Israel Müller Zamporlini

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios de Ciência dos Materiais
Advertisements

Administração Estratégica
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Centro de Ciências Biológicas Departamento de Microbiologia e Parasitologia Microbiologia Alunos: Bruno Marchi, Larissa Luzietti, Rafael Souza e Veronyca.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: OPC é um padrão industrial aberto para transmissão de dados em tempo real, esse padrão está sendo adotado pela maioria dos fabricantes.
Título da Apresentação
Águas residuais urbanas e Sistemas de tratamento
Local: IA 27 Set horas.
Caracterização de Águas Residuais
Avaliação Ecotoxicológica
Aplicações Industriais de Plasma em Meio Ambiente: Solos Contaminados
QUÍMICA VERDE.
Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos
TRATABILIDADE DE EMULSÕES
Programa de Recursos Humanos ANP Nº43
AVALIAÇÃO TOXICOLÓGICA
APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
Estudo da remoção de compostos BTEX por processo oxidativo avançado
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PRH-ANP-14 TRATAMENTO DE SOLOS CONTAMINADOS COM DERIVADOS.
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
Cinética de Processos Fermentativos
Título do Trabalho Nome Completo Bolsista, especificando a categoria (GRA, MSC ou DSC) Orientador: Prof. Dr. Xxxx Yyyy Co–orientador: Prof. Dr. Yyyy.
Estudo da Degradação Fotoquímica da Água de Produção
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
Técnicas de Remediação
Estudos de validação em escala piloto RESUMO: Resumo direto e objetivo, contendo o principal objetivo do projeto, os métodos utilizados para desenvolver.
ENERGÉTICA, CINÉTICA E INVESTIGAÇÃO DE MECANISMOS
Eliminação de compostos orgânicos voláteis – COV’s por plasma Ciências Exatas e da terra / Física – Física dos Fluidos, Física de plasmas e descargas elétricas.
Transferência de Tecnologia na Indústria de Óleo e Gás: Desafios do Pré-Sal Paulo Montes Gerente de Engenharia e Tecnologia de Construção e Montagem.
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
Toxicologia analítica
Escola de Formação Política Miguel Arraes
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
ETAPAS DE UMA ANÁLISE QUÍMICA QUANTITATIVA
Microalgas e água de produção: determinação das condições ótimas de cultivo para produção de Biocombustíveis Alessandra de Abreu Arriada Bolsista Doutorado.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Modelagem e Simulação de Processos – Equações Algébricas
SIMULAÇÃO E MONITORAÇÃO DE FORNOS CERÂMICOS A ROLOS COM O OBJETIVO DE MELHORAR O DESEMPENHO ENERGÉTICO Eng . Tales Gottlieb Jahn Prof. Vicente de Paulo.
Modelagem e Simulação de Processos – Equações Diferenciais
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Workshop Interno PRH-14 Aluno: Luiz Nascimento
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
SISTEMAS DE ESGOTOS E EFLUENTES
Avaliação da atividade catalítica da enzima horseradish peroxidase na oxidação de diferentes derivados fenólicos**. Ciências matemáticas e naturais. Everton.
Remediação de Compostos Fenólicos em Águas Residuárias a partir de Enzimas Oxidativas Extraídas de Cabeça de Camarão, Engenharia Química. Prof. M.Sc. Everton.
Marcos Leandro Marques (PUIC). Engenharia Química - Tubarão.
Introdução à Engenharia Bioquímica
Título da Apresentação 2 Nome do bolsista Nome do co-orientador ou colaborador (se for o caso) Nome do orientador LOGO do PRH LOGO da UNIVERSIDADE.
Comportamento reológico de dispersões aquosas de bentonita e de polímeros utilizadas como fluidos de perfuração José Augusto da Costa Júnior Bolsista ANP.
Estudo da Aderência entre Compósitos Cimentantes e Tubos de Revestimento Metálico submetidos a ciclagens térmicas em Poços de Petróleo Doutorando: Jair.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Alterações na composição de carga representam uma das perturbações mais importante que o sistema de controle de uma coluna de.
Tabela 2. Dados econômicos Tabela 3. Casos estudados Tabela 4. Quadro comparativo das soluções obtidas Figura 1 – Esquema da solução ótima, segundo os.
Biotecnologia ambiental
Aluno: Leodécio Elias Rodrigues
Curso sobre Pós-tratamento de Efluentes Anaeróbios
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Aula 2. Exemplos de utilização de Biotecnologia Ambiental
Matéria Orgânica e Oxigênio Dissolvido.
SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
TRATAMENTO DE ÁGUA & EFLUENTES Adriano Bariani Polo Alison Leandro G. Batista Cássio Rogério B. Salles Rodrigo A. Souza Sandro Rogério de Oliveira Disciplina:
COM. COM E, para preservar, a natureza nos ensina.
Utilização de bioindicadores na avaliação de impacto e no monitoramento da contaminação de rios e córregos por agrotóxicos 
1. 2 Sumário 1 - Competências relacionadas 2 - Objetos do conhecimento associados às matrizes de referência 3 - Água 4 – Tratamento de Água 5 – Agradecimentos.
Apresentação da KMA produtos e serviços
A Engenharia e o Ambiente. 2 TecnologiaxAmbiente É impossível a sobrevivência humana independente de um determinado grau de tecnologia. Discussão: Imagine.
CRESCIMENTO MICROBIANO
1 2 Samara Silva de Souza 1 (IC) e Jair Juarez João (PQ) 2 - PMUC Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Unidade Acadêmica de Ciências Tecnológicas.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Palestra InfoPLD Eficiência Econômica e a Formação de Preço de Curto Prazo no Setor Elétrico São Paulo, 05 de março de 2012.
Transcrição da apresentação:

Biodegradação de Compostos BTEX presentes em efluentes da Indústria Petroquímica Israel Müller Zamporlini Prof. Dra. Selene M. A. Guelli U. de Souza, Dra. Heloisa de Lima Brandão Prof. Dr. Antônio Augusto Ulson de Souza

Motivação Os compostos BTEX são alguns dos contaminantes presentes em efluentes aquosos do setor petroquímico. Mesmo em baixas concentrações, devido a sua elevada toxicidade, representam um sério risco não apenas para os seres humanos, mas para o ecossistema como um todo.

Desafios Diminuir a emissão de compostos aromáticos em rios, e outras fontes de águas naturais; Atingir o limite determinado pela legislação ou níveis ainda menores; Atingir concentrações adequadas para reuso dentro do parque industrial.

Objetivos do Trabalho Estudar a biodegradação do BTEX em meio aquoso Adaptar os microrganismos, determinando as condições necessárias; Encontrar uma forma adequada de oxigenação; Encontrar as curvas de degradação para cada composto, para organismos em suspensão, em biofilme e combinados.

Aplicabilidade Encontrados os parâmetros para utilização de microrganismos na degradação de BTEX, será possível avaliar o uso desta tecnologia em escala industrial.

Resultados Esperados/Alcançados Durante a fase de adaptação dos microrganismos espera-se encontrar as melhores condições para que a degradação seja completa; Encontrar curvas de degradação de cada composto, em concentração vs. tempo.

Resultados Esperados/Alcançados Através de cromatogramas obtidos para cada amostra experimental, foi possível a obtenção da curva de degradação do benzeno, com microrganismos suspensos e fixos combinados, como ilustrado na Figura 1. Figura 1 – Perfil de degradação do benzeno ao longo do tempo

Resultados Esperados/Alcançados Outro exemplo é a curva de biodegradação do etilbenzeno, demonstrada na Figura 2. Ambas as Figuras 1 e 2 mostram que a degradação é completa em um tempo de aproximadamente duas horas. Figura 2: Perfil de concentração do Etilbenzeno ao longo do Biorreator

Benefícios Sociais e/ou Econômicos A água é de fundamental importância para a humanidade e meio-ambiente, de forma global. Tratá-la, além de nossa responsabilidade, é um compromisso com o futuro da vida terrestre. O tratamento biológico de efluentes industriais aquosos é uma técnica amplamente utilizada em diversos setores. Atualmente buscam-se novas tecnologias, dentre as quais se inclui a biodegradação por biofilmes, visando à reutilização/reuso de águas dentro dos parques industriais.

Conclusões Pode-se perceber que, para culturas mistas, em um período aproximado de 100 minutos, a concentração de benzeno está muito próxima de zero e, 150 minutos, para o etilbenzeno. Demonstrou-se em laboratório que a degradação em biofilme isolado é muito mais rápida do que em células em suspensão. Testes indicaram que a escolha do envase para o biorreator era adequado para evitar perdas de BTEX para o ambiente – e outros demonstraram que não ocorriam outras reações concorrentes, de consumo do BTEX, além das bioquímicas realizadas pelas células. O processo de adaptação dos microrganismos se mostrou eficiente, já que o consumo atingiu níveis além dos esperados inicialmente.

Agradecimentos Este trabalho está sendo realizado com o apoio financeiro da Agência Nacional do Petróleo – ANP – através do Projeto PRH009 – MECPETRO – Programa de Formação de Recursos Humanos em Engenharia Mecânica e Química.