A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto - Plano de Negócios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto - Plano de Negócios"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto - Plano de Negócios
Definições Etapas do Projeto O Empreendimento Negócio, Visão, Missão, Objetivos e Metas Caracterização dos Produtos e Serviços oferecidos Aspectos Jurídicos, Administrativos, Tributários Análise de Mercado Localização Tamanho (escala) Plano de Marketing Plano Financeiro Análise final do projeto Bibliografia básica

2 Projeto Plano de Negócios
“o conjunto de informações internas e/ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar-se (e, eventualmente implantar-se) uma decisão de investimento.” (Woiler e Mathias, 1996, p. 23) Plano de Negócios Análise da viabilidade mercadológica e financeira do projeto da empresa, com a exposição dos resultados. Serve como instrumento de apresentação do negócio pelo Empreendedor, que procura um financiamento externo ou como instrumento de decisão para investimento de capital próprio.

3 Projetos: elaboração e análise
O Empreendimento Definir o Negócio (formas restrita e ampla) Apresentar a Visão: visão projetada para a empresa nos próximos anos. Nichos de mercado Produtos Clientes Horizonte de tempo Definir a Missão razão de existir da empresa posicionamento frente as oportunidades Definir os Objetivos e Metas Natureza (geral, específicos) Prazo (Longo, médio e curto prazos) Forma (quantitativa e qualitativa)

4 Projetos: elaboração e análise
Produtos e Serviços que serão oferecidos Tecnologia (produto e processo) Qualidade (padrão de acordo com o público) Características e benefícios diferenciais Produção e Fornecimento Instalações (bens e infraestrutura) Mão de obra Logística Custos Impactos ao meio ambiente

5 Projetos: elaboração e análise
Aspectos Jurídicos Razão Social Forma Jurídica Legislação local (sede e filiais) Legislação Específica (do negócio) Aspectos Administrativos Recursos Humanos Serviços de Apoio Informatização de processos Aspectos Tributários Impostos Benefícios fiscais Obrigações fiscais

6 Projetos: elaboração e análise
Análise de Mercado (pesquisa) Análise da indústria Análise do segmento de mercado Oportunidades inexploradas Sazonalidade Riscos Crescimento do segmento de mercado Perfil do cliente (público alvo) Decisão de compra Fatores demográficos Fatores econômicos Mensuração da demanda atual Previsão de demanda futura

7 Projetos: elaboração e análise
Perfil da concorrência Avaliação dos concorrentes Análise da Competitividade Crescimento Pontos Fortes e Fracos, Ameaças e Oportunidades Produtos e serviços Localização Preço, Promoção, Praça de atuação Políticas comerciais Fornecedores Oferta de matéria prima Preço

8 Projetos: elaboração e análise
Localização Análise dos fatores locacionais dependentes das entradas dependentes das saídas dependentes do processo impostos, fatores legais e incentivos Tamanho (escala do projeto) Análise da viabilidade de alternativas Mercado (demanda) Tecnologia (produtividade x rentabilidade) Financeira Locacional

9 Projetos: elaboração e análise
Plano de Marketing Produto Ciclos de vida do produto (introdução, crescimento, maturidade e declínio) Desenvolvimento de novos produtos Definição do preço Estratégia de vendas Força de vendas (por território, produto, mercado) Pessoal de vendas (remuneração, treinamento, supervisão) Política de preços Canais de distribuição Promoção e Propaganda Previsão de Vendas Curto, Médio e Longo prazos Por produto, território, mercado e ponto de venda

10 Projetos: elaboração e análise
Plano Financeiro Demonstrações Históricas e Projetadas Definir indicadores de desempenho Prazo para retorno do investimento Taxas de Retorno Previsões Receitas de Vendas Custos de produção Despesas Adm, financeiras e de comercialização Investimentos Financiamento Análises Fluxo de Caixa Demonstração do Lucro Bruto Análise do Ponto de Equilíbrio Análise dos Índices

11 Projetos: elaboração e análise
Análise final do Projeto Exposição da defesa da viabilidade do negócio com sustentação nos dados de mercado e financeiros.

12 Bibliografia básica BUARQUE, Cristovam. Avaliação econômica de projetos: uma apresentação didática. Rio de Janeiro, Campus, 1984. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 1999. GITMAN, Lawrence J.. Princípios da Administração Financeira. São Paulo: Harbra, 1997. KOTLER, Philip & ARMSTRONG Gary. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: PHB, 1993. SANVICENTE, Antônio Zoratto. Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 1977. TAVARES, Mauro Calixta. Planejamento Estratégico: A opção entre sucesso e fracasso empresarial. São Paulo: Harbra, 1991. WOILER, Sansão & MATHIAS Washington Franco. Projetos: planejamento, elaboração e análise. São Paulo: Atlas, 1996.


Carregar ppt "Projeto - Plano de Negócios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google