SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Advertisements

Em coro aqui as crianças
Santo é o Senhor meu Deus
Santo, Santo, Santo Deus menino! O céu e a terra entoam um grande hino
A INFÂNCIA DE JESUS.
Domingo V da Quaresma 29 de Março de 2009
Repartiremos a terra, a beleza, o amor, tudo isso tem sabor de pão, forma de pão, germinação de farinha, todo nasceu para ser partilhado, para ser dado,
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
JESUS: O AMOR DE DEUS DESCENTENTE
Santo dos anjos Santo, Santo, Santo! Dizem todos os anjos. Santo, Santo, Santo! é o Senhor Jesus! Santo, Santo, Santo! É quem os redime:
Glorificarei Teu Nome ó Deus Com cânticos Te celebrarei.
CRISTO, NOSSA PÁSCOA PARA SEMPRE
SEXTA– FEIRA SANTA PAIXÃO E MORTE DO SENHOR JESUS.
Judas procurava uma oportunidade para O entregar.
Eucaristia, Força e Vida
Uma perspectiva Bíblica
“Ide, pois, aprender o que significa:
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
Cristo, só Cristo, que a vida entregou pra nos salvar.
Maria Mãe da Eucaristia
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
QUARESMA.
O FILHO DO HOMEM VEIO PARA
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
8,. 8, COMO POSSO MERECER QUE A MÃE DO SENHOR VENHA ME VISITAR? 23 DE DEZEMBRO DE 2012.
SEMANA SANTA SEXTA –FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
Maria estava "aos pés" da cruz. Ela entregava o seu Filho à humanidade, porque estando cheia do Espírito Santo, sabia no seu coração desde sempre, que.
Entrada Já se ouvem nossos passos a chegar
Eis o Cordeiro de Deus.
1 OLHANDO A SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ, * SAIBAMOS FAZER A PARTILHA DOS GESTOS DE AMOR E DE FÉ. MARIA, MÃE SANTA E ESPOSA EXEMPLAR; * JOSÉ, PAI.
1.
Reconhecer a origem do problema Abraçar a Solução.
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
Grupo de Jovens Kerigma 14 de Março de 2015
SEU SANGUE É VIDA, ME FAZ REVIVER SAGRADA BEBIDA É AMOR SEM FIM
Grupo de Oração Fonte de Vida
Tu anseias, eu bem sei, a salvação,. tens desejo de banir a escuridão
Maria, a Mãe da Evangelização
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
/:Eu confio em nosso Senhor *
MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
FORMAÇÃO MISSIONÁRIA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
NÓS ESTAMOS AQUI REUNIDOS, * COMO ESTAVAM EM JERUSALÉM, * POIS SÓ QUANDO VIVEMOS UNIDOS * É QUE O ESPÍRITO SANTO NOS VEM. NINGUÉM PÁRA ESSE VENTO.
O CHAMADO PARA A VIDA EXIGE UMA DECISÃO DE RELACIONAMENTO!
Reunião de Ministros 08/10/2011.
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
SEMANA SANTA.
XXVI Domingo do Tempo Comum
Tema do 18º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum repete, no essencial, a mensagem das leituras do passado domingo. Assegura-nos.
FELIZES são aqueles que fazem da Lei do Senhor o seu caminho e andam por ela sem se desviar. Felizes aqueles que se esforçam para obedecer de todo o.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
O sentido, a esperança, a vida inteira da pessoa crente, fundamenta-se e sustém-se na segurança inquebrantável de se saber amada.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Sua Santidade o Papa João Paulo II, faleceu no dia 2 de abril de 2005, hás 21:37, hora local. No dia seguinte, ele nos agraciou com a mensagem a seguir.
Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’ .
Conduze Senhor minhas mão para o combate Inclina os teus céus até mim Vem, senhor, tocar e abrasar as montanhas E manifesta tua glória em teu povo Estende.
O nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... está sempre com fome de algo… Deus intervém sempre na vida dos homens, saciando-nos.
ESCOLA DE CRESCIMENTO Quadrangular Vila Industrial - Todos os Dias, no Templo e nas Casas (At 5.42)
Confessemos CRISTO como Senhor e Deus, escutando “Domine Deus” da Missa em si menor de Bach 21 do Tempo Comum.
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
Transcrição da apresentação:

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax Prêmio Direitos Humanos 2004 ESPIRITUALIDADEVICENTINA

Espiritualidade Vicentina

ESPIRITUALIDADEVICENTINA “Um santo padroeiro é um modelo que é preciso esforçar-se para segui-lo, como ele mesmo seguiu o modelo maior que é Jesus Cristo. É uma vida que precisa dar continuidade, um coração que aquece outros corações, (...) um advogado aqui na terra e um protetor no céu”. (Beato Ozanam)

ESPIRITUALIDADEVICENTINA Emmanuel Bailly, ensinou um meio seguro para que a SSVP pudesse continuar: 1.Aumentar em quantidade e qualidade; 2.Fortalecer-se no espírito de São Vicente; 3.Ter este espírito presente em nossa vida; 4.Deixar que o espírito de SVP alimente nossos princípios; 5.E que estes princípios nos mantém em unidade, apesar das diferenças que existem em cada país.

ESPIRITUALIDADEVICENTINA O Espírito Comum Permite-nos: distinguir a nossa origem; viver em harmonia; viver na alegria; Viver como irmãos; Viver a humildade,a simplicidade, a cordialidade; Ser fiel à Fonte; Ser fiel a Jesus Cristo.

ESPIRITUALIDADEVICENTINA Uma Espiritualidade Cristocêntrica - Tem Cristo como CENTRO; - É uma espiritualidade centralizada no Reino de Deus; - É uma espiritualidade centralizada no amar e servir o Pobre. - Na fé e na experiência de Vicente de Paulo aparece um Cristo-Amor que se caracteriza por um “espírito de caridade perfeita.”

ESPIRITUALIDADEVICENTINA Messias servidor que se configura como SERVO; Assemelha-se á pessoa humana e obedece até à morte e morte de Cruz. Para descobrir o critério de caridade de SVP e em seus seguidores é preciso conhecer a mensagem e a missão de Jesus, na expressão mais pura de sua predileção pelos Pobres.

ESPIRITUALIDADEVICENTINA A espiritualidade vicentina é cristocêntrica, porque Jesus Cristo é o fundamento de nossa fé. É fundamentada no seguimento de Jesus Evangelizador dos Pobres. À luz da fé, precisamos descobrir que os Pobres, antes de serem destinatários do serviço são a presença do Cristo Evangelizador e Servidor.

ESPIRITUALIDADEVICENTINA “ Cristo mesmo quis nascer Pobre, quis receber os Pobres em sua companhia, servi-los, pôr-se no lugar deles, chegando a dizer que o bem e o mal que fazemos aos Pobres será considerado ato feito á sua pessoa divina... Servir bem aos Pobres é servir bem a Cristo.” (SVP)

ESPIRITUALIDADEVICENTINA Para que veio Jesus. - “Para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. - Para resgatar e evangelizar os Pobres; - Para saciar o faminto; - Para libertar os cativos; - Para fazer o Reino do Pai acontecer na Terra.

ESPIRITUALIDADEVICENTINA Numa sociedade que exclui e marginaliza tirando dos Pobres a condição de ter vida de gente, a mensagem de Jesus só pode ser levada a sério a partir de uma fé profunda e de uma opção radical pela construção do Reino de Deus, portando, uma missão cristocêntrica e reinocêntrica. Visão Reinocentríca

ESPIRITUALIDADEVICENTINA Jesus veio para anunciar o Reino de Deus. “completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo.Mudem de vida”; Não quer dizer que o Reino estava perto só naquele Tempo, mas sim, que já estava aí. Aquilo que todos esperavam já estava no meio do povo, mas o povo não enxergava.

ESPIRITUALIDADEVICENTINA É exatamente esta presença escondida do Reino, que Jesus quer anunciar e revelar aos Pobres e excluídos da Terra. É este Reino que Vicente de Paulo anunciou e viveu. É este Reino que precisamos anunciar e viver.

ESPIRITUALIDADEVICENTINA Uma Espiritualidade que tem como Mística, a Caridade - “Cada um que fizer um serviço a um de meus irmãos é a Mim que o fazeis” (Mt. 25; - “Os Pobres são sacramentos de Cristo”; - “Os Pobres são expressão salvífica de Cristo” ; - “Os Pobres, lugar preferencial para o encontro com DEUS.”

ESPIRITUALIDADEVICENTINA Caridade... É um conceito que está também nas leis pré-cristãs, é uma lei interior da pessoa humana, como por exemplo os povos do Egito Antigo:igualdade na justiça direito das mulheres e das crianças, direitos dos escravos, ajuda aos miseráveis.... O culto às divindades estavam ligados a ajuda aos Pobres.

ESPIRITUALIDADEVICENTINA Caridade na História do Povo de Deus 1.Era perceptível ao amor de Deus pelas pessoas humanas: Deus ama o ser humano criado à sua imagem e semelhança. Não é apenas sentimento, mas ação concreta de Deus. Deus toma a atitude de estar ao lado de seu povo, “vocês serão o meu povo e eu serei o Deus de vocês”. “Ouvi o clamor do meu povo e desci para libertá-lo”.

ESPIRITUALIDADEVICENTINA Caridade na História do Povo de Deus 2. O povo também manifestava seu amor a Deus. Em toda a história da salvação encontramos vestígios da resposta do amor da pessoa humana para com Deus. Deus é amado como libertador, capaz de socorrer o povo.É amado porque escuta a súplica do sofredor. Dá atenção ao sofrimento do povo. Amor que se expressa na obediência e no serviço. “Amarás a Iahweh, teu Deus com todo o teu coração, com toda tua alma e com toda sua força” ( Dt. 3,6)

ESPIRITUALIDADEVICENTINA Caridade na História do Povo de Deus 3. Estava presente também o amor da pessoa humana para com o próximo – a medida do amor ao próximo é a medida do amor a si mesmo. O amor entre eles se manifestava, sobretudo aos Pobres e necessitados. - A medida do amor ao próximo é a medida do amor a si mesmo. “Amarás o próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18)

ESPIRITUALIDADEVICENTINA Anos Jubilares e Sabáticos Quem tinha ficado Pobre era ressarcido; Aos escravos era restituída a liberdade; Aos estrangeiros, era dado a alforria; Amor aos Anciãos e aos pais; Havia manifestação do amor a quem estava sofrendo “Lembre-se que foi escravo no Egito”.

ESPIRITUALIDADEVICENTINA A caridade é uma assembleia cristã no Novo Testamento: “Eu dou a vocês um novo mandamento: “Assim como eu amei vocês, vocês deverão amar uns aos outros.” A Opção pelos marginalizados brinda um novo olhar para se aproximar do Reino de Deus. A caridade é a essência do projeto de DEUS em todos os tempos.

ESPIRITUALIDADEVICENTINA A Eucaristia e o Pobre “A Eucaristia realiza a Caridade” (João P. II;) - A Eucaristia é o sacramento da partilha; - É uma escola de amor efetivo para com o próximo; - A adesão à Eucaristia é um convite para engajar-se na construção do mundo e no serviço dos irmãos, principalmente dos Pobres e necessitados.

ESPIRITUALIDADEVICENTINA "Tu vais participar da Eucaristia? Então não humilhes teu irmão, não desprezes o faminto... Tu fazes memória de Cristo e despreza os Pobres?Tu não ficas horrorizado? Bebeste o sangue do Senhor e não reconheceste teu irmão?Ainda que não o conheças, deve recebê-lo nesta mesa... Tu que recebeste o pão da vida, não faças obras de morte.” (S. João Crisóstomo)

ESPIRITUALIDADEVICENTINA Concluindo A Eucaristia é por si o pão dos Pobres e nos envia para os Pobres. São Cisóstomo dizia: “o que importa se a mesa de Cristo brilha com cálice de ouro, se Ele mesmo morre de fome? Alivia antes as suas necessidades, em seguida com o que sobrar, enriquecei a casa de Deus, não menospreze o vosso irmão indigente, pois o templo que é este irmão é mais precioso que aquele de Deus.

ESPIRITUALIDADEVICENTINA E, para São Vicente de Paulo: “ a Eucaristia e o serviço aos Pobres vão na linha da continuidade, o dever da caridade está acima de todas as regras e todas devem conformar-se a ela. É uma grande Dama. Deve-se fazer o que ela ordena.”

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax Prêmio Direitos Humanos 2004 Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! ECAFO - CNB