Parque Científico e Tecnológico da PUCRS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
C, T & I PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO PRINCIPAIS AÇÕES DA SECRETARIA SEESP – 11/12/2008.
Advertisements

Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
BIOCANT PARK APRESENTAÇÃO INFORMAÇÃO SOBRE VISÃO, LOCALIZAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, SERVIÇOS E VALOR.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
+ = EMPREENDEDORISMO = Negócio Tecnologia Economia do Futuro
Financiadora de Estudos e Projetos
A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - IPDI
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS. MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos,
Capital Empreendedor.
Sebrae e promoção de sistemas produtivos locais Juarez de Paula SEBRAE/NA.
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
O Brasil é um País de grandes potencialidades
Plano de Negócio Elber Sales.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Fabiano André Vergani
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
I Seminário de Linhas de Fomento 2009 Rio de Janeiro – 24 de novembro de 2009 FINEP Agência Brasileira da Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia.
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PLENÁRIA FINAL.
DIAMANTINO Social Consolidado. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PROMOVER A CIDADANIA REDUZIR O NÚMERO DE PESSOAS EM CONDIÇÕES.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
Talentos para Inovação
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
SUMÁRIO Objetivos Abrangência Justificativas
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
dos Objectivos à Concretização
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Empreendedorismo e Criação de Valor Compartilhado na
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
FICHA TÉCNICA 24ª Festimalha Evento de Moda Malha Tricot
Sumário Projeto ptrs.
ZONA FRANCA DE MANAUS Prof. Joel Brogio
INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NO MERCOSUL CAMINHOS QUE SE CRUZAM NA PROCURA DA EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA DINAMIZAR.
Projeto SIMULAB no UNASP
Interação Universidade, Empresa e Governo O caso PUCRS
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Nacional.
©Marli Elizabeth Ritter dos Santos Inovação, Propriedade Intelectual e ConhecimentoTradicional M. Elizabeth Ritter dos Santos Coordenadora do ETT/PRPPG/PUCRS.
Prof. Dr. Luís Afonso Bermúdez Professor Titular Decano de Administracao Universidade de Brasilia Audiencia Publica: INTEGRACAO UNIVERSIDADE – EMPRESA.
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
PROJETO NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO Projeto de Extensão ANO 3/2009.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
Integração Universidade, Empresa e Governo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil.
67 operações (HP, Dell, Tlantic, Microsoft, Stefanini,...); 08 instituições (Assespro/RS, Softsul, ABINEE/RS,...); 05 operações PUCRS; 3400 pessoas envolvidas;
Transcrição da apresentação:

Parque Científico e Tecnológico da PUCRS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Universidade Inovadora e Empreendedora. O objetivo da PUCRS é atrair, manter e formar os melhores estudantes, criando novos laboratórios de pesquisas, gerando capital intelectual, estimulando a interação e parcerias com as empresas e governos, visando criar um círculo virtuoso de pesquisa, inovação e desenvolvimento econômico e social.

Rede INOVAPUC Rede que congrega o conjunto de atores, ações e mecanismos relativos ao processo de inovação e empreendedorismo da PUCRS.

Sonhar Organizar Empreender Capacitar Consolidar Pesquisar Proteger

Sonhar O Núcleo Empreendedor tem como missão estimular o empreendedorismo na Universidade através de ações,eventos e projetos voltados a divulgação e dinamização da cultura empreendedora.

Organizar O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IDÈIA é um ambiente criado para dar suporte técnico a comunidade cientifica da Universidade.

Empreender A Incubadora Raiar acelera o processo de criação de micro e pequenas empresas de base tecnológica. Acolhe empresas nascentes de base tecnológica geradas a partir de projetos de pesquisa da PUCRS; Estimula o empreendedorismo da comunidade acadêmica; Abriga empreendimentos embrionários (spin-off) de empresas constituídas no mercado; Favorecer o desenvolvimento de redes de negócios (networking).

Capacitar O Centro de Inovação é resultado da parceria firmada entre PUCRS e a Microsoft. Promove a qualificação de organizações e profissionais por meio de mecanismos que fomentam o uso eficiente e inovador da Tecnologia da Informação em produtos e processos.

O TECNOPUC é um habitat de inovação, uma área física definida convenientemente urbanizada, destinada a empresas intensivas em tecnologia que apresentam a capacidade científica e técnica dos pesquisadores e laboratórios da Universidade. Consolidar

Localização Localizado na área de um antigo quartel; Junto ao Campus Central da PUCRS; Área total de 5,4 hectares; Área construída de 44.000 m².

67 operações (HP, Dell, Tlantic, Microsoft, Stefanini, ...); TECNOPUC em números 67 operações (HP, Dell, Tlantic, Microsoft, Stefanini, ...); 08 instituições (Assespro/RS, Softsul, ABINEE/RS, ...); 05 operações PUCRS; 3400 pessoas envolvidas; 5 Centros de pesquisa da PUCRS Centro de Pesquisa em Física, Centro de Pesquisa em Biologia Molecular e Funcional, Centro de Pesquisa em Energia Solar Fotovoltaica, Centro de Excelência em Pesquisa sobre Armazenamento de Carbono, Laboratório Analítico de Insumos Farmacêuticos Na Raiar são 13 Incubadas em Porto Alegre, 9 Incubadas em Viamão, 2 Associadas, 2 Pré-incubadas e 58 apoiadas Prime;

Expansão Fase I: Fase II: Fase III: Adaptação do terreno pertencente a um antigo quartel junto ao Campus Central - 22.000 m² Fase II: Construção do Portal TECNOPUC - 22.300 m² Inauguração dia 10/12 às 11h Fase III: Campus Viamão – terreno de 15 hectares e área construída de 32.000 m²

Agência de Gestão Tecnológica – AGT atua como facilitadora do processo de interação Universidade – Empresa, estimulando e viabilizando o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação cooperados que aliem as necessidades de mercado com o saber e conhecimento existente na Universidade. Pesquisar

O Escritório de Transferência de Tecnologia – ETT realiza a gestão do patrimônio intelectual da Universidade e promove a transferência dos resultados de pesquisa visando fortalecer e ampliar a inserção da PUCRS na sociedade. Proteger