CENTRO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ (CEAL) BRUNO ROCHA/FRANCISCO CHAVES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Senhor, teu Deus, suscitará no meio de vós, dentre os teus irmãos,
Advertisements

“Quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo”
A INFÂNCIA DE JESUS.
Domingo V da Quaresma 29 de Março de 2009
18 de Janeiro de 2009 Domingo II do Tempo Comum Domingo II do Tempo Comum Música do século XIV.
no Evangelho de S. Marcos
ADÃO PECOU, DEVERIA MORRER, MAS VIVEU.
MARCOS
MARCOS
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
JESUS NA GLÓRIA DO PAI DANIEL 10:5, 6
Elias no Monte da Transfiguração
e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus!”
Conhecer o personagem central de um livro o faz mais agradável. O mesmo ocorre com o Apocalipse A palavra “Apocalipse” significa: Revelar Descobrir.
Impedimento às bênçãos de Deus para uma família


O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
PRECISO DE UMA IGREJA?. PRECISO DE UMA IGREJA?
IGREJA.
Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres.
Ritos da Igreja.
HOMEM QUE NASCEU QUATRO VEZES
Alcançando As Promessas
Jesus cura um leproso.
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
TOQUE DE JESUS.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
Monte da Transfiguração…
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
Sábado o Selo de Deus 4 Jesus e o Sábado Peter P. Goldschmidt
Seja.
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
Consolidação: Uma Responsabilidade da Igreja Local
Restaurados por Cristo - Nicodemos
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
JONAS: DE COSTAS Jonas JONAS: DE COSTAS Jonas

Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
2 Reis 5: Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera.
A Fé que transforma sua vida
A IGREJA EM ANTIOQUIA.

A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
RESUMO DA LIÇÃO ANTERIOR
“O milagre do maná, o suprimento divino” Lição de outubro de 2014.
Catequese 2.
11 Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também.
Mateus 4 6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado,
Conhecer a Jesus Cristo
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ESPIRITISMO.
Dia 6 de janeiro,de 2006 realizou-se a comemoração do Dia de Reis e em Ana Rech - Caxias do Sul, com a encenação inédita da Cerimônia de Reis. Cem figurantes.
CURSO BÍBLICO.
Simplesmente Igreja.
No Apocalipse temos a Revelação de que a igreja de Deus tem o testemunho de Jesus, que é o espírito da profecia. Também há referências no Apocalipse.
UM MUNDO NOVO AO SEU ALCANCE!
VIVO ESTÁ.
A Glória do Verdadeiro Deus
Jesus cura um mudo Lucas 11:
Uma espiritualidade centrada em Jesus Cristo
“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua,
Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais ( milagres ) que não estão escritos neste livro. João 20:30.
Afirmações Difíceis de Jesus: Para quem veio Jesus ? “Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu” Dn 2:19.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Transcrição da apresentação:

CENTRO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ (CEAL) BRUNO ROCHA/FRANCISCO CHAVES   CENTRO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ (CEAL) A MEDIUNIDADE NO ANTIGO E NO NOVO TESTAMENTO BRUNO ROCHA/FRANCISCO CHAVES Brasília, Setembro de 2008

A MEDIUNIDADE NO ANTIGO E NO NOVO TESTAMENTO ??

A MEDIUNIDADE NO ANTIGO E NO NOVO TESTAMENTO OBJETIVOS

A MEDIUNIDADE NO ANTIGO E NO NOVO TESTAMENTO Pré-requisitos

JESUS: MODELO DE EXERCÍCIO DA MEDIUNIDADE   JESUS: MODELO DE EXERCÍCIO DA MEDIUNIDADE

1. O que é mediunidade? Alguns conceitos populares: “Ponte” entre o mundo físico e o mundo extra-físico; “Ferramenta” para o exercício da caridade; “Instrumento” para o crescimento moral; “Faculdade” fisiológica que permite o exercício de atividades “paranormais”.

1. O que é mediunidade? “A mediunidade não é uma arte, nem um talento pessoal, pelo que não pode tornar-se uma profissão. Ela não existe sem o concurso dos Espíritos; faltando estes, já não há mediunidade”. (O Evangelho Segundo o Espiritismo”- pág. 311, FEB, 48ª edição).

1. O que é mediunidade? “Mediunidade é talento do céu para serviço de renovação do mundo. É lâmpada que nos cabe acender, aproveitando o óleo da humildade e o combustível da boa vontade; é indispensável nutrir com ela a sublime lua do amor fraterno, a irradiar-se em caridade e compreensão para com todos os que nos cercam”. (Emmanuel)

2. Breve Histórico da Mediunidade A relação entre os mundos material e espiritual tem sido registrada em todas as épocas da humanidade. Exemplos: Código dos Vedas Epopéia de Gilgamesh Códices babilônicos Livros Sagrados Pré-Colombianos Livros Sagrados Egípcios

2.1. A Mediunidade no Hinduismo Código dos Vedas (o mais antigo código religioso que se tem notícia): "Os espíritos dos antepassados, no estado invisível, acompanham certos brâmanes, convidados para cerimônia em comemoração dos mortos, sob uma forma aérea; seguem-nos e tomam lugar ao seu lado quando eles se assentam.” Faquires: fenômenos mediúnicos, tais como a levitação, o estado sonambúlico até o nível de êxtase, a insensibilidade hipnótica à dor, dentre outros.

2.2. A Mediunidade no Antigo Egito Os magos dos faraós evocavam os mortos e muitos comercializavam os dons de comunicabilidade com os mundos invisíveis para proveito próprio ou dos seus clientes, fato esse comprovado pela proibição de Moisés aos hebreus: "Que entre nós ninguém use de sortilégio e de encantamentos, nem interrogue os mortos para saber a verdade." (Deuteronômio)

2.2. A Mediunidade no Antigo Egito As faculdades mediúnicas no Egito foram desenvolvidas e praticadas no silêncio dos templos sagrados, sob o mais profundo mistério e rigorosamente vedadas à população leiga. Conheciam o magnetismo, o sonambulismo, curavam pelo sono provocado, praticavam largamente a sugestão, usavam a clarividência com fins terapêuticos e eram célebres pelas práticas de curas hipnóticas.

2.3. A Mediunidade na Grécia Antiga e os Oráculos Gregos e Romanos Na Grécia, a crença nas evocações era geral. Todos os templos possuíam as chamadas "pitonisas", encarregadas de proferir oráculos evocando os deuses. Adivinhação: no mundo greco-romano, um dos meios mais difundidos foram os oráculos, que eram as respostas dadas pelos deuses a perguntas formuladas, de acordo com determinados rituais executados por uma pessoa que atuava como médium ou pitonisa.

2.3. A Mediunidade na Grécia Antiga e os Oráculos Gregos e Romanos Os oráculos eram núcleos de intercâmbio medianímico onde trabalhavam sibilas, pítons e pitonisas. Os romanos também tiveram os seus oráculos, chamados arúspices, que interpretavam as disposições dos deuses pelo exame das vísceras de animais sacrificados ou pelos fenômenos da natureza, como raios, trovões e eclipses. A expansão do cristianismo pôs fim à atividade dos oráculos.

Síntese do conteúdo Programático

3. Fenômenos Mediúnicos observados no Antigo Testamento Voz direta: Êxodo, 20:18: "Todo o povo, porém, ouvia as vozes e via os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando: e amedrontado e abalado com o pavor parou longe.” Materialização: O contato de Jacob com um Espírito só poderia realizar-se, na condição do relato bíblico, se o Espírito se encontrasse materializado (Gen. 32:25-32).

3. Fenômenos Mediúnicos observados no Antigo Testamento Transporte ou Materialização: O profeta Elias alimentou-se, graças a um anjo que lhe depositava, ao lado, pão cozido debaixo de cinza (Reis III, 19:5,6). Contudo, o caso mais significativo de materialização foi de Moisés, que, mediante este fenômeno, recebeu do alto a Tábua dos Dez Mandamentos, manifestação de uma vontade superior visando o despertar moral dos povos.

3. Fenômenos Mediúnicos observados no Antigo Testamento Levitação: Em Ezequiel, 3:14: “Também o Espírito me levantou e me levou consigo; e eu me fui cheio de amargura, na indignação do meu Espírito; porém a mão do Senhor estava comigo, confortando-me.” Mediunidade auditiva: Moisés, no monte Sinai, ouve a voz dos Espíritos, julgando ser a do próprio Deus. (Êxodo, 19:29,20).

3. Fenômenos Mediúnicos observados no Antigo Testamento Transe: No capítulo 15:12 e 13, Gênese: "Ao pôr do sol, vem um profundo sono sobre Abraão, e um horror grande e tenebroso o acometeu, e lhe foi dito: saiba desde agora que tua posteridade será peregrina numa terra estrangeira, e será reduzida à escravidão, e aflita por quatrocentos anos.“ Daniel também cai em transe e tem visão (Daniel 8:18).

3. Fenômenos Mediúnicos observados no Antigo Testamento Vidência: Daniel (10:5) afirma: "Levantei os olhos e olhei, vi um homem vestido de linho, o seu rosto como um relâmpago. Só eu, Daniel, tive aquela visão; os homens que estavam comigo nada viram, não obstante, caiu sobre eles grande temor, fugiram e se esconderam, contudo ouvi a voz das suas palavras, e ouvindo-a, caí sem sentido, com o rosto em terra".

4. Fenômenos Mediúnicos observados no Novo Testamento “Os fatos narrados no Evangelho e que foram até aqui considerados como miraculosos, pertencem, na maioria, à ordem dos fenômenos psíquicos, quer dizer, daqueles que têm por causa primeira as faculdades e os atributos da alma.” (A Gênese, pág. 269, IDE, 14ª ed.)

4. Fenômenos Mediúnicos observados no Novo Testamento Sonhos mediúnicos: “José foi advertido por um anjo, que lhe apareceu em sonho, e lhe disse para fugir para o Egito com o Menino.” Mateus (2:19-23)

5. Fenômenos Mediúnicos observados no Novo Testamento Dupla Vista: “Quando cessou de falar, disse a Simão: Avançai em plena água e lançai as vossas redes para pescar. – Simão lhe respondeu: Mestre, trabalhamos toda a noite sem nada pegar, mas, apesar disso, sobre a vossa palavra eu lançarei a rede. – E, tendo, pois, lançado, pegaram tão grande quantidade de peixes, que a sua rede se rompeu.” Lucas (5:1-7)

4. Fenômenos Mediúnicos observados no Novo Testamento Curas: “E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.” Mateus (8:1-4)

5. Fenômenos Mediúnicos observados no Novo Testamento Curas e Desobsessões: “E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos. Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.” Mateus (8:16-17)

4. Fenômenos Mediúnicos observados no Novo Testamento Curas e Desobsessões: “E, ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava. E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo.” Lucas (4:40-41)

4. Fenômenos Mediúnicos observados no Novo Testamento Jesus caminha sobre as águas: “Pedro lhe respondeu: Senhor, se sois vós, mandai que eu vá a vós caminhando sobre as águas. Jesus lhe disse: Vinde. E Pedro, descendo do barco, caminhava sobre as águas para ir até Jesus.” Mateus (14:22-33)

OBRIGADO!

6. Referências Principais A Bíblia de Jerusalém; A Reencarnação (Gabriel Delane); O Fenômeno Espírita (Gabriel Delane); Mecanismos da Mediunidade (Francisco Cândido Xavier e André Luiz); Pelos Caminhos de Jesus (Divaldo Franco); Revista Cristã de Espiritismo nº 12, páginas 20-24;

6. Referências Principais O Evangelho Segundo o Espiritismo (Allan Kardec); O Livro dos Espíritos (Allan Kardec); O Livro dos Médiuns (Allan Kardec); A Gênese – Os Milagres e Predições segundo o Espiritismo (Allan Kardec).