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Consultoria Empresarial
Cap 4: CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE CONSULTORIA OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de Consultoria Empresarial
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Etapas dos serviços de consultoria
Identificação Entrada Auditoria de posição Planejamento Ação Acompanhamento e avaliação Conclusão
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Etapas dos serviços de consultoria
Etapa 1 – Identificação Deve ser baseada em duas situações: A realidade atual da empresa-cliente Situação futura desejada Esta etapa é uma prerrogativa da empresa-cliente. Quando for o caso o consultor pode auxiliar na identificação de alguns tipos de problemas ou doenças Racionalidade X Irracionalidade
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IDENTIFICAÇÃO DAS DOENÇAS EMPRESARIAIS Doenças Sintomas
ECONÔMICAS -Retorno nulo ou irrisório sobre o capital investido; -Retorno baixo sobre o ativo total. FINANCEIRAS -Despesas financeiras elevadas; Alta necessidade de capital de giro; Alta influência de capital de terceiros. TÉCNICAS -Alto nível de reclamações e de devoluções dos clientes; -Alta dependência tecnológica externa MERCADOLÓGICAS Processo de distribuição inadequado; Preços inadequados para os produtos e serviços vendidos; Falta de competitividade no mercado. ADMINISTRATIVAS Inadequada utilização de recursos disponíveis; Trabalhos repetidos. COMPORTAMENTAIS Falta de motivação; Alto nível de atritos; Alto nível de rejeição às mudanças.
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Identificação Consultor deve buscar conhecer os aspectos invisíveis da empresa, através da cultura organizacional. Causas de contratação dos serviços de consultoria: Auxílio profissional; Visão e análise crítica de uma situação-problema; Busca de novas oportunidades de negócio; Auxílio no processo sucessório; Auxílio na estrutura decisória e alocação de poder; Estruturação das informações essenciais p/tomada de decisão.
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Identificação- Terceirização de serviços
O processo administrativo de transferir para terceiros as atividades que não constituem a essência tecnológica dos produtos/serviços da empresa. Existem empresas de consultoria que trabalham com terceirização de serviços e empresas de consultoria que terceirizam seus serviços.
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Identificação Sondar o ambiente Conhecer a empresa
Avaliando os itens expostos anteriormente.
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Etapas dos serviços de consultoria
Etapa 2 - Entrada Elaborar o contrato de trabalho Estabelecer expectativas e compromissos mútuos Estabelecer o serviço que o consultor vai trabalhar Identificar o clima e a cultura organizacional Sondar problemas e insatisfações Analisar as possíveis soluções para os problemas Estabelecer relações de causas e efeitos Categorizar os problemas
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Etapas dos serviços de consultoria
Etapa 3 - Auditoria de posição Realizar entrevistas e levantamentos Efetuar análises Definir a situação e as conseqüentes mudanças Identificar e achar soluções para os problemas Analisar causas, efeitos, riscos, custos, resistências, acomodações etc Avaliar potencial de mudança Identificar pontos fortes e fracos
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Etapas dos serviços de consultoria
Etapa 4 - Planejamento Definir estratégias e as políticas de sustentação associadas Definir participantes e responsabilidades Detalhar o trabalho Atividades Seqüência Tempo Recursos
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Etapas dos serviços de consultoria
Etapa 5 - Ação Colocar em operação o plano de trabalho Agir sobre o problema Treinar a equipe de trabalho Instituir a mudança- atitudes e solução de problemas
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Etapas dos serviços de consultoria
Etapa 6 - Acompanhamento e avaliação Controlar dos resultados Incentivar a auto-avaliação dos usuários Avaliar a mudança Estudar necessidade de nova auditoria de posição (etapa 3)
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Etapa 7 - Conclusão Desligar-se do processo Efeitos da consultoria:
ECONÔMICOS ORGANIZACIONAIS SOCIAIS- relacionamento com pares e interessados Posturas dos indivíduos perante estes efeitos: SITUAÇÃO DE ACEITAÇÃO SITUAÇÃO DE ALIENAÇÃO(ignorar ou acomodar) SITUAÇÃO DE RESISTÊNCIA
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Introdução – estabelecimento de procedimentos administrativos.
ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA Introdução – estabelecimento de procedimentos administrativos. Método de coleta de dados: - entrevista; - questionário; - análise de documentos; - observação direta; O diagnóstico Indicadores de desempenho e de resultados: quantitativos, qualitativos, tempo, financeiros
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Projeto é a materialização do plano de trabalho:
ELABORAÇÃO DA PROPOSTA E DO PLANO DE TRABALHO Projeto é a materialização do plano de trabalho: ATIVIDADE: é a menor unidade do projeto PROGRAMA: é o conjunto de projetos ADMINISTRAÇÃO DE PROJETO: melhor forma de alocar os recursos nas atividades para o alcance dos objetivos.
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IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA-ALVO ANÁLISE DO AMBIENTE(fatores externos)
FASES DO PROJETO DE CONSULTORIA FASE 1: Caracterização IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA-ALVO ANÁLISE DO AMBIENTE(fatores externos) DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE DE TRABALHO NEGOCIAÇÃO E ALOCAÇÃO DE RECURSOS ELABORAÇÃO DO PLANO DO PROJETO
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FASE 2: Execução Utilização dos recursos disponíveis
FASES DO PROJETO DE CONSULTORIA FASE 2: Execução Utilização dos recursos disponíveis Supervisão da equipe de trabalho Acompanhamento e controle Avaliação final dos trabalhos executados
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