A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
1. Conceito: - “Processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação viável entre os objetivos, experiências e recursos da organização e suas oportunidades em um mercado continuamente mutante. O propósito é moldar e remoldar negócios e produtos com o objetivo de crescimento e lucro.”

2 Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
2. Ciclo: Planejamento (Corporativo, divisional, do negócio e do produto) Implementação (Organização e implementação) Controle (mensuração dos resultados, diagnóstico dos resultados e adoção de ações corretivas)

3 Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
3. Principais atividades: Definição da missão corporativa (negócio, consumidores, história, preferências dos proprietários, ambiente, recursos, competências distintas) Estabelecimento das UENs Alocação de recursos Planejamento de novos negócios

4 Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
3.3 - Alocação de Recursos a cada UEN: Enfoque Matriz BCG (crescimento e participação de mercado) Oportunidades: negócios em mercados de alta taxa de crescimento, mas com baixa participação relativa de mercado; Estrelas: negócios considerados oportunidades que foram bem sucedidos (líder de mercado) Geradores de Caixa: utilizado para manter oportunidades, estrelas e abacaxi viáveis. Abacaxis: Baixa participação de mercado em mercados de baixo crescimento.

5 Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
4. Análise do Ambiente Externo: Oportunidades de Marketing: é uma área de necessidade onde a empresa pode atuar rentavelmente (atratividade, probabilidade de sucesso) Ameaças: é um desafio atribuído a uma tendência ou desenvolvimento desfavorável que levaria, na ausência de ação de marketing defensiva, deterioração das vendas ou dos lucros.

6 Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
5. Formulação de Estratégias: Liderança total em custos - Empresas devem ser fortes no processo produtivo e distribuição e não necessitam muita experiência em marketing. Diferenciação - Empresa busca superior em uma importante área de benefício para o consumidor. Foco - Aborda um ou mais segmentos de mercados menores, em vez de um grande mercado.

7 Planejamento de Marketing
1. O Plano de Marketing: Plano Estratégico de Marketing: desenvolve os objetivos e estratégias amplas de marketing baseados na análise da situação e das oportunidades atuais do mercado. Plano Tático de Marketing: delineia táticas específicas de marketing para o período (composto de marketing)

8 Planejamento de Marketing
2. O Processo de Marketing: Análise de oportunidades, pesquisa e seleção de mercados-alvo, preparação de estratégias, planejamento de programas e organização e implementação e controle do esforço de marketing. Processo de entrega de Valor através do S.A.P. (Segmentação, Mercado-Alvo e Posicionamento)

9 Planejamento de Marketing
3. Conteúdo do Plano de Marketing: Sumário Executivo (breve resumo do plano) Situação atual de marketing (mercado, produto, concorrência, distribuição e macroambiente). Análise de Oportunidades e Assuntos (PFOA e Assuntos relativos ao produto) Estratégia de marketing (abordagens para atingir os objetivos) Programas de Ação (O quê? Quem? Quando? e Quanto custará?) Demonstrativo de Resultado Projetado Controles


Carregar ppt "Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google