Profº Cláudio Barbosa HTML - Introdução  HTML – Hypertext Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto;  Linguagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdades Integradas Santa Cruz
Advertisements

Hipermídia Aula 3.
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
HTML - HiperText Markup Language Tecnologia para Web
Laboratório de Informática Introdução à Linguagem HTML
Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Prof. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Criação de Páginas Web Criação de Páginas Web – KompoZer
HyperText Markup Language
Programas Utilitários Básicos
Encontro Linguagem HTML; 13. Hospedagem na WWW.
Wagner Santos C. de Jesus Roberto Cordeiro Walts
Geórgia Maria e Maria das Graças
Prof. Esp. Marcelo Mendes
Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Html Fernanda Barroso.
Aula 01 – Apresentação e introdução html
Apresentação teórica do Conceito HTML
Programação WEB HTML.
A Linguagem HTML.
HTML Básico João Araujo.
Criando páginas para o WWW Liane Tarouco. Páginas WWW São armazenadas num servidor WWW ou no disco local Tem um endereço URL - Universal Resource Locator.
Profº Cláudio Barbosa HTML – Frames Dividem a janela do navegador, possibilitando exibir mais de um documento html ao mesmo.
HTML Técnicas em Programação para Internet
Aulas ministradas por:
XML Extended Markup Language
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 10 1º Semestre UNIJUÍ.
Tópicos avançados em internet A
1ª Aula de Html Íria Albuquerque.
Programação WEB HTML.
HTML Programação Web.
HTML HyperText Markup Language Uma linguagem de marcação.
Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata
Profº Cláudio Barbosa XHTML – Introdução  XHTML (eXtensible HyperText Markup Language) – linguagem baseada na XML para.
Professor: Márcio Amador
HTML 1ª aula.
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 02 1º Semestre UNIJUÍ.
Escola de Engenharia de Piracicaba Sistemas de Apoio a Decisão
Ferramentas para Sistema Web
WIC’ 2015-I WorkShop para o Ingressante em Ciência da Computação Curso de Desenvolvimento para WEB – HTML5.
Criação de Páginas Web A Internet HTML Básico TIC 9º Ano
Profª. Elizangela M. F. da Silva Responsável: Carlos Alberto da Silva.
TECNOLOGIA WEB XHTML Aula 5 Profa. Rosemary Melo.
7 - Criação de Páginas Web
Autoria WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
Cascading Style Sheets (css). Cascading Style Sheets  Cascading Style Sheets (CSS) é uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de.
Produção de Sites Unidade 9 – XML Prof.: Henrique Santos.
PROGRAMAÇÃO WEB AULA XHTML
HTML HyperText Markup Language. 2 Origem O HTML foi criado, juntamente com o HTTP nos laboratórios do CERN, na europa para permitir a consulta de documentos.
1 Sistemas Multimídia Fundamentos Básicos - HTML Prof. Hemir Santiago Prof. Hemir Santiago.
Profº Cláudio Barbosa HTML – Trabalhando com tabelas  Utilizadas inicialmente a partir de 1995;  Exibição de dados de.
Mestrado design de produto pós ergonomia usabilidade pós em comunicação graduação em design gráfico webdesigner nov/2008 a ago 2009 gerente de projeto.
Karine Alessandra Córdova
HTML - HyperText Markup Language Professora: Fabrícia F. de Souza.
Academia de Ensino Superior Prof. André Morais Desenvolvimento de Aplicações Web na plataforma Microsoft Desenhando a página.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON.
Profº Cláudio Barbosa VBScript Introdução  Visual Basic - Linguagem de uso geral da Microsoft.  VBScript (Visual Basic.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Prof. Wolley Profa. Érika
Profº Cláudio Barbosa HTML – Formatação básica  Quebras de linha Primeira linha Segunda linha A segunda linha ficará logo.
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
1 Prof. Esp. Andrew Rodrigues HTML.
Visão Geral de Desenvolvimento Web Front End Tecnologias.
1 HTML Prof. Esp. Andrew Rodrigues Aula 02. II - Linguagem de Marcação HTML 2 Sintaxe Básica do HTML Olá mundo!!
Frames O frame é uma página que contém várias outras encaixadas. O frame tem ótima apresentação, mas é muito controverso. Embora forneçam excelentes recursos.
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 31/5/ :34 1 Introdução e Conceitos CSS CSS significa Cascade Style Sheetes (Folha de Estilo.
WebSites Dinâmicos Professor: Márcio Ferreira da Silva.
Programação para Internet Rica– Aula 03 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Profº Cláudio Barbosa WWW - World Wide Web Rede de computadores na Internet que fornece informação em forma de hypertexto;
Transcrição da apresentação:

Profº Cláudio Barbosa HTML - Introdução  HTML – Hypertext Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto;  Linguagem definida a partir do SGML - Standard Generalized Markup Language – Linguagem de Marcação Generalizada Padrão;  Linguagem não proprietária;  Utilizado para definir a estrutura de uma página e não a sua aparência;  Aparecerá sempre com a mesma estrutura em qualquer navegador, mas nem sempre com a mesma aparência.

Profº Cláudio Barbosa HTML - Introdução  Utiliza o conceito de tags para definir a estrutura do documento;  As tags não podem ser criadas pelo programador;  Diferentes navegadores suportam diferentes conjuntos de tags;  O projeto de um site deve levar em consideração a compatibilidade entre os navegadores do mercado e o conjunto de tags escolhido.

Profº Cláudio Barbosa HTML – Breve histórico  HTML 2.0 – definido e mantido pelo W3C. Conjunto de tags que todos os navegadores devem suportar;  HTML 3.2 – definido em Inclusão das tabelas, applets e fluxo de texto em volta de imagens. Compatibilidade total com o HTML 2.0. Também mantido pelo W3C.

Profº Cláudio Barbosa HTML – Breve histórico  HTML 4.0 – definido em Suportado a partir do Netscape 4.0 e IE 4.0. Navegadores mais antigos não conseguem visualizar recursos como folhas de estilo em cascata e HTML dinâmico;  Incorporou recursos já utilizados, como os framesets e frames flutuantes;  Empresas criam tags específicas para seus navegadores, o que dificulta a escolha de padrão de projeto.

Profº Cláudio Barbosa HTML – Arquivos HTML  Arquivos de texto simples que podem ser visualizados em qualquer editor de textos de qualquer plataforma;  Documentos HTML contém o texto da página e tags que definem elementos, estrutura, formatação e links de hipertexto para outras páginas ou mídia.  Aparência mais comum das tags é texto afetado

Profº Cláudio Barbosa HTML – Arquivos HTML  Elemento tag é composto pela tag de abertura e tag de fechamento;  O HTML não diferencia maiúsculas e minúsculas nos nomes da tags e atributos (na linguagem de TI dizemos que não é Case Sensitive). Ex.: é o mesmo que e o mesmo que  Recomendo o uso de minúsculas para tornar mais fácil a conversão para XHTML, onde os nomes das tags e atributos são com letras minúsculas.

Profº Cláudio Barbosa HTML – Arquivos HTML  Toda formatação feita à mão no texto será desprezada pelo navegador;  Os nomes dos arquivos devem ser simples e pequenos. Não use espaços, acentos e caracteres especiais;  Extensão.htm ou.html;  Os servidores são na maioria Case Sensitive, o que quer dizer que o arquivo teste.html não é o mesmo que Teste.html. Procure usar letras minúsculas nos nomes de arquivo.

Profº Cláudio Barbosa HTML – Arquivos HTML  Estrutura básica de um arquivo HTML Título da página Esse texto faz parte do corpo do documento