Existência e Imortalidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXISTE INCONVENIENTES EM SER MÉDIUM?.
Advertisements

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
ESPÍRITO E MATÉRIA Clicar para avançar.
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
O LIVRO DOS MÉDIUNS ALLAN KARDEC 15/01/1861.
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 3ª AULA
Programa IV Roteiro 12.
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
Manifestação Mediúnica dos Espíritos
Estudando a Fluidoterapia
Texto do Site: Música: Aurio Corrá - Azul
O PLANO ESPIRITUAL.
Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita
DOUTRINA ESPÍRITA RESUMO DOS PONTOS PRINCIPAIS - INTRODUÇÃO -
SAÚDE ESPIRITUAL.
Porque o Senhor Jesus é contigo... Ouça este hino e tenha fé...
O Espiritismo.
Erraticidade.
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 7ª AULA
Encarnação e Reencarnação
3ª AULA TEÓRICA -3/9 Perispírito Conceito Classificação Propriedades
Palavras para um filho(a)...
LIVRO DOS ESPIRITOS Perg O que é a alma. É um espírito encarnado. Antes de vir ao corpo é espírito. Antes de se unir ao corpo a alma é um dos seres.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Toda alma tem cheiro de roça…
Ditado pelo espírito André Luiz
Salmo 139 Bíblia Viva Salmo de Davi.
Reino de Deus se não nascer de novo
Os Espíritos e Sua Morada
RETORNO A VIDA CORPORAL UNIÃO DA ALMA E DO CORPO
O LIVRO DOS ESPÍRITOS LIVRO QUARTO CAPÍTULO II
EXISTÊNCIA E SOBREVIVÊNCIA DO ESPÍRITO
ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO
Existência e Sobrevivência do Espírito
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Resumo da Doutrina dos Espíritos
HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
Para vocês pesquisarem.
O LIVRO DOS MÉDIUNS ALLAN KARDEC 15/01/1861.
Nós, os cristãos, somos considerados como instrumentos de Deus. Instrumentos não agem sozinhos, mas eles precisam ser usados por alguém, no nosso caso.
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
BUSQUE O HORIZONTE ... Conta-se que certa vez um homem se aproximou de Deus e pediu para que ele lhe esclarecesse sobre uma coisa da criação que, segundo.
ESPÍRITO ALMA CORPO ESPÍRITO SANTO Deus quebranta o homem de duas maneiras? Paulatina e Repentinamente.
Estrutura da Alma A alma é um espírito encarnado. (LE Q.134) Atanásio Rocha – 03/07/2014.
Crescendo em Comunidade
Clique Enter para passar os Slides / Ligue o Som.
Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida
Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha – 07/09/2014.
DESENCARNAÇÃO A vida futura
Reencarnação: Lei da Natureza janemaiolo.
O processo de DESENCARNAÇÃO
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Objetivo Geral Existência e Sobrevivência do Espírito
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Módulo III – Roteiro 4 Atributos de Deus A Providência Divina
Aula de hoje: Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida.
Você sabia que estou em todas as religiões? E que a sua é a melhor para você neste momento e assim também ocorre com todos? Tem muitos caminhos até.
Existência e Sobrevivência do Espírito
PELAS PORTAS DO CORAÇÃO
PERISPÍRITO.
Quando morreu, no século XIX, Victor Hugo arrastou nada menos que dois milhões de acompanhantes em seu cortejo fúnebre, em plena Paris. Lutador das.
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
INVENTÁRIO ESPIRITUAL Parte 2
A alma e o objetivo da encarnação.
GECAF - Grupo Espírita Caminho da Felicidade
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
ESE, Capítulo III – 13 a 15. “(..) o nosso globo, como tudo o que existe, está submetido à lei do progresso. Ele progride, fisicamente, pela transformação.
Transcrição da apresentação:

Existência e Imortalidade Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Aula de hoje: Existência e Imortalidade dos Espíritos

Deus Princípios Básicos do Espiritismo Pluralidade dos Mundos Habitados Comunicabi-lidade dos Espíritos Existência dos Espíritos Pluralidade das Existências

Elementos Gerais do Universo DEUS Espírito Matéria Existem dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito, e acima de tudo Deus, o criador de todas as coisas. (Livro dos Espíritos - 27)

Deus Trindade Universal Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus? – Não. Falta-lhe, para tanto, um sentido. (L.E. 10)

Um dia lhe será permitido compreender o mis-tério da Divindade? – Quando o seu espírito não estiver mais obscu- recido pela matéria e, pela sua perfeição, tiver se aproximado dela, então verá e compreende-rá. (L.E. 11)

Matéria Trindade Universal Matéria é aquilo que pode impressionar os sentidos e é impenetrável? “Sim. Porem existe matéria em estados que não percebeis. Ela pode ser, tão etérea e sutil que não pro- duz nenhuma impressão aos vossos sentidos”. (L.E. 22)

Espírito Que definição se pode dar dos Espíritos? Trindade Universal Que definição se pode dar dos Espíritos? “Os Espíritos são os seres inte- ligentes da Criação. Eles povoam o universo, fora do mundo Material”. (L.E.76)

Espírito Trindade Universal Os Espíritos se formam espontaneamente, ou pro-cedem uns dos outros? “Deus os cria, como a todas as outras criaturas, pela sua vontade.” (L.E. 81)

• Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento. • Os Espíritos adquirem o conhecimento passando pelas provas que Deus lhes impõe. • Uns aceitam essas provas com submissão e che-gam mais rapidamente ao seu destino; outros não conseguem sofrê-las sem recalcitrar, e assim perma-necem, por sua culpa, distanciados da perfeição e da felicidade prometida. • A felicidade eterna e sem perturbações, eles a en-contrarão nessa perfeição. (Livro dos Espíritos -115)

O complexo humano Tríplice aspecto • corpo • espírito • períspirito

Corpo Físico • Componente material análo- go ao dos animais. • É, ao mesmo tempo, invólu- cro e instrumento de que se serve o Espírito. • De vida efêmera, sujeita-se às transforma-ções da matéria.

Espírito • Componente imaterial. • O progresso é a sua condi- ção normal, a perfeição a me- ta a que se destina. • Imortal, preexiste e subsiste ao corpo físico que lhe serve de instrumento. • Retornando ao Plano Espiritual, conserva a sua individualidade, preparando-se para novas metas em sua ascensão evolutiva.

• Ela irradia e se manifesta no exterior, como a luz através • A alma ou espírito encarnado não está ence- rrada no corpo como o pássaro numa gaiola. • Ela irradia e se manifesta no exterior, como a luz através de um globo de vidro ou co- mo o som ao redor de um centro sonoro. (L.E. 141)

• A alma é o centro desses envoltórios, como a amen- • Tem dois envoltórios: um, sutil e leve, o perís-pirito; o outro, grosseiro, material e pesado, que é o corpo. • A alma é o centro desses envoltórios, como a amen- doa na casca, já o dissemos. (L.E. 141)

Períspirito • Envoltório fluídico de que se serve o Espírito em suas manifestações extra físicas. • Semi material, participa ao mesmo tempo da matéria pe- la sua origem e da espiritualida- de pela sua natureza etérea. • Corpo espiritual que durante a reencarnação serve de elo entre o corpo físico e o Espírito.

Imortalidade da Alma A crença na imortalidade da alma é tão antiga quanto a história humana.

No Egito Antigo • Crença na sobrevivência do Espírito, no mun- do espiritual e na reencarnação. • As pirâmides eram túmulos para dos Faraós.

(Allan Kardec - O Céu e o Inferno - 1ª parte - cap.II) O Espiritismo • Ergueu-se o véu; o mundo espiri-tual aparece-nos na plenitude de sua realidade prática. • Não foram os homens que o des-cobriram; mas os próprios habitantes desse mundo espiritual nos vêm reve- lar e descrever sua situação em todas das as fases da felicidade e da desgraça, assistindo, enfim, a todas as peripécias da vida de além tumulo. (Allan Kardec - O Céu e o Inferno - 1ª parte - cap.II)

Lembra-nos Kardec: • Após a morte, cada um vai para o lugar que lhe interessa, pois cada individualidade vai deslocar-se, após o desencarne para a re-gião espiritual que es- tá em concordância com o seu modo de s com o seu modo de ser e vi- ver.

“Enquanto uns, não po- dem afastar-se do me-io em que viveram, ou- tros se elevam e per-correm o espaço. Enquanto certos Espíri-tos culpados erram nas trevas, os felizes gozam de uma luz resplande-cente.” (O Céu e o Inferno)

Imortalidade da Alma • O homem é essencialmen-te um Espírito imortal. • Com o Espiritismo o que era uma questão de fé pas-sou a ser um fato compro-vado. • O Espiritismo comprova, sem dogmas, sem mistérios e racionalmente a sobrevivência do Espírito.

Imortalidade do Espírito • Os “mortos” são cria-turas humanas desencar- nadas, todavia comple-tamente vivas. • O homem, quando desencar- na, na guarda as suas características, nem melhor nem pior do que era quando se achava na ma- téria.

Você não tem um espírito. Na verdade, você é um espírito. Você tem um corpo.