O Chile no século XX.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Círculo de Estudos Libertários de Florianópolis
Advertisements

OUTROS MOVIMENTOS EM DESTAQUE
A Rússia e a CEI 1 - Área: 17,1 milhões de Km2 2 - Limites Geográficos
O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO
ERA VARGAS ( ).
Revolução de 1930 Clique para adicionar texto 25/03/2017.
A República Velha Brasileira ( )
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização.
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
O governo João Goulart Prof. Ms. Wladmir Coelho
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Revolução Mexicana.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
Brasil no século XX: o desafio da educação
“Capitalismo Selvagem”
Prof. José Victor GayLussac
INTERVENÇÕES ESTADUNIDENSES NA AMÉRICA LATINA
Governos JK, Jânio Quadros e Jango
A ERA VARGAS (1930 – 1945) PROF. RICARDO SCHMITZ.
Chile.
Descolonização Afro-Asiática
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
A Globalização e as desigualdades regionais
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
A primeira Revolução Industrial
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A HISTÓRIA DO SÉCULO XX E A ECONOMIA POLÍTICA
O Cone Sul Bacia da Platina: Estruturada pelos rios Paraná, Uruguai e Paraguai. Drena regiões de planícies fluviais e baixos planaltos (brasileiro,Patagônia.
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Prof. Ruy Sérgio Incerti Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Aula Multimídia.
Revolução Industrial Slide já disponível em
DIREITO ECONÔMICO Douglerson Santos. Histórico do Direito Econômico O que levou à Crise de 1929? O que levou.
Venezuela – Evolução Econômica e Política
Revisão.
AMÉRICA CONTEMPORÂNEA
Segundo Reinado (1840 – 1889).
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
AMÉRICA CENTRAL E ANTILHAS
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
DITADURA MILITAR 1964 / 1985 – 50 ANOS
o interregno democrático e o golpe de 1964
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Era Vargas História 9º’s.
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
Nova Ordem Mundial Thiago Rocha.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A DITADURA NO BRASIL (1964 – 1985) 31/03/1964: Deposição de João Goulart: Golpe x Revolução? Golpe civil-militar! Repressões começam no dia 02 de.
HISTÓRIA DO SINDICALISMO
Independência da América Espanhola Prof. Alan
Prof. Bruno. Características gerais Economia baseada na exploração de recursos naturais: mineração e agroexportação. Economia baseada na exploração.
Prof. Luiz Felipe. Contexto da Rússia no inicio do século XX: Sociedade submetida a um Estado despótico (poder na mão do Czar com o apoio da Aristocracia);
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
Rússia e Europa Oriental
Geografia Rede SESI de Educação.
Brasil: fim da República Oligárquica Professora Vanessa Martins.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Trotsky e o período tardio da revolução mexicana.
República Populista ( ) 1. O Conceito de Populismo O populismo é um regime político e também pode ser visto como uma ideologia que caracterizou.
O Chile no século XX.
Transcrição da apresentação:

O Chile no século XX

Atividades Econômicas após a Independência de 1818: Trigo e gado no sul Mineração de salitre, cobre, ferro e carvão. Surgimento de uma oligarquia exportadora dependente do capital internacional sobretudo inglês. Destaque para a Guerra com o Peru e a Bolívia (1879 / 1883) na disputa pelas minas ao norte.

Guerra do Pacífico.

Atividades Econômicas após a Independência de 1818: A utilização do salitre como fertilizante e, ainda, como matéria-prima para a produção industrial de ácidos é objeto mais recente. Entretanto, sua importância na fabricação de materiais explosivos é sobejamente conhecida desde muito tempo e mereceu o cuidado dos governos preocupados, em maior ou menor extensão, com a defesa de seus domínios. Trata-se , por um lado, da obtenção de umas das matérias-primas básicas para a produção da pólvora e, por outro, da fabricação da pólvora propriamente dita e do aperfeiçoamento de sua eficiência destrutiva.

Após a 1ª Guerra Mundial: Aumento da importância do cobre na economia nacional; Aumento da urbanização: Santiago e Valparaíso. Crescimento do setor de serviços urbanos Consolidação de uma República Presidencialista após 1925. A crise de 1929 e sua recessão aumenta o significado do movimento operário urbano e o surgimento de partidos mais a esquerda.

Após a 2ª Guerra Mundial Maior vinculação com os EUA Aumento da importância do Cobre na economia nacional Consolidação de uma classe média urbana derivada das atividades mineradoras: Cobre, petróleo, salitre , ferro e da indústria química.

Forças políticas na 2ª ½ do século XX Democracia Cristã Liberais urbanos Oligarquias agrárias Empresários Setores da igreja Tais grupos governaram o Chile com uma proposta reformista e não revolucionária. (“revolução sem sangue”). Frente de Ação Popular Operários urbanos Sindicatos do setor mineral Intelectuais socialistas e comunistas ligados a igreja e / ou as universidades,sobretudo a católica. PUC de Santiago.

Eleições de 1964: Vitória da Democracia Cristã, Eduardo Frei Implementação de um Programa Nacional Desenvolvimentista de abertura do país ao capital externo, sobretudo EUA. Nacionalização de empresas comerciais Criação de empresas estatais mistas no setor mineiro – autarquias. entidade de direito público, com autonomia econômica, técnica e administrativa, embora fiscalizada e tutelada pelo Estado, o qual eventualmente lhe fornece recursos, e constitui órgão auxiliar de seus serviços .

As Eleições de 1970: cisão na direita Democracia Cristã: Radormiro Tomic Conservador: Jorge Alessandrini Ex-presidente 1958/64 que já havia derrotado Allende. Unidade Popular: 4ª Candidatura do socialista Salvador Allende.

Vitória da Unidade Popular. O socialista Salvador Allende Nacionalização da economia: Cobre e Bancos. Reforma Constitucional de 1971 Reforma Agrária: 80 hectares Estatização da telefonia,ferrovias, eletricidade, petróleo e açúcar.

Vitória da Unidade Popular. O socialista Salvador Allende Em 1972, início dos limites do Executivo Lockout (1) dos empresários de transportes Divisão entre os militares que apoiam o governo. 11 de setembro de 1973. (1) Paralisação de setor ou unidade produtiva determinada pelos proprietários, como instrumento de pressão.

O Chile da Ditadura 1973 / 1998. Desestatização da Economia 1ª programa neo liberal do mundo ocidental Experiência bem sucedida de como devolver ao capital privado internacional, o que era de um estado. Experiência levada para Inglaterra e EUA nos anos 80. Diminuição do Estado, aumento da atividade privada em todos os setores. (vide arquivo NeoLiberalismo)

O Chile da Ditadura 1973 / 1988 ou 1990? A violência da ditadura. Morte de 3 mil opositores do regime e tortura de quase 30 mil. Centenas de milhares de chilenos foram obrigados a exilar-se. Paralelamente, o general promoveu reformas econômicas, cujo sucesso inicial levou a se falar num "milagre econômico chileno".

O Chile após 1988. 1990 / 1993 Patrice Aywin. 1993 / 1997 Eduardo Frei 1998 / 2005 Ricardo Lagos 2006 /2010 Michele Bachelet 2010 / 2014 Sebastián Piñera