A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Técnico de Informática Disciplina: Hardware

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Técnico de Informática Disciplina: Hardware"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Técnico de Informática Disciplina: Hardware
Professor: Rafael Rodrigo da Silva

2 Conteúdo Placa mãe Onboard e Offboard Barramento Barramento Local
Barramento de Expansão Conexões e Slots Bateria da Placa Mãe

3 Placa Mãe É uma das peças mais importantes;
As demais peças são encaixadas nela; É ela que irá determinar a qualidade do computador; Chamada também de Mainboard ou Motherboard; Existem Placas Onboard e Offboard.

4

5

6 Placa Mãe Antiga - Offboard
Memória PCI Processador IDE

7 Placa Mãe Atual PCI Processador AGP Chipset Memória Bateria Sata IDE

8 Placa Mãe Onboard São as mais comummente usadas, pois o computador fica mais barato. Possui dispositivos (som, rede, vídeo, modem, etc) integrados. O computador perde qualidade, pois o processador tem que gerenciar todos dispositivos integrados.

9 Placa Mãe Onboard

10 Placa Mãe Offboard Não vem com tantos componentes integrados.
São mais caras que as onboard. O preço final do computador é maior. A qualidade do computador é maior.

11 Placa Mãe Offboard

12 Barramento Via de comunicação entre os componentes da placa mãe.
Formado por um conjunto de trilhas e circuitos elétricos que conduzem os dados entre os componentes. Faz a comunicação entre processador e memória, periféricos e placa mãe.

13 Barramento Local Faz a comunicação entre o Processador e a Memória.
Também chamado de FSB (Frontal Side Bus) – Barramento Frontal. É o mais rápido que temos no computador. Controlado pelo Chipset.

14 Chipset É o nome pelo qual é conhecido um conjunto de chips.
Nas placas mais antigas, esses chips ficavam espalhados. Posteriormente foram reunidos, esses chips passaram a ser chamados de chipset. O chipset divide-se em dois importantes chips: Southbridge (PONTE SUL); Northbridge (PONTE NORTE).

15 Chipset O chip Ponte Norte é responsável pela comunicação entre os componentes de maior velocidade do computador. É ele que faz a comunicação entre a CPU, a memória RAM e o slot AGP. O chip Ponte Sul, por sua vez, estabelece a comunicação entre os principais dispositivos de entrada e saída por meio dos barramentos PCI, IDE e outros. O chipset é uma espécie de controlador de tráfego da placa-mãe.

16

17 Barramento de Expansão
Encaixes que temos na placa mãe. Chamados de Slots. Servem para conectar placas de expansão (som, vídeo, rede, etc) na placa mãe. Os mais comuns são ISA, PCI, AGP, PCI-Express.

18 Barramento de Expansão
Isa: Usado em computadores mais antigos. PCI: Muito usado atualmente. AGP: Usado exclusivamente para placas de vídeo. Mais rápido que os anteriores. PCI-Express: Usado atualmente para placas de vídeo. Mais rápido que o AGP.

19 ISA Muito comum em micros mais antigos para encaixar placas de expansão, como modems, placas de som e placas de vídeo. Transfere Simultaneamente: 16 bits PCI Substituiu o barramento ISA. Para conectar placas de expansão. Suporta a tecnologia Plug and Play. Transfere Simultaneamente: 32 bits AGP Para conectar somente placas de vídeo. Suporta também a tecnologia Plug and Play. Transfere Simultaneamente: 32 bits PCI Express Veio para substituir o barramento PCI ‘convencional’, podendo ser usado para diversas placas de expansão (modem, rede, etc.). Existem vários tipos de barramentos (1x, 2x, 4x e 8x), com velocidades maiores do que a convencional. Transfere Simultaneamente: 16 bits IDE Usado para conectar as unidades de armazenamento internas (HD, Drive de CD, Gravadores de CD, Drives de DVD, etc.).

20 SCSI Próprio para discos, como o IDE, e impressoras e scanners de alta velocidade. Normalmente são usados no mercado de servidores de rede. Dá pra conectar até 15 equipamentos em um único SCSI. Transfere Simultaneamente: 8 e 16 bits PS/2 Barramento atualmente usado para conectar mouse e teclado. Suporta a tecnologia Plug and Play. Serial Liga equipamentos de baixa velocidade, como teclado e mouse. Podemos chamar também de “barramento RS-232”. Transferência de um bit por vez (em série) Paralelo Liga componentes de maior velocidade, como impressoras e scanners. Transferência de vários bits simultaneos USB Conecta qualquer tipo de equipamento, substituindo a serial, PS/2 e paralela. Esse barramento foi criado para ser o único barramento externo de um computador. E é Plug-and-Play/Hot Swap(Trocar) SATA Também conhecido como Serial ATA, já é encontrado nas placas mãe atuais, vindo a substituir o barramento IDE. Mesmo sendo a transmissão dos dados de um bit por vez, ele é mais rápido que a transmissão em paralelo.

21 Bateria A bateria interna do tipo Lítio CR2032 tem a função de manter as informações da Flash-ROM (EEPROM) armazenadas enquanto o computador está desligado e manter o relógio interno funcionando. Mantém principalmente as configurações da SETUP atualizadas.

22 Bateria

23 Bios O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware.

24 Bios

25 Socket Um Socket é, generalizando, uma tomada. Designa uma cavidade ou região usada para ligar algum artifício específico. O socket nada mais é do que o lugar onde encaixamos o processador.

26 Socket

27 Slots de Memória Local onde encaixamos a memória na placa mãe.

28 Interface IDE Encaixe do Cabo do HD

29 Jumper São pequenas peças plásticas, internamente metalizadas para permitir a passagem de corrente elétrica Permitem programar vários recursos da placa mãe, como a voltagem, tipo e velocidade do processador e memória usados, etc.

30 Jumper

31 Sata Tecnologia de transferência de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento como unidades de disco rígido e drives ópticos (Gravador de DVD).

32 Sata

33 Entrada e Saída de Áudio
RJ45 Rede USB Mouse e Teclado Entrada e Saída de Áudio Paralela Impressora

34 Atividades


Carregar ppt "Curso Técnico de Informática Disciplina: Hardware"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google