A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elias no Monte da Transfiguração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elias no Monte da Transfiguração"— Transcrição da apresentação:

1 Elias no Monte da Transfiguração
Elias e Eliseu Um Ministério de Poder Para Toda a Igreja 1. Trimestre de 2013 Lição 9 – 03/03/2013 Ev. Sérgio Lenz Fone (48) Skype: sergio.lenz1

2 Texto áureo “E [jesus] transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram moisés e elias, falando com ele” (Mateus 17:2,3) VERDADE PRÁTICA O aparecimento de Moisés e Elias no Monte da Transfiguração é um testemunho de que a Lei e os Profetas cumprem-se em Cristo, o Messias prometido.

3 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
FONTE: NVI LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Mateus 17:1-8 1 Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte. 2 Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz. 3 Naquele mesmo momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4 Então Pedro disse a Jesus: “Senhor, é bom estarmos aqui. Se quiseres, farei três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias”. 5 Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no!” 6 Ouvindo isso, os discípulos prostraram-se com o rosto em terra e ficaram aterrorizados. 7 Mas Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantem-se! Não tenham medo!” 8 E erguendo eles os olhos, não viram mais ninguém a não ser Jesus.

4 introdução Nem Moisés, nem Elias. Nem Sinai, nem Horebe.
Nem Torá, nem tradição. No episódio da transfiguração, o centro da revelação divina passa a ser Cristo. E a revelação divina dar-se-ia não mais por escribas, mas por gente simples chamada pela graça de Deus…

5 I – ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO
A Transfiguração de Jesus é um episódio do Novo Testamento no qual Jesus é transfigurado (ou "metamorfoseado") e se torna "radiante" no alto de uma montanha. Os evangelhos sinóticos (M 17:1-9, Mc 9:2-8 e Lc 9:28-36) e uma epístola (II Pe 1:16-18) fazem referência ao evento. Nestes relatos, Jesus e três de seus apóstolos vão para uma montanha (conhecida como Monte da Transfiguração). Lá, Jesus começa a brilhar e os profetas Moisés e Elias aparecem ao seu lado, conversando com ele. Jesus é então chamado de "Filho" por uma voz no céu - presumivelmente Deus Pai - como já ocorrera antes no seu batismo. Extraído de: Acesso em 26/02/2013

6 1.2 – Glória divina. A Transfiguração é um dos milagres de Jesus nos evangelhos, diferente dos demais pois, neste caso, o objeto do milagre é o próprio Jesus.. Tomás de Aquino considerava a Transfiguração como o "maior dos milagres", uma vez que ele complementou o batismo e mostrou a perfeição da vida no céu.

7 Ii – elias, o messias e a restauração
2.1 – Tipologia.

8 Não! João batista fez o que elias fez: clamou por arrependimento!
2.2 – Escatologia. Não! João batista fez o que elias fez: clamou por arrependimento!

9 III – ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO
3.1 – O Messias esperado. Jesus não se encaixava no perfil de Messias guerreiro tão esperado… Cuidemos para que a nossa pregação não decepcione por má interpretação aqueles que nos ouvirão…

10 3.2 – O Messias rejeitado.

11 Iv – elias, o messias e a exaltação
4.1 – Humilhação.

12 4.2 – Exaltação. …uma coisa é ouvir falar, outra é ver, ouvir e provar pessoalmente… essa experiência falta para a maioria dos cristãos!

13 Ambos – a Lei e os Profetas testificam:
CONCLUSÃO Ambos – a Lei e os Profetas testificam:


Carregar ppt "Elias no Monte da Transfiguração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google