A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

2 O Gestor Organizacional e as Demandas da Empresa Contemporânea
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

3 Quem é o consultor organizacional?
É um agente (externo) de mudanças; É quem aconselha nas decisões organizacionais; É quem assume a responsabilidade por estudar a organização e diagnosticar seus problemas; É quem trabalha de forma interativa com a empresa que contrata seus serviços; e É quem se envolve com os processos empresariais em suas atividades de diagnóstico. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

4 Consultor e Gestor/Executivo da Organização
O consultor não se confunde com o gestor ou executivo da empresa, muito embora as atividades que desempenham guardem alguma semelhança. Vejamos as diferenças e semelhanças existentes: Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

5 Consultor X Gestor/Executivo
O gestor/executivo não é um agente externo de mudanças, e sim interno; O gestor/executivo não baseia seu trabalho apenas nos processos organizacionais. Envolve-se, ao contrário, com toda a sorte de atividades do cotidiano da empresa; e O gestor/executivo não auxilia apenas nas tomadas de decisão, e sim é parte dos processos de tomada de decisão. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

6 Consultor = Gestor/Executivo
Ambos precisam agir de forma interativa na empresa; e Ambos assumem responsabilidades dentro da empresa. Sendo que ao gestor/executivo, em função de sua presença diária, é esperada a execução de pequenos ajustes diários. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

7 Por que contratar uma consultoria?
Visão externa; Neutralidade; Concentração da atenção (nos problemas); Alavancagem direcionada à ação; e Temporariedade (dos serviços na empresa). Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

8 Características do Gestor Organizacional
Características Comportamentais a) atitude interativa; b) atitude racional; c) possuir ampla e sólida cultura geral; d) ter adequado relacionamento com as pessoas; e) ter uma atuação que enfatize as pessoas; f) saber desenvolver clima de confiança; Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

9 Características do Gestor Organizacional (2)
Características Comportamentais g) saber obter comprometimento das pessoas; h) ter diálogo otimizado; i) ter alma de negociador; j) “vestir a camisa” da empresa-cliente; e k) saber trabalhar com erros. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

10 Características do Gestor Organizacional (3)
Características de habilidade 1) abraçar a inovação; 2) prestar auxílio adequado no estabelecimento de prioridades e na tomada de decisão empresarial; 3) possuir pensamento estratégico, ser um agente de mudanças e ser intuitivo; 4) saber trabalhar em equipe; 5) trabalhar com otimismo e realismo; Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

11 Características do Gestor Organizacional (4)
Características de habilidade 6) domínio sobre aspectos quantitativos e qualitativos; 7) assumir a responsabilidade; 8) capacidade de resolução de conflitos; 9) visão abrangente com focos corretos de ataque; e 10) saber trabalhar com o elemento surpresa. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

12 Características do Gestor Organizacional (5)
Características de conhecimento 1) possuir elevado conhecimento em consultoria; 2) possuir conhecimento tecnológico de gestão organizacional; 3) ser um generalista com especialização; 4) possuir visão de longo e curto prazo; 5) estar voltado para as necessidades do mercado; e 6) possuir conhecimento de economia e política internacional. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

13 O que estuda o Gestor Organizacional
A estrutura formal; As pessoas; Os relacionamentos interpessoais ou relações grupais; A alta administração; e Os processos. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

14 Escolha da Diretriz e do Método de Trabalho
A diretriz deve envolver questões como: 1) Escolher o que e quando observar em colaboração da empresa-cliente; 2) A diretriz deve sempre alcançar os níveis mais elevados da organização; 3) A diretriz escolhida deve ser tal que permita uma fácil observação dos procedimentos interpessoais e grupais; e 4) A diretriz deve ser tal que envolva situações reais de trabalho. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

15 Escolha da Diretriz e Método de Trabalho da Consultoria (2)
O método de trabalho e a tecnologia empregada devem envolver questões como: a) O consultor não possui as respostas certas ou soluções padronizadas; e b) O consultor deve estar disponível para perguntas e diálogos, tanto o quanto necessário; e, para encerrar, Schein recomenda: trabalhar de forma congruente com os valores de uma consultoria ética. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

16 A Ética do Consultor O consultor que trabalha com ética:
Capacitação do consultor; Essência do serviço de consultoria; Relação entre consultor e empresa-cliente, em função do contrato; Sigilo profissional; Interação com empresas concorrentes; Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

17 A Ética do Consultor (2) O consultor que trabalha com ética:
Cultura da empresa; Vontades do consultor; Independência; Participação de outras consultorias; Conflito de Interesses; e Honorários. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

18 O Gestor Organizacional e as Demandas da Empresa Contemporânea
... E PARA TERMINAR: Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.


Carregar ppt "TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google