Textos do Património Literário Oral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Meus filhos, vou às compras.
Advertisements

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
1º CEB Santa Comba. 1º CEB Santa Comba O Sapo Apaixonado O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou.
Olá, eu sou a vaca. Tenho esqueleto interno. Nasci do ventre da minha mãe. Respiro por pulmões. Vivo na terra. Desloco-me andando com a ajuda das minhas.
Adaptado por Manuela Figueiredo
Paulo exortou-os a não receberem a graça de Cristo em vão
Somos umas amigas muito unidas. Queres conhecer-nos?
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Estou aqui na sua espera pra você me ensinar a ser feliz
Pretende-se com este PPS fazer um convite às pessoas para que,
GIOVANNA LIMA CASTELO BRANCO REGO
Antoine de Saint-Exupéry
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
ADIVINHAS Tenta adivinhar. Para veres as adivinhas e respetivas respostas, clica uma vez com o lado esquerdo do rato.
CATIVAR....
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
HISTÓRIAS DA PROVISÃO.
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
Bom dia ! Um dia conversando com um mestre Chinês, ele me disse, “ Meu filho, você precisa morrer para o velho, para poder nascer para o NOVO”, meio.
Eufrásia Bica.
Só piadas.
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
A BORBOLETA AZUL Fernando Pessoa.
A BORBOLETA AZUL.
CATIVAR....
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
Então Roxy, por que você me chamou aqui?
Oi meninas! Olha só quem vem chegando, e ainda com um novo visual!
As crianças são seres espirituais
Pronome Pessoal do caso Reto.
O Príncipe Feliz.
A Galinha Ruiva.
Luis Filipe Silva Borges Professora: Lilian 3ºIntegral
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A Galinha Ruiva.
Chegou o outono Bom dia, meninos!
PROJETO PEQUENOS LITRATOS
A XÍCARA.
A CASTANHA CAROLINA.
LENGALENGAS.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Camilo era um leitão. Um porco grande, o Camilão. Não era um porco dos mais porcos. Mas era preguiçoso. E muito guloso. Um comilão, esse Camilão.
Carta do filho ! Texto: Desconheço a autoria Imagens: Google
A Madame abre a porta do bordel e dá de cara com o Mineirin vestido com roupas modestas. - Diga? pergunta ela. - Eu quero a Natasha ! respondeu o Mineirin.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Rolagem Automática ligue o som
 Fábula judaica.
1 minuto com DeuS.
Um Minuto Com Deus Rolagem automática Ligue o som.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE 1 Fala o Senhor, o Deus supremo; convoca toda a terra, do nascente ao poente. 2 Desde Sião, perfeita em beleza, Deus resplandece.
A PEQUENA FOLHA AMARELA
CAMILO ERA UM LEITÃO. UM PORCO GRANDE, O CAMILÃO. NÃO ERA UM PORCO DOS MAIS PORCOS. MAS ERA PREGUIÇOSO. E MUITO GULOSO. UM COMILÃO, ESSE CAMILÃO.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
O Homem e suas tentações: Soluções. 7 Algum tempo depois, a mulher do seu dono começou a cobiçar José. Um dia ela disse: — Venha, vamos para a cama.
AS VEZES NO SILÊNCIO DA NOITE...
Carta de do apóstolo João à igreja de Laodicéia

Conheça nossa turma que irá acompanhar você durante todas as atividades:
Sua Santidade o Papa João Paulo II, faleceu no dia 2 de abril de 2005, hás 21:37, hora local. No dia seguinte, ele nos agraciou com a mensagem a seguir.
“Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Romanos 8.37.
O Sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
“Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do SENHOR enquanto eu viver.” Salmo 23.6.
Transcrição da apresentação:

Textos do Património Literário Oral

ÍNDICE Contos Tradicionais A Lenda Provérbios Adivinhas Lengalengas/Trava-Línguas

Contos Tadiconais O Caldo de Pedra! O Rei vai nu! A Princesa Carlota Frei João Sem Cuidados! O Caldo de Pedra! O Rei vai nu! A Princesa Carlota

Lendas Lenda da Serra da Estrela Lenda dos tremoços e das alvéolas Índice Lenda da Serra da Estrela Lenda dos tremoços e das alvéolas Lenda do Galo de Barcelos Lenda de S. Vicente e dos Corvos Milagre das Rosas Lenda do rio Lima

PROVÉRBIOS Grão a grão enche a galinha o papo! Índice Grão a grão enche a galinha o papo! Gato escaldado de água fria tem medo! Quem tudo quer, tudo perde! A ocasião faz o ladrão!

O que será, que será, que é feito de vidro e mostra tudo o que vê? Adivinhas Índice O que será, que será, verde, branco ou amarelo, pode ser frade sem convento, quando não carrapato? O que será, que será, que é feito de vidro e mostra tudo o que vê?

Adivinhas Índice Numa casa de 12 meninas, cada uma tem quatro quartos, todas elas usam meias, nenhuma usa sapatos. O que é? O que existe três vezes em um momento,  duas vezes em um minuto  e só uma vez em uma hora?

Adivinhas Índice O que será, que será, que tem asas e gosta de milho, gosta de praças e de estátuas, e quando trabalha é correio? Qual é coisa, qual é ela, que respira sem pulmões e tem pés mas não anda?

Adivinhas Índice Somos 40 irmãos que vamos morrendo aos poucos, um a um.  Quando um de nós é arrancado de casa,  logo fica de cabeça quente e acaba morrendo queimado. Quem somos nós?

Langalengas À morte ninguém escapa À morte ninguém escapa, Índice À morte ninguém escapa À morte ninguém escapa, Nem o rei, nem o papa, Mas escapo eu. Compro uma panela, Custa-me um vintém, Meto-me dentro dela E tapo-me muito bem, Então a morte passa e diz: - Truz, truz! Quem está ali? - Aqui, aqui não está ninguém. - Adeus meus senhores, Passem muito bem

Compreendi e não compreendi Lengalengas Índice Compreendi e não compreendi Mas como vou dizer que vi, Aquilo que não vi Escuso compreender O que não compreendi.

Lengalengas Tenho um colarinho Índice Tenho um colarinho  Tenho um colarinho muito bem encolarinhado. Foi o colarinhador que me encolarinhou este colarinho Vê se és capaz de encolarinhar tão bem encolarinahdo como o encolarinhador que me encolarinhou este colarinho

Linguagem e Comunicação Índice Trabalho realizado por: Domingas da Silva, nº 2, B23A