Eventos, Variáveis de Sessão e Aplicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IIS - Internet Information Services
Advertisements

Área de Desenvolvimento de Sistemas
Objetos Implícitos Contextuais
Novos serviços da ASP.Net 2.0
Tipos de Sites Web gerados pelo VS2005
Criar uma Aplicação Web em ASP.NET v Tipos de Sites Web gerados pelo VS2005 File-system Web sites Ficheiros armazenados num directório local É utilizado.
Personalização Objecto Profile. 1 O objecto Profile O objecto Profile permite armazenar informação única de um utilizador. Quando o utilizador visita.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Introdução ao ASP.NET 2º Semestre 2009 > PUCPR > Tecnologia de Programação 2 Bruno C. de Paula.
BD em.NET: Passo a passo conexão com SQL Server 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Aula.
Banco de Dados Oracle AESO.
Tecnologia para Web Cookies
Tecnologia para Web JavaScript
Tecnologia para Web Controles de Validação
Instrutor: Nilo Menezes
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
Módulo 4: Gerenciando o acesso aos recursos
Emitindo seu Certificado Digital
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Servidor HTTP (Apache)
Desenvolvimento de Projetos e Aplicações Web
JAVA: Conceitos Iniciais
LP II Autenticação em ASP.NET
Rodrigo Cristiano Silva
Administração de Sistema Operacional de Rede WindowsServer-2003 WindowsServer-2003 Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
Introdução ao Desenvolvimento Web
Capítulo 2 Java Servlets.
Framework gpnet.
Gerenciamento de Configuração
Tecnologia para Web Tratamento de Exceções
Rodrigo Cristiano Silva
Flog Anywhere Rubens Lins Saulo Chalegre Thiago Jamir.
Tecnologia para Web Enrique Pimentel
1ª Aula de Html Íria Albuquerque.
Tarefa 02 Visual Studio 2005 Visual C# Programa Hello World.
Linguagem de Programação JAVA
Instalação  A tela abaixo é a primeira a aparecer durante a instalação do Caché 5. O diretório selecionado será usado para salvar alguns arquivos usados.
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Visite nosso site.
ASP (Active Server Pages)
Adriano Melo Introdução ao ASP.NET Adriano Melo
Treinamento Framework PRADO Abril / Sobre o PRADO Estrutura de diretórios do PRADO Configuração da Aplicação Padrões utilizados na Conab Boas práticas.
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
Arquitetura das JSP - Aula 2
JSP JavaServer Pages Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Dezembro/2005.
IIS Web Server.
Controle de Acesso Kerberos
Bruno Inojosa MCP.NET Framework.NET com C#. Aula V  Tópicos abordados:  Desenvolvendo para internet (Parte III) Gerenciamento de Estados User Controls.
Aula 4 Prof. Naércio Filho Técnico em Informática
Prof.°: João Henrique Disciplina: SOR II
Introdução ao ASP.Net 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Treinamento e entrega do projeto
Fundamentos da Linguagem C#
ASP.NET Conteúdo Introdução
.NET com C#.  Conceitos e Características  Vantagens do SOAP  Descrição do WebService  Gerenciamento de Estados  UDDI  Novidades do Framework 2.0.
Encontrar e entrar em uma sala de chat Use a pesquisa do Lync para encontrar salas às quais você tenha acesso. Referência Rápida do Lync 2013 Chat Persistente.
Treinamento PHP Módulo 1 PHP Básico Waelson Negreiros waelson.com.br “Está conosco o Senhor dos Exércitos”
José Francisco PHP & MySQL. Os slides originais são parte do material de cursos anteriores do curso de PHP, ministrados por Sérgio Clemente.
Academia de Ensino Superior - Prof. André Morais Desenvolvimento de Aplicações Web na plataforma Microsoft Programando eventos.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Conceitos Programação Web.
Aula 5 – Formulários GET – POST - REQUEST
Universidade Federal de Sergipe Departamento de Sistemas de Informação Bruno Cruz Jessica Rodrigo Aragão – ASP.NET MVC 3.
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Aula 11 Orientação a Objeto (OO)
Segurança de Rede Prof. Sales Filho Infra-estrutura de chaves públicas.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Transcrição da apresentação:

Eventos, Variáveis de Sessão e Aplicação Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira enrique.leite@aes.edu.br

Aplicações Web Uma aplicação Web pode ser considerada qualquer aplicação que esteja sendo executada no servidor Web Além das variáveis locais e globais (de cada classe) as aplicações Web pode utilizar dois tipos de variáveis para manter os dados: variáveis de sessão: válidas enquanto durar a sessão de um usuário variáveis de aplicação: válidas enquanto durar a aplicação Web.

Aplicações Web O protocolo HTTP é um protocolo sem estado, ou seja, cada requisição é tratada independentemente. Para controlar quando uma sessão começa o ASP .NET associa de forma automática um objeto Session para a sessão e define também um tempo máximo para a sessão (Timeout). Se o tempo for excedido sem qualquer requisição a sessão é encerrada.

Arquivos de Configurações Existem dois arquivos que são usados em ASP.NET para configurar a aplicação Web: web.config e global.asax.

web.config O arquivo web.config é um arquivo de configurações para aplicações Web no formato XML. Assim como o global.asax não é obrigatório para que a aplicação Web funcione. Caso não exista, o ASP.NET utiliza um arquivo chamado machine.config como padrão. Geralmente o arquivo web.config é colocado na raiz da aplicação junto com o arquivo global.asax. Vale ressaltar que é possível criar configurações específicas para diferentes diretórios, sendo assim, uma aplicação pode ter mais de uma web.config

web.config - Configurações Seção Descrição <appSettings> Utilizada para armazenar suas próprias configurações personalizadas de Aplicativo. <authentication> Configura como o ASP.NET autentica seus usuários. <authorization> Configura a autorização de recursos no ASP.NET. <connectionStrings> Responsável por controlar as configurações do componente de capacidades do navegador. <compilation> Responsável por todas as configurações de compilação. <customErrors> Indica como exibir erros no navegador. <globalization> Responsável por configurar as opções de globalização. <httpHandlers> Responsável pelo mapeamento de URLs de entrada em classes IHttpHandler. <httpModules> Responsável por configurar Módulos de HTTP dentro de um aplicativo. <identity> Controla como o ASP.NET acessa seus recursos. <location> Controla como as configurações se aplicam a um diretório. <pages> Controla configurações de páginas. <processModel> Configura as configurações de modelo de processo do ASP.NET em Sistemas de Servidor da Web do IIS. <sessionState> Configura o Estado de Sessão. <trace> Configura o Trace (Rastreamento). <webServices> Controla as configurações dos Serviços da Web.

Armazenando configurações no web.config Existem duas formas de criar uma chave no web config A primeira é através da edição do próprio web.config A segunda é através da aplicação ASP.NET Configuration, acessível através do menu Website. Essa aplicação permite criar várias configurações para o website, entre elas Application Configuration, onde é possível gerenciar as chaves existentes no web.config.

Acessando as configurações Para acessar as configurações via programação, são necessários: Incluir o namespace System.Web.Configuration Acessar a propriedade AppSettings da classe estática WebConfigurationManager

global.asax O arquivo global.asax é uma arquivo (classe) opcional utilizado na configuração de uma aplicação Web. Este arquivo deve estar presente no diretório raiz da aplicação Web. Funciona de maneira semelhante as páginas *.aspx. É utilizado para sincronizar qualquer evento exposto pela classe HttpApplication.

global.asax - Eventos Evento Descrição AcquireRequestState Acionado quando o Aplicativo obtém o cache para a solicitação. AuthenticateRequest Acionado quando o Aplicativo tenta autenticar a solicitação de HTTP. AuthorizeRequest Acionado quando o Aplicativo tenta autorizar a solicitação de HTTP. BeginRequest Acionado quando a solicitação de HTTP é iniciada. EndRequest Acionado quando a solicitação de HTTP é concluída. Error Acionado quando surge um erro. PostRequestHandlerExecute Acionado imediatamente depois do handler de HTTP processar a solicitação. PreRequestHandlerExecute Acionado imediatamente antes do handler de HTTP processar a solicitação. PreSenderRequestContent Se a solicitação tiver conteúdo adicional (QueryString, Variáveis de Formulário, etc.), esse evento é acionado imediatamente antes daquele conteúdo ser recebido. PreSenderRequestHeaders Acionado imediatamente antes de os cabeçalhos de solicitação serem recebidos. ReleaseRequestState Acionado quando o Aplicativo libera o estado de sessão para a solicitação. ResolveRequestCache Acionado quando o Aplicativo determina o cache para a solicitação. UpdateRequestCache Acionado quando o Aplicativo autaliza e libera o cache para a solicitação.

global.asax - Eventos A ordem de execução dos Eventos do arquivo global.asax: 1.  Application_Start 2.  Application_BeginRequest 3.  Application_AuthenticateRequest 4.  Application_AuthorizeRequest 5.  Application_ResolveRequestCache 6.  Session_Start 7.  Application_AcquireRequestState 8.  Application_PreRequestHandlerExecute 9.  Page_Load (arquivo *.aspx) ou qualquer outra saída de página 10. Application_PostRequestHandlerExecute 11. Application_ReleaseRequestState 12. Application_UpdateRequestCache 13. Application_EndRequest 14. Application_PreSendRequestHeaders

Variáveis de Sessão O objeto Session foi criado para armazenar propriedades (valores) ligados a cada visitante, individualmente. Uma variável Session é criada quando o visitante entra no site (cada visitante tem uma session e cada session recebe um ID), e é destruída quando o visitante sai do site (seja por logoff explícito ou por TimeOut).

Variáveis de Sessão Para criar uma variável de sessão utiliza-se: Session[“Nome”] = valor; Para remover uma variável de sessão: Session.Remove(“Nome”);

Variáveis de Aplicação O objeto Application entre outras finalidades, pode armazenar informações referente a todos os usuários do site. Uma variável Application é criada quando a aplicação é executada e é destruída quando o último visitante sai do site.

Variáveis de Aplicação Para criar uma variável de aplicação utiliza-se: Application[“Nome”] = valor; Para remover uma variável de sessão: Application.Remove(“Nome”);

Exercícios Criar uma aplicação que contenha 4 diferentes controles e a cada ação do usuário seja carregada em um listbox os eventos ocorridos. Para que alguns controles executem o evento assim que ocorre a ação do usuário é necessário alterar a propriedade AutPostBack para True.

Exercícios De forma semelhante ao exercício anterior, criar uma aplicação que armazene a seqüência dos eventos ocorridos (Incluindo eventos do global.asax) e exiba-os em uma lista. Criar uma aplicação que armazene uma mensagem e o nome da pessoa que escreveu. Ao acessar a página usuários podem postar uma nova mensagem. A última mensagem deve sempre ser armazenada.

Bibliografia http://www.bufaloinfo.com.br/artigos/artigo1510.asp http://www.macoratti.net/aspnljv2.htm http://www.mas.com.br/Artigos/mantendo.htm http://www.projetando.net/Sections/ViewArticle.aspx?ArticleID=9