“Aonde ficam as almas após a morte e antes do Juízo Final?”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O crente perde a salvação ?.
Advertisements

Classe de Adultos – ED – IPJG 13/01/2008 Fábio H. Menezes
A Oração.
Do que e para que somos libertos por Jesus
Pela Espiritualizadade ( 1 Co 2.14; Is 30.21)
O Cristão Contemporâneo Ouça o Espírito, Ouça o Mundo
Escatologia Joanina Seminário Bíblico Palavra da Vida
O QUE VOCÊ FARIA SE...? 1) ...um anjo aparecesse e dissesse que a Bíblia é mentirosa? 2) ...descobrisse que seu cônjuge trai você? 3) ...descobrisse que.
Tipologia bíblica 5 Tipos da habitação de Deus.
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Trindade.
AULA 4 VT 1 A QUEDA DO HOMEM.
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto
Três exposições e um momento de perguntas
A Revelação e sua transmisão
ESTUDO BÍBLICO PARA JOVENS E OBREIROS
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
OS ANJOS É verdade que nada sabemos com certeza acerca dos anjos a não ser pela revelação bíblica. É muito importante sabermos que toda a criação de Deus.
Por que preciso conhecer a Jesus?
28/03/2010 CULTO DE CELEBRAÇÃO.
MOVIMENTO PENTECOSTAL
O LIVRO DE levítico Palavras Chave: “Santidade e Expiação” MENSAGEM:
REGRAS PARA INTERPRETAR AS ESCRITURAS
A morte e o estado intermediário
MOVIMENTO PENTECOSTAL
A Ressurreição do Corpo
Edições Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
Viver para Glória de Deus
“Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto;” Jl.
MDA, MODELO E ESSÊNCIA.
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
AS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO
Frei Vanildo Luiz Zugno
DEUS TRINDADE.
Escatologia O estudo da Bíblia para descobrir os planos e propósitos de Deus para o futuro.
Hebreus 7 A Aliança Superior
Seja Bem-Vindo !.
MOVIMENTO PENTECOSTAL
ESTUDO: ORIGEM E SIGNIFICADO DA PÁSCOA.
OS DONS ESPIRITUAIS.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA RESSURREIÇÃO I
Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.. Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
VIDA DEVOCIONAL 3a aula Pr. Kenneth Eagleton.
Se você não cuidar em fazer boas obras, não poderá se salvar! Sem caridade não há salvação! A doutrina mais satânica que eu já ouvi, é esta de que.
IGREJAS EM CHAMAS PARA REAVIVAMENTO A GRANDE NECESSIDADE DA IGREJA HOJE É DE UM REAVIVAMENTO DA PRIMITIVA PIEDADE CRISTÃ.
O Juízo Final Apocalipse 20-11:15.
O QUE VEM DEPOIS DA MORTE? – Parte II
MINISTÉRIO DE MORDOMIA CRISTÃ
Meus irmãos e minhas irmãs;
“Eu sou a ressurreição e a vida “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá”. (Jo 11:25)
1 UMA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO. 1 UMA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO.
1. Nenhum dos 8 versículos do NT que mencionam o domingo mandam guardá-lo. F 2. Jesus disse que não se pode mudar nem uma letra da lei. 3. Os antediluvianos.
A segurança do cristão Somos mais que vencedores
“Agora, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Vejam aonde os seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam.
Morte e ressurreição Pr. Diogo Cavalcanti - CPB.
Princípios Fundamentais da Interpretação Bíblica
Certezas Sobre o Arrebatamento
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
LIÇÃO 13 A RESSURREIÇÃO DE JESUS
O estado intermediário dos mortos
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
Escatologia Prof. Márcio Ruben. A imortalidade da alma  Duas teorias:  Materialista: reconhece o corpo e desconhece a alma.  Espiritualista: reconhece.
O triunfo do Filho do Homem
Ressurreição 1Co “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” Autor: Célio Augusto Machado.
Transcrição da apresentação:

“Aonde ficam as almas após a morte e antes do Juízo Final?” Estudo dado na Escola Dominical da Igreja Batista em Sousas em 21/11/2010 pelo Pr. Charles Espedito Oliveira Contatos: - Pr. Charles: olaprcharles@hotmail.com - Ig. Batista em Sousas: igreja@ibsousas.org.br - Site: www.ibsousas.org.br

“Ao pó volta o homem e o espírito volta a Deus que o deu” (Ec 12:7, Gn 2:7, Sl 146:4). Jesus entregou o seu espírito (Jo 19:30). Mas o mesmo Jesus disse ter morrido e não ter voltado ao Pai ainda (Jo 20:17). Onde ele esteve? Esteve ali o tempo todo? Dormindo (I Co 15:20)?

O criminoso crucificado ao lado de Cristo foi salvo, com a garantia dada por Jesus (HOJE/COMIGO) de que iria para o paraíso, mas não é ainda lá no céu, na presença de Deus (Lc 23:26-43). Essa palavra traduzida do hebraico para o grego na Septuaginta, designa um jardim (Gn 2:8-10) ou floresta (Ne 2:8), mas, no N.T, esta palavra no grego aparece somente em três passagens (Lc 23:43; II Co 12:3-4; Ap 2:7) referindo-se a um lugar de bem-aventurança e de repouso entre a morte e a ressurreição conforme Lc 16:22 e II Co 12:2.

Paulo chama este lugar de terceiro céu, para onde ele foi arrebatado não sabe se em espírito ou se em carne também. Terceiro céu ou paraíso são sinônimos e designa um lugar além do céu imediato à atmosfera terrestre, além do céu mais remoto do espaço exterior, com suas constelações, chegando à presença do próprio Deus. Jesus glorificado e ressurreto passou pelos céus (Lc 24:51; At 1:9; Hb 4:14) e agora tendo subido acima de todos os céus (Ef 4:10) “está exaltado acima de todos os céus” (Hb 7:26).

Parábola do Rico e do Lázaro mostra que o rico foi para o HADES (que significa sepulcro, sepultura, inferno, abismo, morte, profundeza - lugar para onde vão os ímpios após a morte) segundo o texto, dá-se a entender que já começa o sofrimento e também revela que ambos tinham consciência – sabiam que foram para os seus devidos lugares conscientes e não como inocentes. Percebam também que anjos levaram Lárazo para o seio de Abraão. (Lc 16:19-31).

Paulo utiliza a palavra dormir como metáfora para morte, pois o aspecto definitivo e horrendo da morte é eliminado pela certeza da ressurreição. É como se fosse um sono temporário, pois os crentes que morreram, morrem confiando na ressurreição (I Ts 4:13 – 5:11), mas há consciência imediata após a morte (não um “sono da alma”). Quando Jesus voltar pela segunda vez, os mortos ressuscitarão primeiro e terão um corpo espiritual, glorificado e não material ou carnal (I Co 15). Todos os salvos serão arrebatados.

Jesus quando voltar pela segunda vez ajuntará a “todos” e separará as ovelhas (à direita) dos bodes (à esquerda), no Juízo Final. Os da direita entrarão no céu e os da esquerda irão para o inferno (Mt 24:31-46), ai sim lugares definitivos para toda a eternidade. E II Coríntios 5 fala do recebimento do novo corpo (glorificado) que receberemos na ressurreição dos mortos para comparecer perante o tribunal de Cristo (juízo), não fala do estado intermediário da alma.