Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22
Advertisements

Petróleo Pré-sal JN 2:52 15ago08 1set08 6:24
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
PRÉ-MODERNISMO BRASILEIRO ( )
A QUESTÃO DO PETRÓLEO NO BRASIL.
Oswald de Andrade.
Pré-Modernismo Profª. Mara Magaña.
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
Pré-Modernismo.
Pai, começa o começo? Clic para avançar.
OS DIAS SÃO MEUS? “Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia não há nada mais simples. Tem só duas datas – a da minha nascença e a da.
A Belle Époque Tropical
A VAQUINHA.
Progressão automática
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Curso Especial de Formação de Educadores do CEP. SEJAM BEM - VINDOS!!! Jul /2007.
A atividade agrícola e o espaço agrário
Arte Moderna – Brasil Turmas: 181, 182 e 183
Características Gerais:
Quem já me conhece um pouco sabe que eu sou um grande amigo do livro
GEO B AULA 08 GEOECONÔMICA.
Fazer Sociologia 10 Figuras elaboradas por José Portela a partir do texto de A. Giddens (2000), Cap. 1, pp
Nome: Richard Série do integral: 5º ano Professora: Cris
Nome: Rubens Série do integral: 4º ano Professora: Cris
Ferreira Gullar.
PRÉ-MODERNISMO.
Monteiro Lobato Algumas observações.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza.
E.E. Leontino A. Oliveira ALUNOS: Bruna, Caroline, Izadora e Lucas
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
Nome: Thiago Série do integral: 3°ano Professora: Cristiane
CAMINHOS DE UMA ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral? Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral?
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Fim do Mundo. Deus, insatisfeito com a humanidade e seus pecados, decidiu por fim em tudo. Reuniu todos os lideres mundiais para lhes dizer, pessoalmente,
Nome: Bianca Araújo Série do integral: 5º ano Professora: Cristiane
Pré-modernismo no Brasil
Nascido em Guareí SP, atualmente em Alta Floresta MT Autor de vários livros, entre eles “Respingos de Orvalho”, “Réstias de Luz” e outros, compositor.
Eça de queiros.
ANITTA MALFATTI MENOTTI DEL PICCHIA
Nome: Guilherme Série do integral: 5º ano
Tema: sou um poeta.
José Bento Renato Monteiro Lobato
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
Eu sou o poeta.
Semana de Arte Moderna de 22 e Modernismo (Arte Moderna no Brasil)
Nome: Gustavo Radica Série do integral: 3º ano Professora: Cristiane
Nome: Maria Eduarda Série do integral: 3º ano Professora: Cris
GRAÇA ARANHA, AUGUSTO DOS ANJOS E lima barreto
Abapuru Operários. Abapuru Operários Oswald de Andrade (11/01/1890 – 22/10/1954), defende a idéia de valorização das raízes nacionais, que devem.
PRÉ-MODERNISMO.
Nome: KAICK ARAUJO DE LUNA Série do integral: 3º ANO Professora: CRIS
Nome: Letícia de Deus Série do integral: 4º ano Professora: Cristiane
Nome: Lara Série do integral: 4º ano Professora: Cris.
AS DISPUTAS POLÍTICAS PELA DIVISÃO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO:
A Crise de 1929 Contexto histórico:
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Nome: Ana Caroline Série do integral: 3º ano Professora: Cristiane.
Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: Forças de Mercado e Dilemas de Risco e Retorno Título: Macroeconomia 1 Data: 12/10/09 Prof.:
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
Desigualdade e Globalização;
 Prof. Florêncio Caldas.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Ao dar início, deixe os slides sucederem automaticamente, pois a música de fundo, está sincronizada com as imagens.
LITERATURA BRASILEIRA PASSO FUNDO, ABRIL DE 2012.
Transcrição da apresentação:

Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA MONTEIRO LOBATO Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA

Sobre Monteiro Lobato: Nasceu em Taubaté (1882) e morreu em São Paulo (1948) ; Morando em São Paulo, após a venda da fazenda, publicou o artigo PARANOIA OU MISTIFICAÇÃO?, por meio do qual criticou uma exposição de pintura (expressionismo alemão) de Anita Malfatti; Esse artigo gerou grande polêmica entre o autor e o grupo de modernistas já em atividade; Em 1925, fundou a Companhia Editora Nacional e começou a escrever sua obra de literatura infantil; Fundou a COMPANHIA DE PETRÓLEO DO BRASIL e denunciou o monopólio internacional nesse campo; Lobato foi um dos poucos brasileiros que efetivamente se colocaram a serviço da pátria em tempo integral, sem interesse pessoal, numa extrema demonstração de amor e alta cidadania.

Características do autor: Seus ensaios e artigos têm sérias implicações econômicas e históricas; Seus contos apresentam variada gama de temas, mas sempre dentro de uma visão nacionalista; JECA TATU, lídimo representante do caboclo, genuína “raça brasileira” ; Sua literatura infantil tem razão e conteúdo nacionalistas, preocupações didáticas, principalmente quanto à divulgação da cultura pátria para a infância nacional; Defendeu a modernização do Brasil nos moldes capitalistas ; Fez uma crítica fecunda ao Brasil rural e pouco desenvolvido, como no Jeca Tatu (estereótipo do caboclo abandonado pelas autoridades governamentais), do livro URUPÊS;

Cabe lembrar que... ...na quarta edição de Urupês, o autor, no prefácio, pede desculpas ao homem do interior, enfatizando suas doenças e dificuldades.

O PETRÓLEO NO TEMPO DE LOBATO E HOJE Monteiro Lobato amou o Brasil de forma também extraordinária, a ponto de se preocupar com o futuro da pátria em todos os seus momentos e em todas as suas jornadas, tanto que suas ideias, projetos e ações foram sempre direcionados por este objetivo: garantir futuro promissor para o país e dignidade para a parcela pobre da população.

Texto de MONTEIRO LOBATO - 1937 Texto do jornal O GLOBO - 2007 Nove de agosto de 1937. Nessa data jorrou petróleo pela primeira vez no Brasil. A magnífica coluna levantou-se a 40 metros do solo, descreveu uma curva no céu e caiu sob forma de chuva negra. Na maior algazarra, entre palmas e assovios, o país proclamou sua independência econômica. Ensopada de óleo, mas feliz como nunca, a turma do Sítio do Pica-Pau-Amarelo colhia o fruto de muita ousadia e imaginação. Há tempos sabia-se que as reservas mundiais de combustível fóssil iam se esgotar. Mas ninguém tomava qualquer medida. Até que Pedrinho perdeu a paciência: “Estou vendo que se nós aqui no sítio não resolvermos o problema, o Brasil ficará toda a vida sem petróleo. ”O Visconde de Sabugosa concordou, acrescentando que, quando passássemos a vender petróleo, superaríamos a situação lamentável de “milhões de brasileiros descalços, analfabetos, andrajosos – na miséria”. E, animados, com a perspectiva da autossuficiência, já sonhavam em exportar para os norte-americanos, consumidores de borracha e café “made in Brazil”. (...) RIO – O petróleo do pré-sal foi o tema central do pronunciamento que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez à nação, na noite deste domingo, em comemoração ao Dia da Independência. (...) – “Vi com os meus olhos e senti nas minhas mãos, na plataforma P-34 da nossa querida Petrobras, o petróleo que começou a ser produzido no pré-sal. O que assisti ali foi o início de um dos enlaces mais simbólicos da vida deste país: a abertura de uma ponte direta entre riqueza natural e erradicação da pobreza. Iremos transformar uma riqueza perecível, como o petróleo e o gás, em fonte de riqueza perene e inesgotável para o povo brasileiro” – afirmou.

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO PÁGS. 266 e 267