OS ÁRABES E O ISLAMISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Advertisements

AULAS 7 E 8 ALTA IDADE MÉDIA
O ISLÃ no CENTRO do MUNDO
IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
ISLAMISMO.
A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior.
A Civilização Árabe.
O IMPÉRIO BIZANTINO.
O ISLÃ “A RELIGIÃO DE MAOMÉ’’.
A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior.
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE A Arábia, terra de origem do povo árabe, é uma extensa península banhada pelo Oceano Índico, Mar Vermelho e águas do Golfo Pérsico.
630 – Retorno a Meca com exército de populações convertidas.
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA Aula 6 A ASCENSÃO DO ISLÃ
O MUNDO ÁRABE ISLÂMICO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE I OBJETIVOS RELACIONAR.
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE OBJETIVOS LOCALIZAR.
O Império Árabe Localização
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Árabes.
A Arábia e os árabes A península Arábica:
Islamismo.
O MUNDO ÁRABE ISLÂMICO.
“Não há terra sem senhor nem senhor sem terra.”
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
O ISLAMISMO.
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
MUÇULMANOS.
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
A Ocupação Muçulmana.
Arábia pré-islâmica  Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam.
Alta Idade Média Cap. 1.
ALTA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Professor Edley
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE ALTA IDADE MÉDIA.
Os Romanos Os Romanos eram muito civilizados e ambiciosos.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
Império Islâmico Professor Romildo Tavares.
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
ISLAMISMO E.B 2/3 do Couto Mineiro
Os muçulmanos na Península Ibérica
Aula 10 Civilização Islâmica
Império Árabe.
Os árabes e o.
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA MAI/10
ORIENTE MÉDIO.
Por que a expansão do Islã foi tão rápida?
Alta Idade Média - Formação do Feudalismo
Professor Romildo Tavares
ISLAMISMO.
Cursinho Triu Professor Léo Convidado Especial Guido Santos
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Conteúdo de História – 7º ano Nascimento e expansão do islã (p. 34 a 51) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar o modo de vida na Península Arábica.
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que cumprem.
OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Islamismo  Religião monoteísta, fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, chamado pelos ocidentais de Maomé.  A palavra.
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
ISLAMISMO.
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que.
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
Idade Média Oriental: Bizâncio e Mundo Árabe
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
Transcrição da apresentação:

OS ÁRABES E O ISLAMISMO

ORIGENS DO ESTADO ÁRABE Foi na Península Arábica, em território de áreas desérticas. O clima é extremamente quente e seco. Seus habitantes viviam em tribos, mas estas não eram unidas politicamente. Eram aproximadamente 300 tribos divididas entre beduínos e tribos urbanas .

Tribo beduínos: eram seminômades que vagavam pelo deserto em busca de um oásis para seus animais e para a prática da agricultura. Tribo urbana: habitavam o litoral da Península, onde o clima era mais fácil sobreviver. Dedicavam-se ao comércio entre o Oriente e regiões do Mar Mediterrâneo.

ORIGENS DO ESTADO ÁRABE Unificação dos povos árabes - século VII – teve por base a religião fundada pelo profeta Maomé, o Islamismo, e foi usado as guerras santas (Jihads) para expandir as fronteiras do império. Dividi-se a história árabe em 2 etapas: Arábia pré- islâmica: época antes do islamismo. Arábia islâmica: época durante o islamismo.

PERÍODO PRÉ-ISLÂMICO Nessa época habitavam na Península Arábica os tribos beduínos e os tribos urbanos. Nessa época surgiram as cidades de MECA e MEDINA, que eram grandes centros comerciais. Até o século VII, os árabes não era um povo unido politicamente, mas tinham várias coisas em comum: o idioma árabe, as crenças religiosas e eram politeístas. Para unir as tribos , em Meca foi construído um templo religioso, a Caaba, aonde encontrava-se a Pedra Negra, com as principais divindades árabes.

CAABA

Converteu a Caaba em centro de orações Islâmica e proibiu politeísmo. PERÍODO ISLÂMICO Em Medina, organizou um exército e conquistou Meca. Destruiu os ídolos da Caaba, em 630. Converteu a Caaba em centro de orações Islâmica  e proibiu politeísmo. Maomé espalhou o Islamismo por toda a Arábia e unificou as tribos árabes pela religião. Corresponde entre os anos de 570-632, quando Maomé funda o Islamismo. Maomé era membro da tribo coraixita,de família pobre, nasceu em Meca e desde jovem participava nas caravanas comerciais pelo deserto. Teve contato com as várias religiões como o judaísmo e do cristianismo, ambas monoteístas. Essa fuga ficou conhecida como Hégira, e marca o início do calendário mulçumano. Interessou-se pela vida religiosa, logo, recebeu do arcanjo Gabriel uma revelação e passou a pregar em nome de Alá (único e verdadeiro Deus). Maomé condenou os deuses da Caaba, pois havia somente um único Deus . Isso não agradou os sacerdotes da Caaba, que passaram a persegui-lo, obrigando a fugir para Medina, em 622..

O MUNDO ÁRABE APÓS MAOMÉ 632 d.C, morte de Maomé, com 62 anos. Inicia-se a expansão do império, que se espalhou por todo Oriente Médio, norte da África e Península Ibérica, sob o comando de Ali, genro do profeta e o primeiro Califa (Chefe supremo do Islã). Dominaram vários povos. Em 732 tentam conquistar a Europa, mas são detidos por Carlos Martel em Poitiers.

RELIGIÃO Monoteísta Semelhanças com o judaísmo e com o cristianismo. AlCorão; livro sagrado para os muçulmanos. Obrigações de todo o Muçulmano: 1.Crer que só Alá é Deus e Maomé é o seu profeta; 2. Orar cinco vezes ao dia voltado para Meca; 3. Dar esmolas conforme as posses; 4. Jejuar no mês de Ramadã; 5. Fazer a Jihad - esforço, difusão da religião islâmica.

INFLUÊNCIA CULTURAL A Matemática e os números como os conhecemos hoje (Algarismos Arábicos). Arquitetura – Decoração de Mesquitas (Mosaicos). Medicina – Causas de várias doenças. Química – Alquimia. Literatura – As Mil e Uma Noites. Rei Périsa, da Pérsia e as histórias de Sherazade.