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PublicouLevi Chaparro Alterado mais de 10 anos atrás
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PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
AULAS 03 E 04 PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
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PLANO DE NEGÓCIOS ESTRUTURA DO BUSINESS PLAN: Sumário executivo
Resumo da empresa Produtos e Serviços Análise do Mercado Estratégia do Negócio Organização e Gerência do Negócio Planejamento Financeiro
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SUMÁRIO EXECUTIVO OBJETIVOS MISSÃO PONTOS-CHAVE DO SUCESSO
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SUMÁRIO EXECUTIVO OBJETIVO do Plano de Negócios
A oportunidade vislumbrada - inserção desta oportunidade no mercado Caracterização da empresa ou da unidade de negócio que será criada para aproveitar a oportunidade vislumbrada
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SUMÁRIO EXECUTIVO Qual a oportunidade que foi vislumbrada e que proporcionou a VISÃO DA EMPRESA ? Qual a visão da empresa e como posiciona-la no mercado ? Qual o mercado identificado para os produtos da empresa ? A partir da visão, qual a MISSÃO DA EMPRESA ?
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SUMÁRIO EXECUTIVO Quais os produtos/serviços que serão fabricados, vendidos, prestados, fornecidos pela empresa ? Qual o mercado para os produtos da empresa e como será feita a abordagem a este mercado ? Qual a imagem da empresa que se quer projetar no mercado ?
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SUMÁRIO EXECUTIVO Como serão vendidos os produtos ?
Como os produtos da empresa serão mantidos atualizados e como a empresa vai se manter com a tecnologia atual ?
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SUMÁRIO EXECUTIVO Como a empresa vai ser organizada para cumprir seus objetivos ? Quais as características (perfil) do pessoal da empresa, suas funções e estrutura de remuneração ?
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SUMÁRIO EXECUTIVO Quais os investimentos a serem feitos para a empresa se posicionar no mercado e se desenvolver ? Quanto será necessário mensalmente para manter a empresa em funcionamento sem faturar (“burning-rate”) ?
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SUMÁRIO EXECUTIVO Qual a receita prevista e sua evolução ?
Qual o fluxo de caixa da empresa ? Em que ponto a empresa passa a ter receitas capazes de cobrir suas despesas ? Quando os investidores recuperam os investimentos feitos ? EM RESUMO, QUAIS OS FATORES-CHAVE DE SUCESSO DA EMPRESA ?
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RESUMO DA EMPRESA SUMÁRIO GERAL DA EMPRESA
Descrição geral do negócio da empresa: o que vende e como faz FORMA LEGAL DE EXISTÊNCIA E PROPRIETÁRIOS Forma legal: sociedade por cotas limitada - sociedade anônima por ações Sócios - características dos sócios - currículos dos sócios - aporte para a empresa trazido pelos sócios
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RESUMO DA EMPRESA RESUMO DO STARTUP
Como vai ser iniciada a empresa e como será sua operação nos primeiros 6 meses? Quais serão os recursos necessários para a operação inicial da empresa? Quais os objetivos que se pretende atingir nos primeiros 6 meses?
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RESUMO DA EMPRESA PRODUTOS E SERVIÇOS DA EMPRESA
Quais as principais características dos produtos e serviços da empresa? LOCALIZAÇÃO E INSTALAÇÕES Onde a empresa estará localizada e quais as características dessa sua instalação: recursos e facilidades?
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PRODUTOS E SERVIÇOS DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS
Qual o negócio da empresa: o que ela vai vender - para quem ela vai vender? Descrição dos produtos e serviços oferecidos Análise do ciclo de vida dos produtos e serviços oferecidos
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PRODUTOS E SERVIÇOS DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS
Direitos legais de propriedade do produto - direitos de autor, propriedade industrial, patentes, segredos industriais Evolução do produto - pesquisa e desenvolvimento de novos produtos
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PRODUTOS E SERVIÇOS COMPARAÇÃO COM OS COMPETIDORES
Quais os competidores existentes no mercado e quais os serviços e produtos que oferecem? Como o produto da empresa se situa na comparação com os competidores?
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PRODUTOS E SERVIÇOS LITERATURA DE VENDAS
Quais os documentos que contém informações sobre os produtos e serviços? FONTES - quais são as fontes geradoras da inspiração do produto? TECNOLOGIA - quais as tecnologias usadas nos produtos e serviços e como essas tecnologias podem ser encontradas? O que delas é original da sua empresa?
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PRODUTOS E SERVIÇOS FUTURO - quais os futuros produtos e serviços que poderão ser produzidos pela sua empresa? Quais as perspectivas futuras da sua empresa em relação a esses produtos e serviços?
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ANÁLISE DO MERCADO IDENTIFICAÇÃO DO MERCADO SEGMENTAÇÃO DO MERCADO
ANÁLISE DA INDÚSTRIA E DOS MERCADOS QUE PODERIAM SER ATENDIDOS - NICHOS DE MERCADO ANÁLISE DO MERCADO
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ANÁLISE DO MERCADO IDENTIFICAÇÃO DO MERCADO
Descrição da área de negócios da empresa e da situação atual do negócio no mercado - evolução da tecnologia nesta área SEGMENTAÇÃO DO MERCADO Caracterização do mercado - área geográfica - tipos de empresas clientes - tamanho do mercado obtido através de pesquisa de mercado
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ANÁLISE DO MERCADO ANÁLISE DA INDÚSTRIA E DOS MERCADOS QUE PODERIAM SER ATENDIDOS - NICHOS DE MERCADO Concorrência - “players” e “dealers” Mercados não atendidos satisfatoriamente pela concorrência - Nichos de mercado Novos mercados Aspectos legais - restrições e oportunidades
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ANÁLISE DO MERCADO ANÁLISE DO MERCADO Opções de entrada em mercados
Mercados que devem ser escolhidos para trabalhar e suas formas de penetração
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ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO
Como você pretende começar a empresa? Qual a imagem que se pretende obter para a empresa? Como vai criar os “cases” - cliente pioneiro e multiplicador - que servirão de modelo para os demais negócios da empresa? Qual a estratégia que será utilizada para obter fatias de mercado : áreas geográficas - nichos
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ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO ESTRATÉGIA DE MARKETING
Qual a maneira como os produtos da empresa serão apresentados ao mercado? - quais os fatores que serão apresentados para diferenciar os produtos da empresa dos que são oferecidos pela concorrência - “uniqueness”? Como será atribuído um preço aos produtos? Qual técnica se pretende usar em relação a preços, levando em conta os competidores?
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ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO ESTRATÉGIA DE MARKETING
Como se pretende divulgar a empresa e seus produtos? Quais os parceiros possíveis para a empresa? Quais as alianças estratégicas que podem ser feitas? Quais os concorrentes, sua posição no mercado e quais seus pontos fortes e fracos que necessitam ser conhecidos - como se posicionar diante dos concorrentes?
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ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Descrição da estrutura organizacional da empresa e suas principais atribuições Quais seus principais processos? EQUIPE GERENCIAL Gerentes da empresa - forma de atuação - forma de motivação e grau de participação no planejamento e nas decisões - “commitment”
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ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO
DESCRIÇÃO DETALHADA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E/OU DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Descrição detalhada dos seus principais processos de produção e prestação de serviços Capacidade instalada e estrutura de produção para os diversos cenários da empresa
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ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO
DESCRIÇÃO DETALHADA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E/OU DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Escolha de fornecedores - dependência de fornecedores e alternativas escolhidas Logística de distribuição Aspectos competitivos decorrentes da produção
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ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO
FORMAS DE REMUNERAÇÃO Critérios de remuneração Critérios de recompensa - “Stock-Options” e outras formas de estímulo aos principais empregados FORMAS DE AVALIAÇÃO Estabelecimento claro de critérios de avaliação MOTIVAÇÃO DE PESSOAL
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PLANEJAMENTO FINANCEIRO
PRESSUPOSTOS IMPORTANTES Quais os pressupostos que foram adotados para fazer o planejamento financeiro? Quais os cenários que vão ser feitos? INDICADORES Necessidades de investimento inicial e forma de utilização dos recursos - cronograma de desembolso Cálculo de pontos fundamentais: taxa de retorno do investimento (ROI)
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PLANEJAMENTO FINANCEIRO
FLUXOS DE CAIXA Cenários de conquista do mercado e as receitas decorrentes Despesas mensais básicas para manter a empresa em funcionamento - “burning- rate” Fluxos de caixa - previstos e realizados
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PLANEJAMENTO FINANCEIRO
ANÁLISE DE BREAKEVEN Ponto em as despesas e receitas se igualam de modo estável BALANÇO E DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS OUTROS INDICADORES DE NEGÓCIOS Argumentos para convencer aos investidores
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