Equilíbrio Eletrostático

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
/ A furia dos Ra os Por Jose Roberto de V. Costa /
Advertisements

A estrutura do átomo Parte 1
A estrutura do átomo Parte 1
Princípios de Eletrostática e Eletrização de Corpos
Propriedades do Potencial Elétrico
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Carga Elétrica e Campo Elétrico
Incidência de raios no Sudeste deve superar média em 2011
ELETROSTÁTICA parte 1.
ELETROSTÁTICA parte 3.
Descargas Atmosféricas (raios)
CAMPO ELÉTRICO Considerando uma carga elétrica Q fixa em uma posição do espaço:    Q   A carga Q modifica de alguma forma a região que a envolve Para medir/sentir.
ELETRICIDADE.
FURACÃO.
IF-UFRGS.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
ELETROSTÁTICA Araguaína
Processos de eletrização
Eletrostática Eletricidade.
Calor e TEMPERATURA.
Trabalho & Conservação de energia
Projeto - Física Prof°: Júnior Turma: 3100.
Condutor em equilíbrio eletrostático
Eletrostática.
ANTARES FÍSICA Prof. Marcos André.
CONDUTOR EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Ondas As perturbações num sistema em equilíbrio que provocam um movimento oscilatório podem propagar-se no espaço à sua volta sendo percebidas noutros.
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Eletrostática IVAN SANTOS.
CHOQUE ELÉTRICO Choque elétrico é o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifestam no organismo, quando este é percorrido por.
TRANSFERÊNCIA DE CALOR AULA 3
Prof. Vasco Vasconcelos
CAMPO ELÉTRICO Professor Andrade.
Eletrostática Eletricidade.
Equilíbrio Eletrostático
Campo Elétrico Prof.: Boto.
Cuidado com Raios.
CAMPO ELÉTRICO Prof. Hans R. Zimermann
O Ciclo da Água Sara Francisca 4ºD.
Projeto A prática das Ciências Exatas e Naturais no viés da formação de futuros Engenheiros FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência.
Amazônia e o aquecimento global
ELETROSTÁTICA.
ATIVIDADES. ATIVIDADES COMO SE FORMAM OS RAIOS?
ELETROSTÁTICA PROFESSOR : MARCELO ALANO.
Eletricidade Aula 2.
Processos de eletrização
CAP-22: CAMPO ELÉTRICO Lista de exercicios: 1E, 2E, 3E, 4E, 5E, 6E, 14E, 17E, 25P, 39P,
SPDA-Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (Pára-Raios) Eng. de Segurança - Normando V. B. Alves Diretor Técnico da termotécnica Pára-Raios.
Universidade de São Paulo Instituto de Física
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Raios Descargas Elétricas.
DIFERENÇAS DE POTENCIAL NUM CAMPO ELÉCTRICO UNIFORME
Eletricidade 1. Eletrostática.
Eletrostática Campo Elétrico Professor Sandro Dias Martins.
Raios e Trovões!.
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
ONDAS.
Potencial Elétrico FÍSICA
Condutores Esféricos e Pontiagudos
ELETROSTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
Escola do Viso CEF IOSI Bruno Soares.
Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Prof. André Pires.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sondagem: Inserir uma imagem para fazer os conhecimentos prévios dos alunos. (questionamentos). Problematização: Quais são os riscos.
Eletrostática Professor Simone Carmo da Silva.  Potencial elétrico:  Agora, quando as dimensões do corpo não puderem ser desprezadas, temos duas situações.
CONDUTORES EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO Vamos estudar o campo elétrico e o potencial elétrico de uma distribuição de cargas em um condutor em equilíbrio.
1. Os passarinhos, mesmo pousando sobre fios condutores desencapados de alta tensão, não estão sujeitos a choques elétricos que possam causar-lhes algum.
Processos de eletrização
Ciências da Natureza e suas
Transcrição da apresentação:

Equilíbrio Eletrostático

Como se formam os raios As nuvens de tempestade têm altura entre 2 e 18 km, apresentando temperaturas internas muito diferentes. Na parte inferior, a temperatura é próxima à do ambiente (em média 20 °C), enquanto que na parte mais alta pode atingir ─ 50 oC.

Uma das causas da eletrização seria o atrito entre as partículas de água e gelo.

Distribuição de cargas no solo e nas nuvens.

Ocorre um raio quando a diferença de potencial entre a nuvem e a superfície da Terra ou entre duas nuvens é suficiente para ionizar o ar: os átomos do ar perdem alguns de seus elétrons e tem início uma corrente elétrica (descarga).

O trovão é uma onda sonora provocada pelo aquecimento do canal principal durante a subida da Descarga de Retorno. Ele atinge temperaturas entre 20 e 30 mil graus Celsius em apenas 10 microssegundos (0,00001 segundos). O ar aquecido se expande e gera duas ondas: a primeira é uma violenta onda de choque supersônica, com velocidade várias vezes maior que a velocidade do som no ar e que nas proximidades do local da queda é um som inaudível para o ouvido humano; a segunda é uma onda sonora de grande intensidade a distâncias maiores. Essa constitui o trovão audível.

A descarga elétrica aquece o ar, provocando uma expansão que se propaga em forma de uma onda sonora, originando o trovão.

Cerca de 70% dos raios ocorrem dentro da nuvem ou entre nuvens.

Fatos sobre os raios A energia total numa grande tempestade elétrica é superior à de uma bomba atômica.

Fatos sobre os raios O Brasil é o país mais atingido por raios no mundo, sendo o sul de Mato Grosso do Sul a região brasileira de maior incidência. Lá ocorrem anualmente, cerca de 20 raios por quilômetro quadrado.

Fatos sobre os raios Cerca de 100 brasileiros morrem por ano vítimas de raios, o que corresponde a 10% dessas mortes no mundo.

Locais perigosos e seguros para uma pessoa permanecer durante uma tempestade.

Distribuição por ambientes de maior risco de acidentes.

Você está de carro em uma tempestade, de repente o carro é atingido por um raio, o que acontece?

Assustado com tudo isso, você estaciona o carro e corre para debaixo de uma árvore. (vídeo)

Distribuição de cargas elétricas num condutor em equilíbrio eletrostático O vetor campo elétrico é perpendicular à superfície. O campo elétrico no interior do condutor eletrizado é nulo.

O poder das pontas

Blindagem eletrostática

Densidade elétrica superficial

Lenda: Se não está chovendo não caem raios. Verdade: Os raios podem chegar ao solo a até 15 km de distância do local da chuva. Lenda: Sapatos com sola de borracha ou os pneus do automóvel evitam que uma pessoa seja atingida por um raio. Verdade: Solas de borracha ou pneus não protegem contra os raios. No entanto, a carroceria metálica do carro dá uma boa proteção a quem está em seu interior; sem tocar em partes metálicas. Mesmo que um raio atinja o carro é sempre mais seguro dentro do que fora dele. Lenda: As pessoas ficam carregadas de eletricidade quando são atingidas por um raio e não devem ser tocadas. Verdade: As vítimas de raios não "dão choque" e precisam de urgente socorro médico, especialmente reanimação cardiorrespiratória. Lenda: Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Verdade: Não importa qual seja o local ele pode ser atingido repetidas vezes, durante uma tempestade. Isto acontece até com pessoas.

Você já ouviu falar que se devem guardar tesouras e facas na gaveta ou cobrir espelhos em caso de tempestade? Muitas crendices foram criadas pela falta de conhecimento sobre as manifestações elétricas naturais. Guardar tesouras e facas ou cobrir espelhos não protege ninguém quando ocorre a queda de um raio.

Como se formam os raios As nuvens de tempestade têm altura entre 1,5 e 15 km, apresentando temperaturas internas muito diferentes. Na parte inferior, a temperatura é próxima à do ambiente (em média 20 oC), enquanto que na parte mais alta pode atingir - 50 oC. Este enorme gradiente de temperaturas gera ventos muito intensos no interior das nuvens que, por sua vez, provocam a separação de cargas elétricas devido ao atrito com as partículas de gelo existentes no topo. Assim, a parte inferior das nuvens contém excesso de cargas negativas, enquanto a parte superior, positivas.

Obrigada 3V1 e 3V2 ADORO VOCÊS!