Equipe 3 Componentes de Subsistema E/S Comunicação entre Dispositivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Microcontroladores Uma visão geral.
Advertisements

Software Básico Entrada/Saída Capítulo 2 Mitsuo Takaki
Capitulo 6: Entrada e Saída
Arquitetura e organização de computadores
Arquitetura e organização de computadores.
Barramentos Introdução.
Entrada e Saída Introdução.
Técnicas para operações E/S
Profa. Priscila Facciolli
Arquitetura dos Microprocessadores 8086 e 8088
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Problemas com Entrada e Saída
Introdução Redes LAN - abrangência: edifícios e campos.
Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação SSC541 - SISTEMAS OPERACIONAIS I Aula.
Sistemas Operacionais Adriana Vettorazzo
Curso Técnico de Informática Disciplina: Hardware
Estrutura e funcionamento de um computador
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
Capítulo 5 - Entrada/Saída
Sistemas Operacionais I
Sistemas Operacionais
Prof.: Vagner Pinto Borges Prof.: Vagner Pinto Introdução à Arquitetura e Organização.
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais I
Sistemas Operacionais Profª Adriana Vettorazzo
Organização de um computador
Entrada e Saída (E/S ou I/O)
Processos.
Processos.
DUAL CHANNEL Adinan Southier Soares Senai – São Lourenço do Oeste.
POLIMIG Curso Técnico em Informática Disciplina: Hardware
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Sistemas Operacionais
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
Técnico em Informática
Subsistema de Memória.
Sistemas Operacionais
Arquitetura de Computadores
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Entrada e Saída (E/S).
IMM Bus 9ºG – EB23 Rainha Santa Isabel IMM Pedro Amaro.
Componentes de um Sistema de Computação
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Capítulo 4: Processos.
Curso: Sistemas de Informação Tópico 5
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
SISTEMAS OPERACIONAIS
Algoritmos e Programação MC102
Processos Concorrentes
Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Profa. Priscila Facciolli
Funcionamento interno do computador
Arquitetura de computadores
Arquitetura de ComputadoresProf a Luiza Mourelle Entrada e Saída O processo de fornecer informações ou obtê-las dos computadores é chamado entrada/saída.
Introdução à Computação
Sistemas Operacionais IV – Gerenciamento de E/S
Por: Lucas da Silva Montes, Marcos Ghesla e Vinícius Randon.
Informática e o Computador (Parte II) Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho.
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
Sistemas Operacionais Parte III. Sistemas Operacionais Classificação dos S.O.  Resumo da aula anterior - Introdução  Sistema de operação da CPU  Tipos.
Prof. Arthur Projeto Lógico de ComputadoresArquiteturas Avançadas Projeto Lógico de Computadores Prof. Arthur Arquiteturas Avançadas.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
 Todo processador é constituído de circuitos capazes de realizar algumas operações primitivas:  Somar e subtrair  Mover um dado de um local de armazenamento.
“Armazenar dados e programas que serão utilizados pelo processador (CPU – unidade central de processamento) ”
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais IESP - FATEC-PB Professor: Gustavo Wagner.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais FATEC-PB Professor: Gustavo Wagner
Transcrição da apresentação:

Equipe 3 Componentes de Subsistema E/S Comunicação entre Dispositivos Acesso Direto a Memória

Componentes do Subsistema de E/S Função: Recebe informações de E/S da CPU e encaminha à unidade de controle. CPU Solicita um dispositivo Canais E/S Informa qual o dispositivo solicitado Programas de Canais Especifica a ação Unidade de Controle Seleciona o dispositivo Dispositivo de E/S

Canais E/S : Sincroniza a alta velocidade da cpu com a baixa velocidade do dispositivo de entrada Possibilita que operações de E/S sejam sobrepostas a operação do processador de forma que a CPU e E/S possam trabalhar simultaneamente. Programas de Canais: Tamanho variado Especifica a ação a ser executada pelos dispositivos e controla o fluxo de dados da MP e unidade de controle EIDE : Barata porém mais lenta SCSI : Cara porém mais rápida

Exemplo Chamada Telefônica

Comunicação entre Dispositivos Problemas a serem resolvidos: Saber quais os componentes ocupados e quais estão livres Se capaz de acomodar as requisições que chegam durante os períodos de tráfego de E/S muito rápidos Ser capaz de acomodar a disparidade de velocidades entre a CPU e os dispositivos de E/S

3 Bits ( 1 canal, 1 unidade de controle e 1 para dispositivo) Memória Principal Channel Status Word FLAG 3 Bits ( 1 canal, 1 unidade de controle e 1 para dispositivo) Cada bit passa de 0 para 1 sempre que a unidade passa de livre para ocupada

A flag pode ser testada por qualquer componente através de : Consultas Sequências (Pooling) : A CPU faz consultas periódicas a flag, se ela estiver ocupada a CPU executa outra tarefa e continua testando a flag ate que esta indique que o canal esta livre. Problema: Determinar a periodicidade dos testes, caso sejam feitos em curto espaço de tempo desperdiçará tempo da CPU para saber que o canal ainda esta ocupado. Se os testes foram muito esparsos o canal poderá ficar livre mas ocioso por longos períodos de tempo. Interrupções : Ao invés da CPU, um mecanismo de hardware faz o teste da flag, quando esta estiver ocupada a instrução é transferida para o manipulador de interrupções que determina o curso da ação mais apropriado a cada situação.

Acesso direto a memória É uma técnica de E/S que permite o acesso de uma unidade de controle a memória principal. A CPU começa a operação de entrada ( ou saída) de dados para a memória. Os demais dados restantes podem ser transferidos para a memória ( ou da memória) pela unidade de controle sem a intervenção da CPU.

Exemplificação Lendo Buffer 1 CPU Buffer 2 Escrevendo

Escrevendo Buffer 1 CPU Buffer 2 Lendo

Fim