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Administração Estratégica
2 Professor: Demóstenes Farias Fortaleza, agosto de 2011
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Diretrizes Exemplos: Compromisso permanente com a valorização, o respeito e a qualificação das pessoas que fazem a empresa; Esforço continuado por resultados, mediante a expansão, diversificação e melhoria da qualidade dos negócios, maior eficiência e aumento da produtividade; Inovação contínua dos processos e da tecnologia, como forma de assegurar escala e competitividade 2
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Etapa 1 – análise do ambiente
Administração Estratégica Etapa 1 – análise do ambiente Processo para monitorar o ambiente organizacional para identificar as oportunidades e os riscos atuais e futuros; É o conjunto de todos os fatores, internos e externos, que podem influenciar o desenvolvimento obtido por meio da realização dos objetivos. Exemplos: COMPORTAMENTO DO MERCADO E DO CONSUMIDOR: tamanho do mercado; lealdade do consumidor; desenvolvimento de novos mercados; segmentação do mercado; CARACTERÍSTICAS ORGANIZACIONAIS: Participação no mercado; Qualidade dos produtos Fluxo de caixa/investimento de capital bruto SOCIAL, ECONÔMICO E POLÍTICO: Decisões dos governos; Disponibilidade de energia; taxa de juros; FORNECEDORES: Principais mudanças na disponibilidade de matérias-primas (CERTO & PETER, 2010) 3
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Etapa 2 – estabelecimento das diretrizes organizacionais São as intenções do que a empresa “quer ser” e “onde quer chegar” Há dois indicadores principais da direção para a qual a organização é levada: a missão e os objetivos organizacionais. A missão organizacional, é a finalidade da organização ou a razão pela qual ela existe. Os objetivos organizacionais são intenções concretas que a organização tem, que englobam as metas operacionais para que esses sejam atingidos; Após identificar as oportunidades e os riscos; os pontos fortes e os pontos fracos, os executivos têm condições de estabelecer, reafirmar ou modificar as metas ; é importante saber a que se resume uma declaração de missão, entender a natureza dos objetivos organizacionais e adotar um processo eficiente com essa finalidade. 4
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Etapa 3 - Formulação de estratégias É definida como um curso de ação para garantir que a organização alcance seus objetivos. Formular estratégias é projetar e selecionar estratégias que levem à realização dos objetivos organizacionais; O enfoque central é lidar satisfatoriamente com a concorrência. Com o ambiente analisado e as diretrizes estipuladas, a administração é capaz de traçar cursos alternativos de ação, para assegurar o sucesso da organização; Podem ser utilizadas diversas ferramentas; Análise das questões críticas Análise das oportunidades, riscos fortes e pontos fracos Matriz de crescimento/participação do Boston Consulting Group [Consultoria prega o equilíbrio das carteiras de negócios da empresa, de modo a gerar mais recursos do que consumi-los, permitindo suportar outros negócios que necessitem de caixa para se desenvolver] Matriz multifatorial de carteira da General Eletric [combina duas dimensões: atratividade do setor econômico onde atua e os pontos fortes efetivos, ambas necessárias a produzir desempenho superior aos concorrentes] 5
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Etapa 4 – Implementação de estratégias Deve colocar em ação as estratégias que emergiram de etapas anteriores dentro do processo de administração estratégica. Sem a implementação efetiva da estratégia, as organizações são incapazes de obter os benefícios da realização de uma análise organizacional, do estabelecimento de diretrizes organizacionais e da formulação da estratégia organizacional. Deve levar em conta; Quais/quantas mudanças na organização são necessárias para implementar uma nova estratégia; Qual a melhor forma de lidar com a “cultura” da organização para garantir que a estratégia seja tranquilamente implementada; Como a implementação da estratégia e suas formas de estruturas organizacionais estão relacionadas; Diferentes abordagens de implementação que um administrador pode seguir; Quais conhecimentos devem ter os administradores que esperam ser bem-sucedidos na implementação da estratégia organizacional. 6
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Etapa 5 – Controle de estratégias Concentra-se no monitoramento e na avaliação do cprocesso de administração estratégica para melhorá-lo e assegurar-lhe o funcionamento eficiente e eficaz; Os administradores precisam conhecer os meandros dos sistemas de informação da administração e a forma como tais sistemas podem complementar o processo de administração estratégica. Os administradores devem ser criativos para projetar e operar os sistemas de administração estratégica e flexíveis o bastante para adaptar o uso deles às circunstâncias organizacionais com que se defrontam. 7
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