMPLOS O meu pai comprou uma bicicleta T.D. O.D. Ofereceram o cargo ao deputado T.D.I O.D. O.I OBSERVE: Os canteiros estavam floridos V.L. Predicativo do sujeito O passarinho estava triste pela manhã. V.L. P.S.

OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO Há casos em que o OD pode vir introduzido por uma preposição (que não será obrigatória), isto é, não será exigida pelo verbo. O objeto direto preposicionado completa o sentido de um verbo transitivo direto. Ele comeu do pão. comeu=VTD do pão=ODP Os romanos adoravam a Júpiter. adoravam=VTD a Júpiter=ODP Eles amam a Deus. amam=VTD a Deus=ODP

ALGUMAS OCORRÊNCIAS Para evitar ambigüidade, ou seja, para que o objeto direto não seja confundido com o sujeito. Imaginemos a estrutura a seguir: O aluno enganou o professor (quem enganou quem??) O aluno enganou ao professor. ao professor=ODP enganou=VTD o aluno= sujeito

O OBJETO PODE SER CONSTITUÍDO TAMBÉM POR PRONOMES OBLÍQUOS Exemplos:

O OBJETO PODE SER CONSTITUÍDO POR PRONOMES OBLÍQUOS

CLASSIFICAÇÃO - os pronomes o, a, os, as atuam como objeto direto.                      v.trans.direto Ex.:    O pai deixou-as na escola.                                    obj.direto - os pronomes lhe, lhes atuam como objeto indireto.                            v.trans.indireto Ex.:     A notícia interessava-lhes.                                                     obj.indireto

CLASSIFICAÇÃO Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem atuar como objetos diretos ou indiretos, de acordo com a transitividade verbal.          v.trans.direto Ex.:   Elegeram-me representante da classe.                              obj.direto v. trans. direto e indireto Mostraram-nos               um mundo inacreditável.                       obj.indireto      obj.direto

OBSERVAÇÕES 1. Os pronomes oblíquos o, os, a, as tomam as formas lo, los, la, las, depois das formas verbais terminadas em R, S, Z: Quero conhecer + o =Quero conhecê-lo. Amamos + o muito. =Amamo-lo muito. Fiz + o retornar = Fi-lo retornar.

OBSERVAÇÕES 2. Esses mesmos pronomes, a(s) e o(s), quando vêm depois de verbo terminado em som nasal, tomam as formas no, nos, na, nas: Põe + o sobre a mesa. = Põe-no sobre a mesa. Conheceram + o ontem. = Conheceram-no ontem. Abracem + o por mim. = Abracem-no por mim.

OBSERVAÇÕES 3. Devemos empregar os pronomes átonos oblíquos lhe e lhes quando substituem um substantivo precedido da preposição a ou para: Vou dizer a papai o que penso sobre o assunto. Vou dizer-lhe o que penso sobre o assunto. Dei ao menino um presente. Dei-lhe um presente. Levei a carta para Maria. Levei-lhe a carta.

OBSERVAÇÕES Os pronomes pessoais retos eu e tu não podem vir regido de preposição. Após a preposição, usam-se os pronomes oblíquos. Exemplo: Entre mim e ti há sinceridade. (É errado dizer entre eu e tu) Ana emprestou o livro para mim. Observe: Ganhei este dinheiro para eu gastar. Neste caso, a preposição para está ligando os dois verbos: ganhar e gastar (ganhei para gastar). Portanto, a preposição não está regendo o pronome. O pronome eu é sujeito do verbo gastar.

PARA FIXAR: Não tenho condições de executar as tarefas. (obj. dir.) – Não tenho condições de executá-las. – Vou confessar meu erro ao Paulo. (obj. ind.) – Vou confessar-lhe meu erro. - Lúcia chamou eu. (obj.dir.) - Lúcia me chamou.

PARA FIXAR: - Eu vi ela. (obj.dir. ) - Eu a vi. - Eu beijei ela.(obj. dir.) - Eu a beijei. - João beijou a namorada e saiu. (obj. dir.) - João beijou-a e saiu.

PARA FIXAR: - A professora pôs os boletins na mesa dela. (obj.dir.) - A professora pô-los na mesa dela. - Eles trouxeram os livros. (obj.dir.) - Eles trouxeram-nos. - As arrumadeiras estenderam os lençóis. (obj.dir.) - As arrumadeiras estenderam-nos. - A arrumadeira estendeu os lençóis. (obj.dir.) - A arrumadeira estendeu-os .

PARA FIXAR: - Se eu puder, direi a você toda a verdade. (obj. ind) - Se puder, dir-lhe-ei toda a verdade. - Entregaram o convite ao diretor. (obj. ind.) - Entregaram-lhe o convite. - Senti minhas pernas tremer. ( obj.dir.) - Senti-as tremer. - Fiz as meninas sentar. (obj.dir.) - Fi-las sentar.