A ética.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
FILOSOFIA E ÉTICA Prof. Rafael Lima.
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
O QUE É ÉTICA?.
Ética e subjetividade – uma reflexão
CONCEITOS DE ÉTICA E MORAL APLICADOS À MEDIUNIDDE
e a ética da justa medida
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Ética - Visão Histórica
A Natureza Humana e o Dever
Identidade sacerdotal e santificação do ministério I
Que valores você atribuiria a estes objetos?
A ÉTICA MODERNA.
A Ética Religiosa.
Sumário da apresentação
A INFLUÊNCIA DA MORAL CRISTÃ
Ética, Moral e Valores Assessoria de Formação Sindical.
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
ÉTICA E MORAL.
Introdução ao conceito de ÉTICA
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
A QUESTÃO DA LIBERDADE Colégio Adventista da Cohab
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Universidade Estadual do Norte do Paraná
CRÍTERIO ÉTICO E POSTURAS MORAIS
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Platão e o mundo das Ideias
Senso e consciência moral
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
O Cristianismo e a Ética
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim
ÉTICA GREGA ANTIGA FILOSOFIA Isabela de Fátima Corrêa
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Emfocohistoria.blogspot.com.  Escolha entre possíveis modos de agir Escolha individualbem comum (desejos) Regras e leis.
Qual é a Moral da Ética? Ética e Moral.
Maquiavel – aula 2 Maquiavel não admite um fundamento anterior e exterior à política (Deus, natureza, razão).Toda cidade está dividida em dois desejos.
FILOSOFIA CRISTÃ. Jesus Cristo Pantocrator,
Entre o bem e o mal 18/04/
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
Conceito Deriva do grego ethos: caráter, modo de ser de uma pessoa;
Éticas na Grécia Antiga
PROFESSOR GERALDO MAGELA DE PAULA
A virtude da coragem e a teoria da justa-medida em Aristóteles.
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
A humanidade inteira busca a paz “BEM AVENTURADOS OS PACíFICOS, PORQUE SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS Conta-se que certo dia Dante Lighere, passeava pensativo.
Trabalho de Filosofia Tema: Os Problemas da Ética
ÉTICA A NICÔMACO: visão geral
Ética.
ARISTÓTELES.. “A acentuada tendência platônica a uma construção filosófica ideal passa a ser amenizada no pensamento de Aristóteles, na medida em que.
Filosofia – Ética I A Ética Aristotélica
ARISTÓTELES.. “Aristóteles representa o apogeu do pensamento filosófico grego, e o mesmo se pode dizer para a filosofia do direito. Após sua morte, durante.
ARISTÓTELES Estagira 384 a.C. Atenas 322 a.C. JUSTIÇA.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Virtudes. Aristóteles “A virtude é portanto uma disposição adquirida voluntária, que consiste, em relação a nós, na medida, definida pela razão em conformidade.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Vida virtuosa. “Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.”
ÉTICA E MORAL
Os constituintes do campo ético
Transcrição da apresentação:

A ética

Ética Disciplina teórica sobre o comportamento humano (prática moral). Implica desnaturalização, logo, um nível de reflexividade por parte do sujeito. Ética

Ocorreu juntamente com o certo grau de desenvolvimento da noção de indivíduo. Surgimento

Filosofia Moral = Ética = Grécia Acrópole - Atenas

Filosofia Mito Explicação baseada na ação dos deuses Explicação baseada na racionalidade humana

O conhecimento mítico de modo geral acentuava o modo pelo qual o DESTINO do homem estava determinado por forças para além de sua vontade. DESTINO = MOIRAS CLOTO (FIAR) LÁQUESIS (SORTEAR) ÁTROPO (AFASTAR)

Filosofia – seu desenvolvimento implica a ideia de que o homem possui uma capacidade que lhe permite pensar a realidade sem o auxílio dos deuses: a racionalidade.

Sócrates 469 – 399 a.C Indagação sobre os fundamentos das crenças dos atenienses nos valores nos quais acreditavam e a partir dos quais fundamentavam as suas ações

Filosofia e desnaturalização Substituição das situações concretas (ÁQUILES) e busca dos princípios gerais que fundamentam as e que devem fundamentar as ações humanas.

Justiça Coragem Virtude Belo Bem Vício Mal Piedade Amizade Injustiça

Sócrates A morte de Sócrates – Jacques-Louis David

Sócrates Aquele que conhece não é capaz de agir de modo vicioso. O conhecimento é o caminho para a vida virtuosa. Formar o homem virtuoso e formar o cidadão virtuoso, logo é atuar sobre a vivência na Pólis, aperfeiçoando-a. Dimensão social da moral e da ética.

Aristóteles 384 – 322 a.C A distinção entre o necessário e o possível que implica em trazer para a reflexão moral a questão da reflexão e da escolha Vontade guiada pela razão

Prudência ou Sabedoria Prática Aristóteles Principal Virtude Prudência ou Sabedoria Prática Permite avaliar e atuar de modo virtuoso, escolhendo entre várias alternativas possíveis aquela que é mais adequada ao bem de si e de outros.

Ética a Nicômaco - Aristóteles Vício por Falta Virtude Vício por Excesso Covardia Coragem Temeridade Insensibilidade Temperança Libertinagem Avareza Liberalidade Esbanjamento Vileza Magnificência Vulgaridade Modéstia Respeito Próprio Vaidade Indiferença Gentileza Irascibilidade Descrédito Próprio Veracidade Orgulho Grosseria Agudeza de Espírito Tédio Amizade Condescendência Malevolência Justa Indignação Inveja

Sócrates e Aristóteles A ideia de só a conduta virtuosa do indivíduo que o conduz ao bem. O caráter é a base para se chegar à virtude. O agir bem relaciona-se com a dimensão da vida na Pólis, relacionando o homem grego aos sues co cidadãos.

Idade Média = Poder da Igreja Constituição de uma nova Ética

A Ética Cristã – Idade Média Indivíduo Deus

Resultado da relação interior do crente com Deus Ética do Cristianismo Resultado da relação interior do crente com Deus

Consequências 1 – a virtude não deriva de nossa relação com a sociedade. 2 – O pecado original nos converteu em seres que se inclinam para o mal.

A Ética Cristã – Ética do Dever Estando a nossa vontade pervertida, precisamos do auxílio de Deus para que sejamos seres morais. A virtude passa então a ser então a obrigação de obedecer ao que é determinado pela Lei de Deus.

Diferente da concepção grega de que nossa vontade consciente, racional, pode atuar controlando nosso ímpeto, nossos apetites e desejos

A Ética Cristã – Virtudes Teologais Relação com Deus Fé Esperança Caridade

A Ética Cristã – Virtudes Cardeais Devemos adquirir em nossa alma para sermos merecedores da salvação Coragem Justiça Temperança Prudência

A Ética Cristã – Virtudes Morais Referem-se à nossa conduta exterior Virtudes Morais 7 pecados capitais Sobriedade Gula Prodigalidade Avareza Trabalho Preguiça Castidade Luxúria Mansidão Cólera Generosidade Inveja Modéstia Orgulho

Com o desenvolvimento do capitalismo muita coisa mudou. Entre tantas mudanças tivemos a retomada da valorização do homem e de sua capacidade racional, que neste novo contexto somou-se ao desenvolvimento técnico-científico.

São algumas das contradições trazidas por esse novo modelos de organização que discutiremos e nosso próximo encontro. Até lá.