Colégio Estadual Antônio Gonçalves

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
Advertisements

A Gravidez Precoce Joana Alves Nº15 9ºE Nádia Martins Nº19 9ºE.
Educação Sexual para Infância
Bom dia professora, eu adoro esse assunto.
EMEF JEAN MERMOZ – SÃO PAULO/SP
UMA HISTORIA DE AMOR.
Tente ler sem chorar!!!.
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
FICAR DOS ADOLESCENTES
Para refletir... e mudar!!!.
By Não adianta pensar que ao terminar uma relação está tudo acabado e resolvido. Todos acham estranho quando uma pessoa custa muito a encerrar.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Liberdade para voar Rayma Lima. Liberdade para voar Rayma Lima.
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Como qualquer mãe, quando Karen soube que um bebê estava a caminho, fez todo o possível para ajudar o seu outro filho, Michael,
UMA HISTÓRIA DE AMOR.
2PPM Como os filhos sabem que cresceram?. Idade: 15 à 20 anos Trabalho: Internos/Externos diversos setores Classe: B e C Graduação: Ensino médio/ Cursando.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Gravidez na adolescência
A BONECA.
MENSAGEM DE ESPERANÇA.
Gravidez na Adolescência
Se você acha que vai perder seu tempo para ler isso, está muito enganado. Vai se emocionar e pode até chorar. História verdadeira e emocionante. Se.
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
População: hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
O portão do paraíso. Nome: Gabriel Benvenutti
NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS Texto de Simone Nardi.
Portão do Paraíso.
A DOUTORA DA CHUVA ‘Chuva de prata que cai sem parar...’ (Ed Wilson / Ronaldo Bastos) Quando comecei a dar.
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
UMA HISTÓRIA DE AMOR.
Pra tudo há um tempo Composição: Pitter de Laura
II F ÓRUM M INEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII C ONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG.
O casamento de Isaque e Rebeca
3° série Turma: 3003 Professor : Jarbas
Nunca diga que algo é impossível...
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Gravidez na adolescência
Mãe! Aqui, agora a sós, quero lhe pedir por todas nós. Por aquelas que foram escolhidas para dar a vida. Mulheres de todos os credos, raças, e nacionalidades.
Sala de informática 2009 Com a Prof a. Débora DéboraFamíliaTrabalho.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Adolescência Bruno G. de Mello Juliana Queiroz S. Araujo Raquel Barboza Gonçalves Rosane Pessoa V. de Gouvea.
Maternidade na adolescência
MENSAGEM DE ESPERANÇA Nunca diga que algo é impossível As coisas são, no máximo, improváveis Mas nunca impossíveis.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
CASINHA FELIZ CENTRO DE ENSINO
Libra Na casa de libra nós podemos passar direto, afinal o meu mestre jamais tentaria nos impedir ! Aquele velhinho é o cavaleiro de Libra?
Sabedoria também é perceber o momento de parar de lutar
Desordem no Tribunal Estas são piadas retiradas do livro 'Desordem no tribunal'. São coisas que as pessoas realmente disseram, e que foram transcritas.
Entrevista.
Genetogramas e o Ciclo de vida familiar
Mulheres, Mães & Adolescentes Mulheres, Mães & Adolescentes Angela Dillenburg.
Questionário sobre Sexualidade….
Adolescência: Conflito entre gerações
ADOLESCENTES ANTES DA HORA Namorar, ficar, pedir para sair com a galera, tudo está programado para depois dos quatorze anos.
Para os Meus 3 amigos.
Como meninos e meninas pensam em relação a sexualidade
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
Da série “Poesia em quadrinhos”:
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
O blog surgiu de um sonho que eu tinha há algum tempo. Eu já tive outros blogs, mas voltado para moda esse é o primeiro. O blog foi fundado em 05 de Novembro.
Progressão automática. S e a felicidade já foi possível, para você um dia, então, ser feliz agora também o é. Se a felicidade vai ser possível no futuro,
By Búzios Slides Avanço automático LIBERDADE PARA VOAR.
Transcrição da apresentação:

Colégio Estadual Antônio Gonçalves Turma : 2003 Série : 2°ano Prof ° : Jarbas Ano Letivo : 2008

Suellen,Carla,Thais,Kellen e Karoline

Gravidez Precoce

Bibliografia : http://www.brasilescola.com/biologia/gravidez-adolescencia.htm http://blogs.odiariomaringa.com.br/edsonlima/2007/12/06/adolescentes-gravidas/ http://www.blogbrasil.com.br/gravidez-na-adolescencia-2 http://gravidez.wordpress.com/2007/10/ http://marafreir.blogspot.com/2008/05/nome-rayana-lustosaendereo-shcgn-703.html

A gravidez na adolescência está cada vez mais constante na sociedade, e isso tudo porque os adolescentes estão iniciando a vida sexual muito cedo. Mas eles não sabem o mal que isso faz, meninas tendo filhos muito novas podem prejudicar muito o seu corpo e causar sérios problemas no futuro.Isso se resulta numa vida difícil, porque as adolescentes desistem de seus sonhos entre eles seus estudos, e muitas delas não tem responsabilidade para cuidar de si próprias que dirá de seus filhos que acabam sendo criados por seus avós.

Quando a atividade sexual tem como resultante a gravidez, gera conseqüências tardias e a longo prazo, tanto para a adolescente quanto para o recém-nascido. A adolescente poderá apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento, emocionais e comportamentais, educacionais e de aprendizado, além de complicações da gravidez e problemas de parto. Há inclusive quem considere a gravidez na adolescência como complicação da atividade sexual.

A gravidez na adolescência é um problema mundial, pois atinge principalmente a classe social mais carente e de menor escolaridade, sendo na maioria das vezes não planejada. Meninas muito novas engravidam e na verdade ainda são verdadeiras crianças para terem filhos, os corpos ainda estão em formação não estão prontos pra uma gravidez, que pode prejudicar muito a vida dessas meninas no futuro e ao mesmo tempo ocorrerem diversos riscos na hora do parto. O corpo na idade perfeita para ter filhos é depois do 18 anos a 30 anos de idade.

Antigamente as mulheres tinham filhos quando eram muito novas também, mas era do dentro do casamento, coisa que hoje não é mais assim, as meninas engravidam fora do casamento e são praticamente obrigadas a morar junto, mas isso não é o pior motivo, meninas que engravidam num período muito próximo ao de sua primeira menstruação pode ter vários riscos de gestação devido à imaturidade da vascularização uterina, causando partos prematuros ou uma placenta insuficiente, pré-eclampsia ou eclampsia, anemia, infecção urinária ou vaginal, etc.

Porém esta faixa etária coincide com a maior não aceitação da gestação, e adolescentes não tem abertura como de uma mulher adulta, fazendo que o parto seja uma cesariana causando mais riscos ainda a uma jovem menina. A faixa etária de garotas com 14 a 17 anos, que ficam grávidas é extremamente grande. Um filho indesejado e na adolescência pode ser um grande problema, no qual, quase sempre é resolvido na forma mais incorreta, o aborto.

Várias formas foram criadas para que o adolescente se conscientize sobre o perigo que pode estar correndo. Não apenas pelas DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), mais também pela gravidez. Fazer amor, transar ou fazer sexo chame como quiser, é algo que deve ser feito com cuidado e estando ciente das conseqüências. Por isso, a mãe que possui filha adolescente deve, de alguma forma, fazer com que a sua filha confie em você, e que ela saiba que sempre estará ao lado dela.

Que envolvem desde a idade do advento da menarca até o aumento do número de adolescentes na população geral. Sabe-se que as adolescentes engravidam mais e mais a cada dia e em idades cada vez mais precoces. Observa-se que a idade em que ocorre a menarca tem se adiantado em torno de quatro meses por década no nosso século. De modo geral se admite que a idade de ocorrência da menarca tenha uma distribuição gaussiana e o desvio-padrão é aproximadamente 1 ano na maioria das populações, conseqüentemente, 95% da sua ocorrência se encontra nos limites de 11,0 a 15,0 anos de idade.

Fatores de Ordem Familiar :O contexto familiar tem relação direta com a época em que se inicia a atividade sexual. Assim sendo, adolescentes que iniciam vida sexual precocemente ou engravidam nesse período, geralmente vêm de famílias cujas mães também iniciaram vida sexual precocemente ou engravidaram durante a adolescência.De qualquer modo, quanto mais jovens e imaturos os pais, maiores as possibilidades de desajustes.

O relacionamento entre irmãos também está associado com a atividade sexual: experiências sexuais mais cedo são observadas naqueles adolescentes em cuja família os irmãos mais velhos têm vida sexual ativa. Fatores Sociais: As atitudes individuais são condicionadas tanto pela família quanto pela sociedade,tem passado por profundas mudanças em sua estrutura inclusive aceitando melhor a sexualidade na adolescência,sexo antes do casamento e também a gravidez na adolescência.

Epidemiologia da Gravidez na Adolescência: O aumento das taxas de gravidez na adolescência se deve, principalmente, às custas das faixas etárias mais jovens, em todo mundo.Em 1980 o Brasil possuía 27.8 milhões de adolescentes entre 10 e 19 anos de idade, o que representava 23% da população geral. A taxa de fecundidade entre os 15 e 19 anos era de 11% . Nessa época, dos partos realizados pela rede do INAMPS, 13% eram de menores de 19 anos.

Depoimentos : Este depoimento é de uma jovem chamada Rosana Maria ela tem 16 anos ela engravidou e seu namorado não quis assumir o filho e foi embora para São Bento do Uma P.E .Ela falou que na hora ela não queria mais ele insistiu tanto que ela cedeu e nisso ela engravidou dele,ele falou que ia cuidar do filho e ia comprar uma casa para eles mais isso foi tudo engano ele foi embora e deixou ela com um filho ela esta agora com 2 meses e a mãe dela é falecida, o pai dela também ela é filha única e não sabe o que vai fazer da vida.

Uma jovem chamada Janaina Alves que tem 17 anos,engravidou na adolescência ela tinha informações sobre o assunto sabia tudo sobre isso,mais ela se iludiu com um jovem que tem 18 anos e engravidou esta agora com 5 meses e perdeu tudo na vida,a mãe dela confiava muito nela falava tudo sobre esse assunto com ela.Mais ela não só perdeu a confiança da mãe,mas também abandonou os estudos estava cursando o primeiro ano.Os dois não tem trabalho e como vão sustentar o filho?como vão compra uma casa para mora?ela falou que se arrepende do que fez e já teve vontade de fazer um aborto. Depoimento de Janaina

Meu nome é Rafaela engravidei aos 15 anos tive meu filho aos 16 sofri muito preconceito da parte da família e de outros, mas cada chutinho que eu sentia aqui dentro do meu ventre fazia me dar forças para lutar e ter meu filho, Fui mãe nova moro com meus pais com qual tenho total apoio . Mas não é porque tive um filho cedo é que vou desistir dos meus sonhos , eu tenho certeza hoje que meu bebezinho foi um presente de Deus e não vivo sem ele não importa a idade para ser Mãe Deixei de ser adolescente para ser Mulher cresci e sempre vou crescer com meu filho ele é uma dádiva de Deus que veio me ensinar a amar incodincionalmente.

Por esses e muitos outros motivos que se eu citasse ficaria aqui escrevendo por um bom tempo, é recomendável o dialogo entres os pais, professores e os jovens. Afinal, quanto maior o conhecimento do assunto, maior as são chances de os jovens se cuidarem e se prevenirem. E esse problema é tanto da garota como do rapaz, afinal, ele também terá de cuidar, e de sustentar a criança, independente de morar ou não com a mãe da dela. Então, a solução é se cuidar! Se você já é mãe ou pai adolescente, cuide se para não ser novamente. Agora se você não é, previna-se e de valor a sua adolescência.

Nós aconselhamos a você que é adolescente, e está esperando um filho,que não opine pelo aborto. Tenha o seu filho e a partir de agora se dedique a ele. O seu momento de prazer e de irresponsabilidade gerou uma criança que não pediu para vir ao mundo. Você deve ser pelo menos compreensiva e levar a vida numa boa, ao lado de seu bebê.