“As marcas da igreja” P. Lane Setembro 2007

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Transcrição da apresentação:

“As marcas da igreja” P. Lane Setembro 2007 A natureza da igreja I “As marcas da igreja” P. Lane Setembro 2007

“Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo ao Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem moradia de Deus por seu Espírito.” Efésios 2.19-22

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes de vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam” I Pedro 2.9-10

Igreja Visível Igreja Invisível Edifício Organização Estrutura Governo Hierarquia Igreja Invisível Relação pessoal direta A que Deus vê Crentes Reflete a glória de Deus

A essência da Igreja Os cristãos primitivos: O povo de Deus que ele escolheu por possessão Concepção católica romana: Fixada na manifestação externa para combater as heresias Governada por um bispo – sucessor direto dos apóstolos Definição – A congregação de todos os fiéis que, sendo batizados, professam a mesma fé , participam dos mesmos sacramentos e são governados por seus legítimos pastores, sob um chefe visível na terra Admitem a igreja invisível, mas preferem se referir a igreja como a comunhão visível dos crentes Preferem admitir que a igreja visível precede a igreja invisível A primeira dá nascimento à segunda

A essência da Igreja Concepção ortodoxa grega: Similar à Católica Romana Reivindica para si a honra de ser a igreja verdadeira Reconhece o aspecto da igreja invisível, mas dá ênfase a organização Rejeita o papado A essência da igreja não é a comunidade dos santos, mas a hierarquia episcopal A igreja é portadora de dons e poderes divinos e está empenhada em transformar a humanidade no reino de Deus

A essência da Igreja Concepção protestante Reforma foi uma reação contra a igreja “externa” No rumo de que a essência da igreja não está na organização externa mas na comunhão do povo de Deus que ele escolheu Para Lutero e Calvino – A Igreja é... Comunidade dos santos que crêem e são santificados em Cristo e que estão ligados a Ele, sendo Ele a sua Cabeça. Confissão de Westminster – Cap XXV: A Igreja Católica ou Universal, que é invisível, consiste do número total dos eleitos que já foram, dos que são e dos que ainda serão reunidos em um só corpo, sob Cristo, seu Cabeça; ela é a esposa, o corpo, a plenitude daquele que enche tudo em todas as coisas Efésios 1.10, 22, 23, 5.23, 27, 32, Colossenses 1.18

A essência da Igreja Concepção protestante Não existem duas igrejas – a visível e a invisível, mas apenas uma A igreja invisível é a igreja como Deus vê Composta somente de crentes. A igreja visível é a igreja como o homem a vê Composta dos que professam a Jesus Cristo, juntamente com seus filhos. Contém e pode conter aqueles que não foram regenerados Não pode conter incrédulos declarados e ímpios Paulo: I Coríntios 5.7, II Tessalonicenses 3.6, 14; Tito 3.10 Como corpo de Cristo Deve refletir a glória de Deus como se enxerga na obra de redenção

O caráter multiforme da Igreja A igreja militante e a igreja triunfante Convocada para uma guerra santa Não pode ficar apática Deve lutar contra um mundo hostil Deve estar engajada na peleja Não pode ficar o tempo todo em oração e meditação A igreja militante na terra será a igreja triunfante no céu

O caráter multiforme da Igreja A distinção entre a igreja visível e invisível Lutero foi um dos primeiros a fazer esta distinção Opositores acusavam os Reformadores de ensinarem que haviam duas igrejas separadas Lutero e Calvino reforçavam que estavam tratando de dois aspectos da igreja O termo igreja invisível se também refere comumente: à igreja triunfante à igreja ideal e completa à igreja de todas os lugares que os homens não conseguem enxergar à igreja oculta nos tempos de perseguição

O caráter multiforme da Igreja A teologia reformada (calvinista) a igreja que existe na terra é Invisível: em sua essência espiritual - o olho humano não a pode discernir é impossível determinar quem lhe pertence e quem não lhe pertence a igreja que a Bíblia descreve coisa gloriosas não é a igreja externa, mas a igreja como corpo espiritual de Jesus Cristo Visível: a igreja invisível assume uma forma visível composta de seres humanos na profissão de fé e conduta cristã – o fruto do espírito no ministério da Palavra e dos Sacramentos na organização externa e no seu governo É possível que alguns que não pertencem a igreja invisível não se tornem membros da igreja visível É possível que alguns que pertençam à igreja visível não pertençam a igreja invisível

Várias definições da Igreja Do ponto de vista da eleição Igreja como Deus a vê Eleitos – todos os que pertencem aos corpo de Cristo, independente da real situação com Ele hoje Do ponto de vista da vocação eficaz Agremiação daqueles que foram chamados pelo Espírito de Deus Comunidade dos crentes ou fiéis Do ponto de vista do batismo e profissão Comunidade dos que são batizados e professam a fé Manifestação externa Calvino: “A igreja é a multidão de pessoas espalhadas pelo mundo, que professam adoração a um só Deus em Cristo, são iniciadas nesta fé pelo batismo; dão testemunho da sua unidade e amor por sua participação na Ceia; estão de acordo com a palavra de Deus, e pela pregação dessa Palavra mantém o ministério ordenado de Cristo” Institutas IV

A igreja e nos diferentes períodos Patriarcas As famílias eram as congregações religiosas Pela família de Noé a igreja foi salva Com Abraão, Deus fez uma aliança e separou seus descendentes do mundo para serem seu povo Até Moisés as famílias eram depositárias da verdadeira fé A partir de Moisés O povo se organizou como nação e se constituiu como igreja Estado e igreja aglutinados A igreja estava limitada à nação Desenvolvimento da doutrina, propagação de verdades religiosas, regulamentação do culto, rituais Culto centralizado

A igreja e nos diferentes períodos Antigo e Novo Testamento – congregação = eklesia: Congregação: Josué 8.35, Esdras 2.64,65, Joel 2.16 Jesus vê a igreja como existente (Mateus 18.17)mas também futura (Mateus 16.18) Novo testamento A igreja no período AC e DC é uma só Na essência constituída de crentes verdadeiros Na organização externa – bons e maus Mudanças a partir de Cristo: A igreja separada da vida nacional de Israel Limites eliminados e expandidos De nacional para universal Igreja missionária Custo ritual para culto mais espiritual

O Novo Testamento assume que os cristãos devem: Celebrar a nova aliança: I Coríntios 11.25, Exodo 6.7, Jeremias 31.33 Conviver numa comunidade: Hebreus 10.25 Aceitar as exortações dos irmãos: Mateus 18.15-20, Gálatas 6.1 Louvar e adorar a Deus Efésios 5.18-21

“Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo ao Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem moradia de Deus por seu Espírito.” Efésios 2.19-22

Referências: Teologia Sistemática A Confissão de Fé de Westminster Loius Berkhof, Ed. Cultura Cristã A Confissão de Fé de Westminster Ed. Cultura Cristã A Igreja é ..... Lisias Castilho, LPC Concise Teology J.I Packer, Tyndale House Publ. O que Cristo pensa da igreja John Stott, Ed. United Press

Um bom domingo para todos!